Topo

Pratos na parede: veja como pendurar, dicas de composição e inspirações

A decoração com pratos permite desde combinações clássicas a montagens modernas. Confira as dicas - Reprodução
A decoração com pratos permite desde combinações clássicas a montagens modernas. Confira as dicas Imagem: Reprodução

Glau Gasparetto e Thaís Lopes Aidar

Colaboração para Nossa

27/03/2023 04h00

Pensar em adotar pratos na decoração pode remeter às casas de avós, lugar-comum de se encontrar alguns adereços do gênero distribuídos pelas paredes. A ideia, porém, não se limita à pegada vintage e pode integrar, inclusive, espaços modernos. É só saber mesclar estilos e tirar proveito da combinação.

Conforme observa a arquiteta Marina Carvalho, esse tipo de intervenção carrega um pouco de história — ao que tudo indica, esses itens passaram a ocupar divisórias de casas no Oriente, lá no ano 1 d.C. À época, limitavam-se a porcelanas de origem chinesa.

Já nas paredes europeias, o costume apareceu por volta do século 16, com os tratados comerciais que permitiam trazer peças do Velho Mundo. "Alguns séculos depois, colecionar pratos tornou-se hábito entre a nobreza holandesa", conta Marina.

Hoje, a dica é apostar na criatividade, o que não significa sair fixando os acessórios, sem um planejamento adequado. Para testar se a ideia funciona, a profissional sugere simular a composição no chão ou sobre uma mesa, antes de montá-la na parede.

Se deu certo, recomendo tirar uma foto, pois ajudará a lembrar o posicionamento e nortear o processo", sugere a arquiteta.

Vale fazer um 'teste' no chão, fotografar e ver como ficou a composição antes de pendurar os pratos - Reprodução Pinterest - Reprodução Pinterest
Vale fazer um 'teste' no chão, fotografar e ver como ficou a composição antes de pendurar os pratos
Imagem: Reprodução Pinterest

Tem que saber combinar

A designer de interiores Marília Veiga pondera que os pratos, quando adotados como itens decorativos, podem fazer mais sentido em cômodos ligados às louças, como cozinha, sala de jantar ou espaço gourmet, por exemplo.

Ainda assim, não há contraindicação para que sejam utilizados em qualquer canto do imóvel. "Em decoração não tem muita regra. Os pratos só precisam combinar entre si", observa.

Outro mito é a necessidade de adotar apenas objetos de tamanho e pinturas similares. Marília reforça que a única orientação é "falarem a mesma linguagem", o que vale também para quadros, pôsteres e outros enfeites que podem compor o espaço ao lado dos pratos.

Apostar no feeling também é orientação para decidir sobre a quantidade de itens pendurados. "Tudo vai depender do lugar, mas não pode ficar nem pouco, nem muito exagerado", opina.

No apartamento assinado pela arquiteta Vivian Reimers, a sala de jantar tem os pratos como foco central na decoração - Dhani Borges - Dhani Borges
No apartamento assinado pela arquiteta Vivian Reimers, a sala de jantar tem os pratos como foco central na decoração, todos do mesmo tema
Imagem: Dhani Borges

Indica-se que os discos de louças não fiquem muito afastados uns dos outros, justamente para o resultado ser mais atrativo. Além disso, não há uma receita pronta para a altura da fixação.

Se não há móveis (como armários e cristaleiras) apoiados na mesma divisória, uma boa referência é que o ponto mais alto da composição fique a 1,70 m do chão

Como pendurar

Obviamente, ninguém quer que uma decoração tão bonita acabe em pedaços no chão. Portanto, é preciso adotar meios certeiros de fixar os pratos na parede.

De acordo com Marina Carvalho, existem muitas maneiras de fazer isso, que vão desde a clássica massinha epóxi, passando por fitas, discos e ganchos adesivos e até uso de arames. O mais indicado, porém, é o suporte de molas, também aramado, com estrutura pensada para essa utilidade.

O suporte aramado é uma das melhores opções para pendurar os pratos na parede - Reprodução - Reprodução
O suporte aramado é uma das melhores opções para pendurar os pratos na parede
Imagem: Reprodução

No caso de massa e acessórios e acessórios adesivos, deve-se levar em conta o peso individual dos pratos para definir quando usar em cada um deles. Já os suportes costumam ser comercializados seguindo a centimetragem dos objetos decorativos.,

Seja qual for a fixação escolhida, a arquiteta Marina lembra ser importante não deixar a parte de trás exposta, afinal, os pratos são os itens decorativos da vez. "Em itens tão delicados, os pequenos detalhes fazem a diferença", lembra.

