Topo

Atemporais e curingas: por que as jaquetas de couro seguem fazendo sucesso

Veja os tipos de jaqueta de couro e qual encaixa melhor com sua personalidade - izusek/Getty Images
Veja os tipos de jaqueta de couro e qual encaixa melhor com sua personalidade Imagem: izusek/Getty Images

Fernando Barros

Colaboração para Nossa

10/04/2023 04h00

Com a chegada do outono e a proximidade do inverno, anunciando temperaturas mais baixas no país, a jaqueta de couro tem tudo para ser um dos hits da temporada.

Além de proteger do frio, a peça é estilosa, confere charme e dá para ser usada em diferentes ocasiões.

Para o estilista e produtor de moda Gabriel Miranda, de Salvador, o sucesso da peça deve-se ao fato de ser atemporal.

"Nunca sai de moda, cai bem em qualquer época do ano, é versátil e pode se tornar um curinga na composição dos looks", afirma. As passarelas são uma prova disso.

Nas últimas semanas de moda, as jaquetas de couro ganharam destaque em um leque de diferentes tipos e combinações. Além da já tradicional preta, as marcas têm apostado em tons como laranja, mostarda, vermelho e roxo.

Escolha o seu tipo

Mostrando toda sua versatilidade, existem diferentes modelos de jaqueta de couro. Os mais comuns são perfecto, motorcycle ou racer, aviador e college.

A jaqueta perfecto é a clássica de lapelas grandes, com bolsos, zíperes e cortes mais retos e sequinhos. O nome foi dado em homenagem à marca de charutos favorita do seu criador, o designer Irving Schott.

A jaqueta perfecto é a clássica de lapelas grandes, com bolsos, zíperes e cortes mais retos e sequinhos - Reprodução - Reprodução
A jaqueta clássica de lapelas grandes, com bolsos, zíperes e cortes mais retos e sequinhos
Imagem: Reprodução

A motorcycle ou racer, como o próprio nome denuncia, é inspirada no universo dos amantes de duas rodas. Geralmente, em vez de lapelas, possuem uma pequena gola com abotoaduras para proteger a região do pescoço.

Já a aviador se inspira no clima das aeronaves. Apresenta forro mais encorpado e gola larga que, na maioria das vezes, é sobreposta por aplicações felpudas.

A clássica jaqueta de couro estilo aviador - Reprodução - Reprodução
A clássica jaqueta de couro estilo aviador
Imagem: Reprodução

A college guarda relação com as ligas esportivas existentes nas universidades norte-americanas. Costuma ter cortes mais retos, além de elástico nos punhos e na gola para evitar o frio. Podem ainda ser estampadas com listras e letras ou números remetendo a times de beisebol, por exemplo.

As jaquetas de beisebol também podem ganhar acabamento em couro - Reprodução - Reprodução
As jaquetas de beisebol também podem ganhar acabamento em couro
Imagem: Reprodução

Nas passarelas

De Nova York a Milão, de Londres a Paris, nas semanas de moda internacionais que ocorreram no primeiro trimestre deste ano, a jaqueta de couro apareceu nos desfiles de várias grifes.

Seja em versões clássicas ou elaboradas, modelagens mais sequinhas ou volumosas, lisas ou estampadas, a peça mostrou toda sua força para ganhar as ruas por aí.

A americano Coach foi uma das que apostou nas jaquetas de couro como protagonista da sua coleção Outono-Inverno.

Tanto para eles quanto para elas, a peça aparece em modelos cropped, com maxibotões, bolsos com zíper e golas rentes ao pescoço ou mais abertas com lapela. Nas cores, predominam o preto, o marrom e um tom de vermelho meio arroxeado.

Model on the runway at Coach Fall 2023 Ready To Wear Fashion Show at Park Avenue Armory on February 13, 2023 in New York, New York. (Photo by Giovanni Giannoni/WWD via Getty Images) - Giovanni Giannoni/WWD via Getty Images - Giovanni Giannoni/WWD via Getty Images
Desfile da Coach, em Nova York, em fevereiro de 2023
Imagem: Giovanni Giannoni/WWD via Getty Images

Model on the runway at Coach Fall 2023 Ready To Wear Fashion Show at Park Avenue Armory on February 13, 2023 in New York, New York. (Photo by Giovanni Giannoni/WWD via Getty Images) - Giovanni Giannoni/WWD via Getty Images - Giovanni Giannoni/WWD via Getty Images
Modelo desfila para Coach
Imagem: Giovanni Giannoni/WWD via Getty Images

Na onda de pele à mostra, cropped também foram as versões apresentadas pela Private Policy e pela Brandon Maxwell na Semana de Moda de Nova York.

Essa última levou a jaqueta de couro a um patamar mais ousado, com modelagem bem justinha e decote invertido, deixando abdômen e curva dos seios de fora. Uma proposta provocativa e sensual, que veio combinada com saia longa também de couro num look total black.

