Sanduíche argentino é eleito melhor hot dog do mundo; brasileiro fica em 6º
O Choripán, tradicional sanduíche de linguiça argentino, foi considerado o melhor 'hot dog' do mundo, segundo avaliação da enciclopédia gastronômica TasteAtlas.
A receita dos 'hermanos' recebeu a nota 4,5 (de 5 pontos possíveis) no levantamento realizado pela publicação e divulgado no sábado (1º), Dia da Mentira. Apesar da ironia da data, o ranking segue válido nesta segunda (3), e coloca o Choripán à frente do cachorro quente de Chicago (em 2º) e da versão brasileira (em 6º com a nota 4,1).
Os americanos, que são mais frequentemente associados ao lanche, conquistaram ainda outras três colocações no top 10. O primeiro deles é o Maxwell Street Polish, receita também de Chicago que leva salsicha polonesa, cebolas grelhadas, mostarda amarela e pimenta verde em conserva.
Houve espaço ainda para o Cheese Dog, a versão com queijo popular em todo o país, e Polish Boy, natural de Cleveland com cobertura de batata frita, repolho e molho barbecue.
Completam o ranking as combinações de diferentes ingredientes com pão e salsicha (ou linguiças locais) da Colômbia, Chile e Dinamarca. O ponto fora da curva é o hot dog sul-coreano no palito, coberto com casquinha de massa à base de milho em vez do pão, além de outros condimentos.
Cachorro quente do Brasil é 6º
O 'dogão brazuca' também foi bem avaliado, mas a enciclopédia esclareceu que, por aqui, há muitas versões com combinações diferentes de recheios e a preferência varia de acordo com a região do país.
O lanche considerado para a disputa foi aquele em que a salsicha leva um molho "à bolonhesa", com tomates, pimentões verdes e carne moída, além de queijo derretido. O TasteAtlas recomenda como acompanhamentos purê de batatas, milho, cenouras raladas, batatinha frita, ervilhas ou pico de gallo.
Choripán é hot dog?
Para o TastleAtlas, a semelhança é significativa o suficiente para considerar que sim.
A "comida de rua definitiva da Argentina" leva pão crocante — bem parecido com o nosso francês —, linguiças apimentadas cobertas com mostarda e molho chimichurri que tornaram esta pedida um clássico vendido nas ruas e, especialmente, em frente aos estádios do país para curtir enquanto assiste uma partida de futebol.
Com uma longa tradição de churrascos, os argentinos adoram carnes assadas. E o Choripán se tornou uma versão express desta preferência e um representante da cultura da América do Sul. Veja a receita para esse lanche típico:
Em novembro de 2022, o Choripán já havia sido premiado como um dos 10 sanduíches mais gostosos do mundo pela CNN Travel.
Brasil vs. Argentina
As avaliações do 'Atlas' têm resgatado a tradicional rivalidade — que se estende do futebol à cozinha — entre hermanos e 'canarinhos'. Na última semana, outro ranking da enciclopédia que classificava os melhores pratos das Américas colocou a picanha brasileira em 2º.
À frente dela só ficou o vencedor absoluto em 1º: o 'asado' argentino, como é chamado o churrasco por lá. Cortes finos e macios foram considerados os pontos fortes da tradição.
Apesar da vitória, a técnica da parrilla não levou a melhor sobre o nosso jeito de fazer churrasco e ficou em 7º na classificação. A Argentina também não conseguiu superar o Brasil no quesito representatividade: enquanto os hermanos conquistaram quatro colocações com suas iguarias, os brasileiros emplacaram 10 quitutes de destaque.
Entre os finalistas argentinos estava o sanduíche de lomo, em 41º lugar nesta lista, mas que já havia conquistado o 3º lugar no ranking de melhores sanduíches do mundo do TasteAtlas — nesta, o nosso Bauru ficou em 38º.
O time da enciclopédia esclarece que sua metodologia leva em consideração avaliação do público gastronômico internacional, através de votos em seu site que são filtrados, eliminando, segundo o Atlas, palpites potencialmente ligados a bots ou "nacionalistas".
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.