Topo

Um corredor com paredões de até 20 metros de gelo e neve: que lugar é esse?

O corredor Yuki no Otani é parte da Rota Alpina Tateyama Kurobe, no Japão - Divulgação
O corredor Yuki no Otani é parte da Rota Alpina Tateyama Kurobe, no Japão
Imagem: Divulgação

De Nossa

17/04/2023 04h00

O corredor Yuki no Otani, ou "Grande Vale de Neve", uma passagem gelada de atmosfera extraterrestre em um dos principais picos sagrados do Japão, reabriu aos turistas neste sábado (15). A informação é da CNN americana.

Localizado nos arredores do Monte Tateyama, o caminho de 500 metros "engole" seus visitantes em paredões brancos de até 20 metros de altura bem no ponto mais alto da Rota Alpina Tateyama Kurobe, da qual faz parte. Para cruzar o vale de um ponto a outro, leva-se 20 minutos de caminhada na neve.

A famosa rota, de extensão total de 90 quilômetros, é conhecida como o "Telhado do Japão" porque oferece vistas privilegiadas não só ao pico do Tateyama, a 3.105 metros, como ao ponto máximo do Monte Akazawa, a 2.478 metros.

Ela também leva turistas à fonte termal de maior altitude — Mikurigaike Onsen a 2.410 metros — e à cachoeira mais alta do país, as Cataratas Shomyo, a 350 metros.

A fonte termal Mikurigaike Onsen - Divulgação - Divulgação
A fonte termal Mikurigaike Onsen
Imagem: Divulgação

O Yuki no Otani não ficará aberto por muito tempo, contudo. Ele poderá ser visitado até 25 de junho, quando fecha novamente com o início do verão japonês. Isto porque a atração não é natural, mas sim criada por trabalhadores da região que passam com tratores removendo a neve e "cavando" a soterrada estrada Tateyama.

Início da temporada turística gelada

A abertura do Yuki no Otani marca o retorno do tráfego na rota alpina com o fim do inverno, quando é impossível navegar as nevascas muito intensas.

Durante a temporada de primavera gelada, também é possível conhecer diversas atrações da região como a Estrada Panorama (aberta até 7 de maio), que leva montanhistas a admirarem o Monte Tsurugi, parte da Cordilheira do Tateyama. É possível ainda visitar o Kamakura, um iglu japonês, e o túnel de neve da estação Daikanbo, onde há uma plataforma de observação para os Alpes Japoneses.

Tateyama Kurobe Alpine Route, no Japão - Divulgação - Divulgação
Ônibus e trilhas levam viajantes até os paredões gelados
Imagem: Divulgação

As atrações geladas são disputadas. Por isso, o site da rota alpina recomenda aos visitantes que querem evitar o grande tráfego de turistas a aparecer por lá no fim da temporada, quando o local está mais tranquilo. "Mesmo no fim de junho os pared?ões ainda tem mais de 10 metros de altura. O tempo, nesta época, é mais quente e mais previsível", aconselha.

A Rota Alpina Tateyama Kurobe começa na Estação Tateyama, a oeste, e na Ogizawa, a leste. O Yuki no Otani pode ser acessado pela estação Murodo, a 2.450 metros de altura. Para chegar até ela, é preciso encarar uma jornada de 50 minutos de ônibus e teleférico a partir da Tateyama. O passeio tem fama por sua beleza.

Teleféricos também oferecem vistas privilegiadas dos picos montanhosos - Divulgação - Divulgação
Teleféricos também oferecem vistas privilegiadas dos picos montanhosos
Imagem: Divulgação

Carros particulares são proibidos no local, então visitantes devem sempre recorrer aos transportes públicos oferecidos ou a trilhas. Há paradas que oferecem acomodações para se hospedar, segundo a CNN americana.

Algumas das trilhas mais bonitas incluem Bijodaira, uma antiga floresta onde repousam cedros de mais de mil anos, além de Murodo — próxima ao Grande Vale de Neve — onde é possível ver o lago na cratera de Mikurigaike e a mais antiga cabana de montanha do Japão.

O caminho é repleto de atrações, como o túnel nevado Daikanbo - Divulgação - Divulgação
O caminho é repleto de atrações, como o túnel nevado Daikanbo
Imagem: Divulgação

Alguns montanhistas ainda tentam a escalada do Monte Tate, de onde é possível ver o Monte Fuji. Uma das formas mais populares de se chegar à região é pegar um trem em Tóquio até Toyama e, de lá, outro para a estação Tateyama. No entanto, o site oficial da Rota Alpina Tateyama Kurobe oferece mais alternativas, roteiros de passeios e até a possibilidade de reservar bilhetes em alpen-route.com.