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Após 'prejuízo' de R$ 1 bi, Beyoncé e Adidas encerram a parceria Ivy Park

Beyoncé vestindo coleção de sua marca Ivy Park em parceria com a Adidas - Divulgação
Beyoncé vestindo coleção de sua marca Ivy Park em parceria com a Adidas Imagem: Divulgação

De Nossa

25/03/2023 14h35

Beyoncé e a Adidas não são mais parceiras na marca fundada pela cantora, a Ivy Park. Segundo uma fonte anônima — que seria próxima a ambas as partes — relatou ao site The Hollywood Reporter, o fim da colaboração foi mútuo.

Com forte estética e identidade que transitava entre a moda esportiva e o casual, a Ivy Park foi fundada em 2016 por Beyoncé em sociedade com o empresário Philip Green, então dono da fast-fashion britânica Topshop. Cada um detinha 50% do negócio inicialmente.

No entanto, em 2018, a parceria com Green e seu grupo chegou ao fim e Beyoncé comprou a outra parte da sociedade para assumir o controle total da Ivy Park.

No mesmo ano, ela se juntou à Adidas relançando sua linha de activewear — peças para práticas de atividades físicas — e expandindo o portfolio para a criação de sapatos e vestuário casual para a marca.

Segundo o The Hollywood Reporter, o motivo do fim da colaboração seriam diferenças criativas entre o time da Ivy Park e o da Adidas e Beyoncé estaria "animadamente tentando recuperar sua marca, traçar seu próprio caminho e manter liberdade de criação".

Em fevereiro, The Wall Street Journal já havia denunciado problemas na relação da cantora e da marca alemã, mas eles eram de natureza financeira. Documentos obtidos pela publicação revelaram que a Ivy Park esteve US$ 210 milhões ou R$ 1,1 bilhão abaixo da projeção de vendas da Adidas em 2022.

Na prática, era esperada uma renda de US$ 250 milhões (R$ 1,3 bilhão), mas as peças alcançaram apenas US$ 40 milhões (R$ 210 milhões).

Ainda de acordo com o jornal, o contrato entre a estrela e a marca esportiva chegaria ao fim ainda em 2023 e executivos da Adidas já cogitavam internamente o encerramento da parceria ou então uma remodelação de seu projeto.

Oficialmente, Beyoncé não comentou a situação à publicação. Já a Adidas negou os rumores e garantiu que a "parceria [era] forte e bem-sucedida", negando-se a comentar a performance financeira e os números obtidos pela reportagem. "Continuamos a nos inspirar na nossa visão coletiva e estamos orgulhosos do trabalho que criamos juntos", rebateu à época.