Topo

Brigadeiro virou feijão! Estas 'quentinhas' são a cara do Brasil na Páscoa

"Marmita" doce virou sucesso de vendas de cake designer de São Paulo - Arquivo Pessoal
'Marmita' doce virou sucesso de vendas de cake designer de São Paulo Imagem: Arquivo Pessoal

Camila Corsini

Do UOL, em São Paulo

29/03/2023 08h34

Imagina a situação: você está esperando ganhar um ovo de Páscoa e ganha uma... marmita. Sim, uma quentinha comum: arroz, feijão, farofa e ovo frito.

Essa é a sensação que a cake designer Marcia Benelli, de São Paulo, quer proporcionar aos seus clientes. Há três anos, ela faz a "marmita" para vender entre os meses de março e abril.

A surpresa? É tudo doce.

Nas últimas duas Páscoas, virou sucesso de vendas. "Já tentei tirá-la do catálogo, mas não dá. Se não coloco, o pessoal reclama."

A ideia da marmita de Marcia surgiu primeiro com o ovo.

Eu vi um 'ovo frito' como lembrancinha de Páscoa e adorei. Mas eles eram feitos em forma de acetato, muito padronizado. Eu gosto de reproduzir no doce a realidade, e ovo frito nunca fica um igual ao outro

Depois de observar, mãos à obra. "Fiz a trufa laranja para fazer a gema e esparramei chocolate branco no papel manteiga. Pronto, lá estava um ovo frito perfeito. Nenhum igual ao outro. A partir daí, foi elaborar o resto do prato", acrescenta.

A ideia inicial era fazer um bolo. Mas, segundo ela, o brigadeiro de colher era mais semelhante ao "caldinho de feijão". Neste cardápio, as gotas de chocolate são os grãos e a paçoca virou farofa.

"O arroz foi mais difícil e é a parte mais trabalhosa, porque para ficar parecido é preciso fazer um grão por vez. Quando faço algum doce decorado, com marshmallow ou pasta de chocolate, sempre sobra. E aí, vira 'arroz'", completa.

Lembro do primeiro ano, divulgando em grupos de faculdade. Teve uma turma em que praticamente todos os alunos compraram [a marmita]. Todo mundo ama

Marcia espera vender entre 600 e 800 unidades durante a Páscoa de 2023 — uma média dos anos anteriores. Cada marmita de 400 gramas sai a R$ 25.

'Tudo vira doce'

Ela, que trabalha profissionalmente com doces há oito anos, tem no chocolate a sua principal fonte de renda. "Tudo vira doce. Um brigadeiro deformado logo vira outra coisa."

Outro sucesso de venda de Marcia é o ovo, de cartela, que imita o de galinha. "É uma trufa de brigadeiro com recheio de brigadeiro branco, coberta com chocolate branco", explica a cake designer. Eles são vendidos em um recipiente verde igual ao encontrado no mercado.