Topo

Restaurante tailandês reaproveita caldo para fazer sopa todo dia há 50 anos

A sopa que utilliza o mesmo caldo e panela há 50 anos em restaurante de Bangcoc, na Tailândia - Reprodução/Instagram
A sopa que utilliza o mesmo caldo e panela há 50 anos em restaurante de Bangcoc, na Tailândia Imagem: Reprodução/Instagram

De Nossa

24/04/2023 16h16

Um restaurante de Bangcoc, na Tailândia, prepara todos os dias a mesma sopa, no mesmo caldeirão, com um detalhe importante: o caldo utilizado é o mesmo há 50 anos.

A informação surpreendeu internautas que viralizaram um vídeo publicado em 3 de abril no perfil de curiosidades @tonsil no Instagram. As imagens mostram a famosa sopa sendo servida no Watthana Panich, casa tradicional da capital do país, e desde então acumulam mais de 430 mil curtidas e 7,8 mil comentários.

"Tem dinossauros lá dentro?", ironizou um seguidor. "Essa sopa está quase na idade de se aposentar. Passou por 12 presidentes [sic], quatro recessões e uma pandemia", alfinetou outro. Diversos ainda levantaram preocupações a respeito de bactérias ou corpos estranhos que possam ter caído no caldo em 50 anos.

"Estou tão horrorizado quanto curioso", admitiu mais um. Houve, contudo, quem acreditasse que a sopa é segura porque o fogo segue acesso e ela nunca parou completamente de cozinhar.

Independente do palpite, a experiência do usuário é autêntica: ao site Business Insider, a família que comanda o estabelecimento há mais de meio século confirmou em agosto de 2022 que reserva a sobra da sopa todas as noites, ao fim do expediente, para aproveitá-la no dia seguinte.

Na ocasião, a repórter da publicação Marielle Descalsota foi até o restaurante para provar a sopa, que leva carne de bode e boi, após se deparar com avaliações na internet de fãs que descreviam seus pratos como "deliciosos e aromáticos" com "uma profundidade real de sabor que é difícil de explicar".

Ela descreveu o aroma da sopa como "divino" e revelou que, por vezes, os ingredientes variam e podem incluir outras partes de bovinos, como búfalos. Internautas ainda mencionaram tripa. Panelões com partes de carne ficam espalhados por todo o restaurante e as porções são cozidas primeiro antes de ser inclusas no caldeirão.

Nattapong Kaweenuntawong, proprietário do restaurante e filho da chef, contou que o restaurante está na terceira geração e que também ajuda nas preparações. "Nunca fazemos uma [sopa] nova, em vez disso, armazenamos toda noite e adicionamos novos ingredientes e água todos os dias. [O caldeirão] nunca fica vazio".

A repórter aprovou. "O caldo merece seu status lendário — eu saí de lá desejando que a família nunca pare de fervê-lo".