Órgão determina 'passageiros mais chatos de aeroportos'; veja se você é um
De Nossa
26/03/2023 13h25
Ansiedade, pressa e impaciência são algumas sensações normais que sentimos quando estamos prestes a voar. E quando isso passa do ponto?
O site Travel + Leisure entrevistou Eric Gunthier, conselheiro do TSA (Transportation Security Administration), órgão responsável pela segurança nos aeroportos dos Estados Unidos sobre os passageiros mais inconvenientes que passam pela fiscalização do órgão.
Afinal de contas, é ali na hora da inspeção de segurança, tanto chegando quanto partindo, que as pessoas ficam com os nervos mais aflorados.
Veja os seis tipo de passageiros mais chatos em aeroportos, segundo o TSA:
O rebelde
No topo da lista estão as pessoas que já conhecem as regras e tentam burlar a fiscalização, principalmente com itens proibidos de serem embarcados, como canivetes, líquido acima do limite e outros itens. "Quanto mais buscas fazemos nas malas, mais filas e demora para todos", explica Gunthier.
"Os viajantes que tirarem alguns minutos para conferir suas malas antes da segurança nos ajudam a ter o máximo de eficiência na hora de embarcar", completa.
Bagagem com problemas
O conselheiro também se lembrou de malas com problemas físicos, principalmente quando o zíper está quebrado ou cadeados emperrados. "Abrir uma mala pode levar um bom tempo. Às vezes é normal ter que viajar com uma mala com problema. Uma solução fácil é usar abraçadeira de nylon".
O viajante que se vestiu errado
Foi-se o tempo em que viajar de avião era algo relacionado a status em que as pessoas usavam suas melhores roupas para subir na aeronave. É melhor usar coisas mais simples, principalmente por causa da segurança. "Sapatos e botas com muitos laços acabam atrasando as pessoas na checagem do raio-X. Camisas e camisetas com muitos adereços, tipo lantejoulas, também podem te atrasar e você pode passar por uma segunda checagem".
O desorganizado
Para Gunhtier, este é o pior. Ele recomenda que quando você entrar na fila da segurança, já esteja com suas coisas em ordem. "Preferimos quando o passageiro chega com tempo de sobra, esteja organizado e com os documentos prontos. Quando eles estão frenéticos, preocupados e desorganizados, eles costumam se atrapalhar e fazer coisas que não fariam, tipo passar seu animal de estimação no raio-X", explicou.
O espertinho
Se a sua mala foi escolhida para a inspeção, possivelmente você responderá uma bateria de perguntas dependendo do motivo dela ter sido escolhida. "É ótimo quando o proprietário da bagagem responde nossas perguntas de maneira honesta sem tentar presumir o que o estamos procurando", afirma Gunthier.
O impaciente
Paciência. Esse é um truque que serve para melhorar a experiência no aeroporto como um todo. "Nós queremos que os passageiros tenham em mente que estamos aqui pela segurança deles e de todos os outros no aeroporto. No fim do dia, todos nós queremos voltar para casa e para nossas famílias, do mesmo jeito que eles", diz. Calma, viajante!