Topo

Colunista de Nossa vence prêmio de melhor jornalista gastronômico na Itália

Rafael Tonon foi considerado o Melhor Jornalista Gastronômico de 2023 pelo Guia Identità Golose - Reprodução/Facebook
Rafael Tonon foi considerado o Melhor Jornalista Gastronômico de 2023 pelo Guia Identità Golose Imagem: Reprodução/Facebook

De Nossa

28/03/2023 12h48

O colunista de Nossa, Rafael Tonon, foi considerado o Melhor Jornalista Gastronômico de 2023 pelo Guia Identità Golose, que premiou nesta segunda (27) na cidade italiana de Milão os profissionais de destaque — são 22 "jovens estrelas", de até 40 anos — do universo da gastronomia.

Esta é a 16ª edição do guia anual, que aponta uma seleção dos melhores restaurantes e bares na Itália, na Europa e em todo o mundo, e também promove os profissionais de destaque do meio.

Foram contempladas categorias como "Melhor Chef", "Melhor Sous Chef", "Melhor Sommelier", "Melhor Maître", "Melhor Pizzaiolo", entre outras.

Tonon foi destacado como um profissional trilíngue com "um ponto de vista sempre afiado e apaixonado" em seus textos. Ele recebeu o prêmio em uma cerimônia na segunda no Teatro Manzoni, onde foi aplaudido por colegas.

Rafael Tonon recebendo o prêmio do Guia Identità Golose no Teatro Manzoni, em Milão - Reprodução/Facebook - Reprodução/Facebook
Rafael Tonon recebendo o prêmio do Guia Identità Golose no Teatro Manzoni, em Milão
Imagem: Reprodução/Facebook

O colunista foi o único brasileiro contemplado pela premiação seleta, que contou com maioria de italianos estrelados, atuantes tanto no país como em outros destinos, como a Dinamarca. Outros 96 escritores sobre gastronomia foram inclusos na edição de 2023 do guia por suas histórias incisivas — mas não na lista de premiados como nosso jornalista.

O "troféu" do prêmio recebido por Tonon, colunista de Nossa, na Itália - Reprodução/Facebook - Reprodução/Facebook
O "troféu" do prêmio recebido por Tonon, colunista de Nossa, na Itália
Imagem: Reprodução/Facebook

Além dos profissionais de alta performance como Tonon, 1.196 restaurantes foram "estrelados" pelo exigente guia — 968 italianas e outras 228 de 42 países da Europa e outros continentes: da Áustria à África do Sul, da Noruega a Colômbia. A incidência de pizzarias é alta: são 105, quase uma a cada 10 casas escolhidas.

Também 35 bares foram premiados e uma nova categoria foi adicionada: sorveterias, que ganharam 12 representantes de destaque de três países: Itália, França e Inglaterra. No total, 512 chefs com menos de 40 anos alcançaram alguma forma de distinção na noite.

O brasileiro Rafael Tonon escreve direto de Porto, em Portugal, para Nossa - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
O brasileiro Rafael Tonon escreve direto de Porto, em Portugal, para Nossa
Imagem: Arquivo pessoal

Natural de Campinas, no interior de São Paulo, Tonon tem em seu currículo a experiência de ter contribuído com o site do lendário chef, viajante curioso e apresentador da CNN americana Anthony Bourdain (Explore Parts Unknown) e é coordenador do programa de mestrado em jornalismo e comunicação gastronômica do Basque Culinary Center, no País Basco.

Em fevereiro, ele lançou a edição espanhola de seu livro "As Revoluções da Comida" pela editora Planeta Gastro, na Espanha.