Caroline Trentini para a Brandon Maxwell Ready to Wear  - Victor VIRGILE/Gamma-Rapho via Getty Images - Victor VIRGILE/Gamma-Rapho via Getty Images
Caroline Trentini para a Brandon Maxwell Ready to Wear
Imagem: Victor VIRGILE/Gamma-Rapho via Getty Images

Se por um lado, a jaqueta de couro lisa na cor preta em cortes mais retos é clássica, como as masculinas da Palm Angels sobrepondo transparências em Paris; por outro, versões estilizadas têm ganhado cada vez mais espaço.

Em Londres, uma prova disso foram os modelos de Simone Rocha. Na proposta da estilista, a pretinha básica ganhou uma pitada de charme a mais com detalhes bordados em pontos estratégicos como bolsos e golas.

Simone Rocha em Londres - Instagram/Reprodução - Instagram/Reprodução
Imagem: Instagram/Reprodução
Simone Rocha em Londres - Instagram/Reprodução - Instagram/Reprodução
Imagem: Instagram/Reprodução

Detalhes também foram o que fizeram a diferença nas jaquetas de couro da Avavav, em Milão, e da japonesa Undercover, em Paris. Em ambas, desenhos em alto relevo conferem mais personalidade à peça. No caso da grife italiana, o modelo ainda é amplo e volumoso, para quem gosta de conforto e não quer passar despercebido.

Essa busca de um toque fashion a mais também aparece nas jaquetas da Tods e da Jil Sander desfiladas na semana de moda italiana. Na primeira, a peça apresenta detalhes felpudos brancos nos punhos, na gola e na barra. Na segunda, as mangas na cor branca criam um contraste com o couro preto e a gola baixa quase careca ganha um contorno sinuoso.

MILAN, ITALY - FEBRUARY 24: A model walks the runway during the Jil Sander Eeady to Wear Fall/Winter 2023-2024 fashion show as part of the  Milan Fashion Week on February 24, 2023 in Milan, Italy. (Photo by Victor VIRGILE/Gamma-Rapho via Getty Images) - Victor VIRGILE/Gamma-Rapho via Getty Images - Victor VIRGILE/Gamma-Rapho via Getty Images
Modelo desfila em Milão pela Jil Sander Eeady to Wear
Imagem: Victor VIRGILE/Gamma-Rapho via Getty Images

Nos looks dos famosos

Além das passarelas, outro termômetro importante para avaliar o potencial de uma peça é quando ela cai no gosto das celebridades. Isso porque ao reunirem uma legião de admiradores e influenciarem muita gente com seu estilo, elas acabam ajudando a espalhar e consolidar uma tendência.

No caso das jaquetas de couro, elas são queridinhas dos famosos. A cantora e ex-BBB Juliette, por exemplo, apostou numa jaqueta preta da grife italiana Missoni com zíperes e fivela para curtir a festa de aniversário de 30 anos de Anitta em São Paulo em março. A peça foi sobreposta a um vestido laranja de um ombro só e amarração na altura do quadril.

No Lollapalooza, a campeã do BBB 21 também usou jaqueta de couro. Só que dessa vez o modelo tinha um tom esfumado e foi combinado com cropped e calça cargo. Outra artista que aderiu ao "jacketcore" no evento foi a cantora Marina Sena. A artista investiu numa versão preta em alto relevo com maxibolsos frontais para compor com corset estampado, minissaia jeans e botas de cano médio pretas.

Juliette no Lollapalooza - Instagram/Reprodução - Instagram/Reprodução
Juliette no Lollapalooza
Imagem: Instagram/Reprodução

Convidado para participar do Altas Horas, no programa especial em homenagem aos 60 anos de Xuxa e dar seu depoimento sobre a eterna rainha dos baixinhos, o ator Klebber Toledo provou que a jaqueta de couro não está com tudo só no guarda-roupa delas. Sua escolha foi um modelo estilo anos 1990 combinado com calça azul metalizada, regata branca e sapatos pretos de solado tratorado=

Como usar

A versatilidade das jaquetas de couro pode causar algumas dúvidas na hora de adicioná-las a uma produção. Para não errar, a pedido de Nossa, o estilista e produtor de moda Gabriel Miranda deu dicas que vão te ajudar a usar a peça com estilo.

A primeira é em relação à sobreposição. De acordo com o especialista, o couro casa com quase tudo, mas cai especialmente bem no street style.

Nesse caso, a peça pode ser combinada com jeans, por exemplo, trazendo elegância e sofisticação.

Se quiser adicionar uma pegada rocker ao visual, a dica é compor com camisas vintage de bandas de rock, calças jeans rasgadas e coturnos. As jaquetas podem também dar um complemento charmoso a looks com vestidos. "Vale usar com os soltinhos de caimento midi", ensina Gabriel.

Já para uma produção à noite, o couro pode entrar num outfit mais glamouroso junto com vestidos mini de lurex, meia calça preta e sapatos de bico fino. Na onda monocromática que tem ganhado cada vez mais espaço, é possível ainda coordenar sua jaqueta de couro com outras peças da mesma cor, seja calça, camisa, sapatos ou acessórios.