Chihuahua de apenas 9 centímetros de altura é cão mais baixinho do mundo
Com apenas 9,14 centímetros de altura, a chihuahua Pearl bateu toda a concorrência e foi reconhecida como o cão vivo mais baixinho do mundo, informou o Guinness World Records (instituição que publica o Livro dos Recordes) neste domingo (9).
A cadelinha americana, nascida em 1º de setembro de 2020, ainda possui módicos 12,7 centímetros de comprimento — cerca do mesmo tamanho da nota de 1 dólar — e pesa 553 gramas.
Pearl ainda é sete vezes menor que a mulher mais baixa do mundo, Jyoti Amge, de 61,95 centímetros, e não consegue ultrapassar nem mesmo um picolé.
A recordista atual é sobrinha da antiga detentora do título, Miracle Milly, que tinha 9,65 centímetros até falecer em 2020, pouco antes de Pearl nascer. Milly era irmã idêntica da mãe de Pearl.
"Somos tão abençoados de tê-la conosco. E por ter essa oportunidade única de quebrar nosso próprio recorde e dividir com o mundo essa incrível notícia", comentou Vanesa Semler, tutora de Pearl, ao Guinness.
A pequena chihuahua é realmente um "milagre": ao nascer, ela pesava cerca de 28 gramas. Seu recorde foi atestado no mesmo hospital em que ela chegou ao mundo: o Crystal Creek Animal Hospital em Orlando, na Flórida.
Seu veterinário, Dr. Giovanni Vergel, realizou a medição em linha reta da base da pata da frente até a cernelha — o "vão" entre as escápulas — três vezes consecutivas, com pequenas pausas entre as aferições para confirmar o resultado.
Apesar de ser um cão adulto, a cadela de bolso é "uma criança no coração", segundo sua tutora. Ela divide a casa com outros três cães que, de acordo com Vanesa, têm tamanhos 'normais'.
Fama internacional
Apesar do pouco tamanho, Pearl foi alçada às alturas graças ao reconhecimento de seu recorde. E ela parece ter ajustado seu comportamento de acordo com as proporções do sucesso.
Recentemente, ela participou do programa oficial do Guinness na tevê italiana, o "Lo Show Dei Record", onde os detentores de títulos apresentam seus talentos em um palco de Milão.
Ela foi carregada sob os holofotes por Vanesa em uma espécie de pequena poltrona em formato de ovo de Páscoa e recebeu muitos aplausos. A tutora disse ao apresentador Gerry Scotti que Pearl "tem um pouco de diva".
Consequentemente, ela adora comer pratos de alta qualidade, como frango e salmão, e "se vestir bem", garantiu ainda a tutora. "Nos divertimos muito juntas", relembrou Vanesa sobre o passeio por lojas de Milão.
Segundo sua 'mãe', Pearl é "pequena como uma bolinha" e pouco maior do que uma xícara de chá. Ela teria um temperamento bem calmo e não se incomodou com toda a atenção no palco com plateia ao vivo.
Apesar disso, seu veterinário a descreveu como bastante ativa durante a avaliação que levou ao recorde.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.