Topo

Sanduíche argentino é eleito melhor hot dog do mundo; brasileiro fica em 6º

Choripán, sanduíche tradicional da Argentina - Robert Patrick Briggs/Getty Images/iStockphoto
Choripán, sanduíche tradicional da Argentina
Imagem: Robert Patrick Briggs/Getty Images/iStockphoto

De Nossa

03/04/2023 13h37

O Choripán, tradicional sanduíche de linguiça argentino, foi considerado o melhor 'hot dog' do mundo, segundo avaliação da enciclopédia gastronômica TasteAtlas.

A receita dos 'hermanos' recebeu a nota 4,5 (de 5 pontos possíveis) no levantamento realizado pela publicação e divulgado no sábado (1º), Dia da Mentira. Apesar da ironia da data, o ranking segue válido nesta segunda (3), e coloca o Choripán à frente do cachorro quente de Chicago (em 2º) e da versão brasileira (em 6º com a nota 4,1).

Os americanos, que são mais frequentemente associados ao lanche, conquistaram ainda outras três colocações no top 10. O primeiro deles é o Maxwell Street Polish, receita também de Chicago que leva salsicha polonesa, cebolas grelhadas, mostarda amarela e pimenta verde em conserva.

Houve espaço ainda para o Cheese Dog, a versão com queijo popular em todo o país, e Polish Boy, natural de Cleveland com cobertura de batata frita, repolho e molho barbecue.

Completam o ranking as combinações de diferentes ingredientes com pão e salsicha (ou linguiças locais) da Colômbia, Chile e Dinamarca. O ponto fora da curva é o hot dog sul-coreano no palito, coberto com casquinha de massa à base de milho em vez do pão, além de outros condimentos.

Cachorro quente do Brasil é 6º

O 'dogão brazuca' também foi bem avaliado, mas a enciclopédia esclareceu que, por aqui, há muitas versões com combinações diferentes de recheios e a preferência varia de acordo com a região do país.

Cachorro-quente brasileiro - Getty Images/IStockphotos - Getty Images/IStockphotos
Cachorro-quente brasileiro
Imagem: Getty Images/IStockphotos

O lanche considerado para a disputa foi aquele em que a salsicha leva um molho "à bolonhesa", com tomates, pimentões verdes e carne moída, além de queijo derretido. O TasteAtlas recomenda como acompanhamentos purê de batatas, milho, cenouras raladas, batatinha frita, ervilhas ou pico de gallo.

Choripán é hot dog?

Para o TastleAtlas, a semelhança é significativa o suficiente para considerar que sim.

A "comida de rua definitiva da Argentina" leva pão crocante — bem parecido com o nosso francês —, linguiças apimentadas cobertas com mostarda e molho chimichurri que tornaram esta pedida um clássico vendido nas ruas e, especialmente, em frente aos estádios do país para curtir enquanto assiste uma partida de futebol.

O Choripán como é vendido nos mercados de rua da Argentina - Aleksandr_Vorobev/Getty Images/iStockphoto - Aleksandr_Vorobev/Getty Images/iStockphoto
O Choripán como é vendido nos mercados de rua da Argentina
Imagem: Aleksandr_Vorobev/Getty Images/iStockphoto

Com uma longa tradição de churrascos, os argentinos adoram carnes assadas. E o Choripán se tornou uma versão express desta preferência e um representante da cultura da América do Sul. Veja a receita para esse lanche típico:

Em novembro de 2022, o Choripán já havia sido premiado como um dos 10 sanduíches mais gostosos do mundo pela CNN Travel.

Brasil vs. Argentina

As avaliações do 'Atlas' têm resgatado a tradicional rivalidade — que se estende do futebol à cozinha — entre hermanos e 'canarinhos'. Na última semana, outro ranking da enciclopédia que classificava os melhores pratos das Américas colocou a picanha brasileira em 2º.

À frente dela só ficou o vencedor absoluto em 1º: o 'asado' argentino, como é chamado o churrasco por lá. Cortes finos e macios foram considerados os pontos fortes da tradição.

Asado de tira: clássico da parrilla argentina - Elvis Fernandes/Getty Images/iStockphoto - Elvis Fernandes/Getty Images/iStockphoto
Asado de tira: clássico da parrilla argentina
Imagem: Elvis Fernandes/Getty Images/iStockphoto

Apesar da vitória, a técnica da parrilla não levou a melhor sobre o nosso jeito de fazer churrasco e ficou em 7º na classificação. A Argentina também não conseguiu superar o Brasil no quesito representatividade: enquanto os hermanos conquistaram quatro colocações com suas iguarias, os brasileiros emplacaram 10 quitutes de destaque.

Entre os finalistas argentinos estava o sanduíche de lomo, em 41º lugar nesta lista, mas que já havia conquistado o 3º lugar no ranking de melhores sanduíches do mundo do TasteAtlas — nesta, o nosso Bauru ficou em 38º.

Sanduíche de Lomo ou Lomito Argentino: 3º melhor sanduíche do mundo foi considerado o 41º melhor prato das Américas - Reprodução/TasteAtlas - Reprodução/TasteAtlas
Sanduíche de Lomo ou Lomito Argentino: 3º melhor sanduíche do mundo foi considerado o 41º melhor prato das Américas
Imagem: Reprodução/TasteAtlas

O time da enciclopédia esclarece que sua metodologia leva em consideração avaliação do público gastronômico internacional, através de votos em seu site que são filtrados, eliminando, segundo o Atlas, palpites potencialmente ligados a bots ou "nacionalistas".