Luxo, mansão e avenida com nome: a presença de Senna em Algarve, onde morou
Todos sabem o que faziam em 1º de maio de 1994, enquanto as TVs do país anunciavam a morte de Ayrton Senna.
Quase 29 anos atrás, ele perdeu a vida em um acidente no Grande Prêmio de San Marino, em Ímola, na Itália.
O plano interrompido era, logo após a corrida, voltar para a mansão em que morava no Algarve, em Portugal.
O que poucos sabem dessa história é que o bairro onde Ayrton Senna morava tem a cara de um condomínio fechado de alto luxo — afinal, não há casa ali à venda por menos de 3 milhões de euros.
É uma região aberta para turistas do mundo todo e com atrações que não são exclusivas de moradores e que recebeu visistas como do ator Richard Gere e do técnico José Mourinho.
A casa em que o brasileiro morou não ficava para trás: casa com seis quartos e sete banheiros em um terreno de 10.500 m² incluindo os jardins rebuscados e um campo de golfe privativo.
Como é a Quinta do Lago
O resort considerado um dos empreendimentos mais luxuosos da Europa (frisando: de todo um continente) está a 20 minutos do aeroporto de Faro e foi construído de frente para a praia Quinta do Lago, com areias democráticas onde pisam políticos, banqueiros, artistas de Hollywood, jogadores de futebol e turistas sem tantos milhões de euros, o que não impede ninguém de aproveitar a mesma estrutura dos que fazem pose por lá.
A Quinta do Lago está em meio a uma área protegida, o Parque Natural da Ria Formosa, por isso tanto os ricos e famosos quanto os turistas seguem os caminhos montados para não prejudicar o meio ambiente.
O acesso à praia, por exemplo, é por uma passarela de madeira de 300 metros sobre o rio, onde tem quem caminhe só para observar o vai e vem das marés e tem quem vá só para assistir romanticamente o pôr do sol daquele ponto.
Do outro lado da ponte, dunas que se estendem por 5 km rodeiam o mar e o restaurante Gigi's, que, instalado sobre a ponte de madeira, forma o point para comer mariscos em um terraço chique sobre as areias.
O conceito da Quinta do Lago, criada em 1972, foi mesmo colocar em um só espaço campos de golfe, mansões, hotéis cinco estrelas, trilhas para explorar o parque natural e restaurantes luxuosos.
Ayrton Senna abraçou tanto a ideia que foi quem divulgou a Quinta do Lago para seu círculo de amizades influentes. Há até uma rua no resort com o nome do brasileiro — ela só não segue muito a lógica, já que a mansão do esportista enfeita na verdade outra rua, a Sado, número 30/31, casa 14.
Hoje em dia, não há mais referência alguma ao piloto na casa: como qualquer mansão, é só um muro branco com um portão. Foi colocada à venda em 2011 por 9,5 milhões de euros e, depois de quatro anos sem compradores, vendida a uma família que não fala sobre o assunto.
Para esportistas de alta performance, ou não
A ideia inicial de Ayrton Senna era ter "simplesmente" uma casa na Europa para usar durante as temporadas no continente. Mas o plano foi se moldando e ele acabou fazendo dali sua moradia, para onde se mudou com a cadelinha portuguesa Kinda e a então namorada Adriane Galisteu, que deixou a mansão às pressas naquele 1º de maio.
Além do campo de golfe, Senna também tinha em casa uma quadra de tênis, campo de futebol e piscina aquecida com painéis solares. É que na época ainda não existia na Quinta do Lago o The Campus, um centro esportivo de alta performance que pode ser usado pelos milionários amantes de esportes, pelos atletas em ascensão e também pelos turistas seguindo o conceito de que tudo pode ser acessado por todos.
Basta pagar uma diária de 49 euros para poder usar a academia, a piscina e até as aulas fitness montadas para o público mais exigente possível.
A piscina onde o pessoal treina triatlo e a jacuzzi em que gente como o jogador Michael Owen e o técnico José Mourinho podem descansar os joelhos também podem ser acessadas nesse day use.
Os preços para treinar ali, aliás, não chegam a ser estratosféricos para os não-sócios. Uma aula de tênis ou padel, que está na maior moda em Portugal, por exemplo, custam 70 euros. O mesmo preço se paga para um tour de bicicleta de 3 horas pelas trilhas da região guiado pelos profissionais do The Campus.
Já os três campos de golfe da propriedade são sonho de consumo de golfistas e fez da Quinta do Lago o ponto de encontro de turmas de ingleses de meia-idade que adoram praticar por lá e conversar sobre cada percurso.
Quem volta e meia pisa naqueles gramados premiados é Tiger Woods, mas os praticantes de golfe podem reservar esses mesmos campos sem burocracia pelo próprio site: há um pacote de dois rounds, por exemplo, por 187 euros.
De noite, passa um carro ou outro pelas ruas bem arborizadas e cercadas de mansões. Mas é só se aproximar de um dos 14 restaurantes da Quinta do Lago para perceber onde está o movimento.
São frequentados por clones de Joe Biden, Meg Ryan e Donald Trump, e seja nos restaurantes da Quinta do Lago seja nos restaurantes dos hotéis cinco estrelas, é só chegar. Os preços não são tão diferentes de restaurantes de outras regiões do Algarve e é a chance de provar o melhor da gastronomia portuguesa (e até mesmo da Europa).
No restaurante Dourado, por exemplo, dentro do Wyndham Grand Algarve, a cataplana (recipiente típico do Algarve para cozinhar) de polvo com batata-doce e coentros custa 49 euros para duas pessoas, a mesma média de todos os outros frutos do mar do cardápio.
Já no elegante restaurante Casa do Lago, ostras da região da Ria Formosa, acompanhada de pepino e ovas de salmão saem por 9,50 euros, enquanto peixes como pregado e robalo custam uma média de 32 euros. Com a diferença de que chega também à mesa um especialista em tirar espinhas de peixe que assegura o conforto antes de servir.
Vá pouco antes do fim de tarde para assistir ao pôr do sol do terraço do restaurante, na beira do lago que dá nome à propriedade. Isso sim completa o privilégio que Ayrton Senna descobriu três décadas atrás.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.