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Como homem mais rico do mundo transformou grife falida em império de luxo

O magnata francês Bernard Arnault é o mais rico do mundo - ullstein bild/ullstein bild via Getty Images
O magnata francês Bernard Arnault é o mais rico do mundo Imagem: ullstein bild/ullstein bild via Getty Images

De Nossa, com informações da DW

05/04/2023 04h00

Homem mais rico do mundo, Bernard Arnault, o empresário francês conhecido como o "Senhor do Logos", nasceu no norte da França, perto da fronteira belga.

Depois de se formar em engenharia, ele entrou para a empresa de construção de seu pai, onde se concentrou no desenvolvimento imobiliário e posteriormente assumiu a presidência da companhia.

Em 1984, Arnault comprou um negócio falido que incluía marcas como Christian Dior e Le Bon Marché, sua primeira incursão no mercado de luxo.

Em 1987, a LVMH foi criada pela fusão da Louis Vuitton e Moet Hennessy, e Arnault conseguiu se tornar o presidente do conselho de administração executiva em 1989, cargo que ocupa desde então.

Bernard Arnault em foto em seu escritório em 1989 - James Andanson/Sygma via Getty Images - James Andanson/Sygma via Getty Images
Bernard Arnault em foto em seu escritório em 1989
Imagem: James Andanson/Sygma via Getty Images

Arnault passou décadas comprando várias empresas de luxo, muitas delas mal administradas e obsoletas.

Ele contratou jovens designers para revitalizar as marcas e manter sua singularidade dentro de uma estrutura corporativa simplificada.

A estratégia de Arnault permitiu que cada marca mantivesse sua independência e se tornasse mais profissional.

A empresa tem se concentrado em expandir principalmente na Ásia, seu maior mercado, seguida pelos Estados Unidos e Europa. Para atrair compradores mais jovens, a LVMH oferece itens mais acessíveis, como cintos e chapéus, que apresentam seus logos.

Bernard Arnault, Chief Executive Officer of LVMH (Photo by Clint Spaulding/WWD/Penske Media via Getty Images) - WWD/Penske Media via Getty Images - WWD/Penske Media via Getty Images
O empresário fotografado em exposição da LVMH
Imagem: WWD/Penske Media via Getty Images

Arnault acreditou no poder da internet e migrou para o mercado online sem perder sua exclusividade.

Muitas das marcas da LVMH agora têm lojas virtuais e sites suntuosos, e não têm mais medo de exibir seus preços abertamente. A propaganda de luxo da empresa é ambiciosa e continua a crescer, tornando-a uma das maiores empresas de luxo do mundo.