Ideias para se inspirar

A seguir, arquitetos e designers compartilham referências de decoração com pratos na parede e explicam como acertar na combinação.

Leveza colorida no campo

Decoração com pratos na parede - Mariana Orsi - Mariana Orsi
Imagem: Mariana Orsi

A casa de campo era motivo para fugir da agitação da cidade. Nada mais óbvio, então, que o imóvel retratasse essa leveza desejada. Na sala de jantar, pensando em um ambiente que trouxesse cor e tranquilidade, o escritório Michelle Machado Arquitetura sugeriu pratos decorativos na parede. Todos foram pintados pela própria moradora e fixados com suportes próprios, de arames e tamanhos variados.

Pratos também no quarto

Decoração com pratos na parede - Julia Ribeiro - Julia Ribeiro
Imagem: Julia Ribeiro

Mais comuns em cozinhas e copas, os pratos igualmente fazem bonito em cômodos não tão comuns, como nos quartos. Aqui, a arquiteta Ana Toscano tinha como desafio repaginar o quarto de uma menina que cresceu e não queria mais um quartinho infantil. Além das cores novas e reaproveitamento dos nichos, os pratos entraram para compor a decoração na parede e deixá-la delicada, suave e criativa, usando suportes próprios para fixação.

Composição fluida

Decoração com pratos na parede - Manuel Sá - Manuel Sá
Imagem: Manuel Sá

Essa inspiração mostra que nem sempre é necessário colocar vários pratos na parede ou, então, investir em muitas estampas diferentes. O escritório Terça Arquitetura trabalhou diversos elementos no arranjo decorativo, contando um pouco da história dos moradores através deles. Os pratos, por exemplo, em dupla e com pintura similar, são itens originais da Companhia das Índias Orientais, herança da avó da moradora.

Se tem parede disponível, tem pratos

Decoração com pratos na parede - Evelyn Muller - Evelyn Muller
Imagem: Evelyn Muller

Para a arquiteta Marina Carvalho, espaços em brancos são muito bem preenchidos com pratos decorativos, sobretudo se a família já tiver alguns itens de coleção.

Nesse projeto, a ideia foi criar um cantinho de bar bastante moderno usando um carrinho azul metálico com rodinhas e, claro, os pratos na parede.

Na cozinha sempre funciona

Decoração com pratos na parede - Evelyn Muller - Evelyn Muller
Imagem: Evelyn Muller

A cozinha é um dos ambientes mais propícios para receber pratos, que podem ser mesclados à estrutura do espaço. Neste projeto assinado pela arquiteta Marina Carvalho, os itens foram fixados entre o armário e a mesa, em altura bem menos usual que o que se vê por aí. Mesmo assim, o resultado é bem agradável aos olhos e combina com o ambiente.

Preto e branco

Decoração com pratos na parede - Evelyn Muller - Evelyn Muller
Imagem: Evelyn Muller

A ideia, conforme a responsável pelo projeto Marina Carvalho, era garantir "leveza e ares de uma casa gostosa de se viver". Para isso, o aparador da sala de jantar contou com decoração preta e branca nos pratos, ressaltando o floral e a pegada mais ilustrativa. Brincando com as formas, além dos pratinhos redondos na parede, há porta-retratos quadrados e pretos complementando a composição.

Todo lugar é lugar

Decoração com pratos na parede - Daniel Veiga - Daniel Veiga
Imagem: Daniel Veiga

O ambiente assinado pela designer de interiores Marília Veiga integra a sala de jantar com o living, mas, ainda assim, garante um espaço privativo - no caso, uma parede de vidro que pode ser fechada, quando desejado. A estrutura de sustentação, com metragem reduzida, é palco para seis pratos alvinegros. Os itens ocupam a divisória que poderia ser insossa, mas tornou-se atrativa com a intervenção.

Decoração afetiva

Decoração com pratos na parede - Eric Romero - Eric Romero
Imagem: Eric Romero

A ideia inicial nem era decorar a sala de jantar com pratos, até que a equipe da PB Arquitetura descobriu que a família costumava trazer esses objetos de todas as suas viagens, como uma lembrança. Por se tratar itens tão especiais, os arquitetos projetaram um móvel de madeira fina onde fixaram e apoiaram os pratos, finalizando com uma porta de vidro, ótima para exposição, criando um décor refinado.