Como homem mais rico do mundo transformou grife falida em império de luxo
Homem mais rico do mundo, Bernard Arnault, o empresário francês conhecido como o "Senhor do Logos", nasceu no norte da França, perto da fronteira belga.
Depois de se formar em engenharia, ele entrou para a empresa de construção de seu pai, onde se concentrou no desenvolvimento imobiliário e posteriormente assumiu a presidência da companhia.
Em 1984, Arnault comprou um negócio falido que incluía marcas como Christian Dior e Le Bon Marché, sua primeira incursão no mercado de luxo.
Em 1987, a LVMH foi criada pela fusão da Louis Vuitton e Moet Hennessy, e Arnault conseguiu se tornar o presidente do conselho de administração executiva em 1989, cargo que ocupa desde então.
Arnault passou décadas comprando várias empresas de luxo, muitas delas mal administradas e obsoletas.
Ele contratou jovens designers para revitalizar as marcas e manter sua singularidade dentro de uma estrutura corporativa simplificada.
A estratégia de Arnault permitiu que cada marca mantivesse sua independência e se tornasse mais profissional.
A empresa tem se concentrado em expandir principalmente na Ásia, seu maior mercado, seguida pelos Estados Unidos e Europa. Para atrair compradores mais jovens, a LVMH oferece itens mais acessíveis, como cintos e chapéus, que apresentam seus logos.
Arnault acreditou no poder da internet e migrou para o mercado online sem perder sua exclusividade.
Muitas das marcas da LVMH agora têm lojas virtuais e sites suntuosos, e não têm mais medo de exibir seus preços abertamente. A propaganda de luxo da empresa é ambiciosa e continua a crescer, tornando-a uma das maiores empresas de luxo do mundo.
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