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É um QR code ou Minecraft? Moletom pixelado da Gkay já é tendência

Peça usada por Gkay é da Loewe - Instagram/Reprodução
Peça usada por Gkay é da Loewe Imagem: Instagram/Reprodução

Fernando Barros

Colaboração para Nossa

21/04/2023 04h00

Na última semana, a influenciadora digital Gkay, que tem apostado em looks menos extravagantes, voltou a causar com seu visual ao aparecer vestindo um moletom azul com capuz de efeito pixelado.

A peça parece uma ilusão de ótica, mas é de verdade e faz parte da coleção Primavera-Verão 2023 da grife espanhola Loewe.

Inspirada no universo dos videogames, a marca lançou algumas roupas e acessórios com estética 8 bits, detalhes superdimensionados e quadrados pixelados claros e escuros contornando a forma estruturada das peças.

A linha batizada de "Pixel", além do casaco da Gkay, tem camiseta, calça jeans, jaqueta, saia e bolsa.

As criações parecem saídas de um jogo do Super Mario Bros ou do Minecraft e chamam atenção não só pelo visual inusitado, mas também pelo preço. O moletom usado por Gkay, por exemplo, está disponível no site da Loewe por U$$ 2.500, o equivalente a cerca de R$ 12.375 na cotação atual. Já a bolsa pixelada sai por U$$ 3.400 ou R$ 16.830. E aí fariam?

Bolsa pixelada da Lowe - Divulgação - Divulgação
Bolsa pixelada da Lowe
Imagem: Divulgação

Além de Gkay, quem também se rendeu ao mood pixelado da Loewe foram o estilista Marc Jacobs, que postou em seu perfil no Instagram uma foto usando o mesmo moletom juntamente com o marido, o ex-modelo Char Defrancesco, e o rapper A$ap Rocky, que apostou na peça para o jantar de aniversário da esposa, a cantora Rihanna.

Marc Jacobs e o marido, o ex-modelo Char Defrancesco - Instagram/Reprodução - Instagram/Reprodução
Marc Jacobs e o marido, o ex-modelo Char Defrancesco
Imagem: Instagram/Reprodução

A onda dos pixels na moda, no entanto, vem mostrando força antes mesmo da Loewe. Outras marcas já apostaram no efeito QR code para entregar peças com estilo e diferentonas. Nossa fez um compilado de algumas dessas criações pixeladas. Confira a seguir.

Crocodilo pixelado

Em março de 2022, a Lacoste e a Mojang Studios, responsável pelo desenvolvimento do jogo Minecraft, se uniram para lançar uma coleção de camisas polo, camisetas, bonés, moletons, tênis, mochilas, tops e leggings com o famoso logo de crocodilo da marca francesa em forma de gráfico pixelado, elemento característico do game.

Lacoste + Minecraft - Divulgação - Divulgação
Lacoste + Minecraft
Imagem: Divulgação

Além da linha de roupas, a parceria rendeu também um módulo de jogo especialmente desenvolvido para o Minecraft, que foi batizado de Croco Island. Assim, os jogadores podiam explorar um parque de diversões da Lacoste, com quadra de tênis, circuito de parkour e um crocodilo gigante.

Pixels nos pés

Outra a fazer collab com o Minecraft foi a marca esportiva de streetwear Puma. Em fevereiro do ano passado, roupas e tênis inspirados no game com estampas de mobs, ícones e texturas cheias de pixels chegaram ao mercado a fim de conquistar o coração dos minecraftlovers.

Os tons de azul, verde, cinza, preto e laranja, que são as cores características do jogo, dominaram a coleção especial. Um dos pontos altos desse feat foi a versão pixelada do clássico modelo de tênis Suede da Puma.

Puma + Minecraft - Divulgação - Divulgação
Puma + Minecraft
Imagem: Divulgação

Tem pixel no xadrez

Quem também já pegou carona no sucesso e popularidade do Minecraft foi a Buerberry. A estética dos quadradinhos apareceu em novembro de 2022 na coleção cápsula "Burberry: Freedom to Go Beyond", com casacos, moletons, gorros e cachecóis. O destaque ficou por conta da famosa estampa xadrez da grife inglesa em estética pixelada.

Burberry + Minecraft - Divulgação - Divulgação
Burberry + Minecraft
Imagem: Divulgação

A collab contou ainda com uma extensão especial para o jogo, que trazia ambientes, motes e personagens inspirados na historia da marca.

Ursinho virtual

Conhecido pela irreverência e pelo flerte com a cultura pop durante o tempo em que ficou na direção criativa da Moschino, Jeremy Scott levou a onda dos pixels para a grife italiana em 2019. Em collab com a empresa norte-americana Maxis, que desenvolveu o jogo The Sims, nasceu uma coleção cápsula com roupas e acessórios como camisas, calças, jaquetas e até maiôs com estampas pixeladas, como a do ursinho símbolo da marca.

Moschino + The Sims - Divulgação - Divulgação
Moschino + The Sims
Imagem: Divulgação
Moschino + Ursinho - Divulgação - Divulgação
Moschino + Ursinho
Imagem: Divulgação