Topo

Empresas aéreas já usam inteligência artificial para programar rotas e voos

Software ajuda pilotos a tornarem voos longos mais eficientes - luoman/Getty Images/iStockphoto
Software ajuda pilotos a tornarem voos longos mais eficientes Imagem: luoman/Getty Images/iStockphoto

De Nossa

25/04/2023 10h48

Impossível navegar pelas notícias e não ver alguma coisa relacionada ao uso da inteligência artificial em diversos setores. E não pense que o uso da tecnologia não tem afetado também as viagens.

De acordo com o site da Bloomberg, algumas companhias aéreas, como a Air New Zealand e a Qantas, já têm usado este auxílio tecnológico para calcular rotas de voos mais longos de maneira mais eficiente.

A ideia é de que este software ajude os pilotos a navegarem de maneira mais eficiente evitando condições climáticas adversas, prevendo ventos favoráveis e outras situações que ajudem no gerenciamento de combustível.

"Quanto mais longa a rota, mais importante é o sistema de planejamento de voo porque você estará no limite da aeronave. Você precisa calcular de maneira rápida e eficiente porque são resultados que podem mudar", explicou Raimund Zopp, co-fundador da Flighkeys, ao site da Bloomberg.

As empresas citadas têm usado o sistema em seus voos longos, entre Nova York (EUA) e Auckland (Nova Zelândia) e Sydney (Austrália) e Londres (Reino Unido).