Estação de trem mais bonita do mundo encanta com arte e lenda de fantasma
Estações ferroviárias são lugares por onde as pessoas costumam passar apressadas, olho no relógio e correndo com as malas rumo a seus vagões.
Na cidade lusitana do Porto, porém, há um local de chegadas e partidas de trens que exige calma e contemplação.
Trata-se da Estação de São Bento, cujo interior é capaz de hipnotizar o mais afobado dos passageiros.
Seu hall de entrada é, afinal, uma inspirada obra de arte, com as paredes cobertas por mais de 20 mil azulejos com pinturas do artista Jorge Colaço.
Magistralmente executadas, as pinturas mostram importantes personagens, eventos religiosos e paisagens de Portugal, cercando as pessoas no hall com imagens que expressam movimento, emoção e poesia.
Em uma das paredes, por exemplo, é mostrada uma solene entrada no Porto do rei D. João I (que reinou sobre território lusitano entre 1385 e 1433) e sua companheira, D. Filipa de Lencastre.
Em outra, surgem lindas cenas da Procissão de Nossa Senhora dos Remédios de Lamego, tradicional encontro religioso realizado em uma região relativamente próxima do Porto.
E há ainda imagens de paisagens rurais portuguesas e outras exibindo a evolução dos meios de transporte até o surgimento dos trens.
Destino turístico
No hall de entrada da Estação de São Bento, as pessoas vivem uma verdadeira imersão em uma obra de arte. Olhe para qualquer lado e você verá uma gigantesca pintura incrível.
E por causa dessa característica, esse lugar é chamado, com alguma frequência, de "a estação de trem mais bonita do mundo".
A beleza trouxe fama: hoje, o local não é apenas frequentado por passageiros, mas por turistas que, durante uma visita ao Porto, fazem questão de admirar de perto os azulejos e outros belos aspectos da Estação de São Bento, como sua fachada que remete a opulentos edifícios históricos de Paris e as bonitas estruturas metálicas que cobrem as plataformas de embarque e desembarque dos trens.
No hall de entrada, é comum ver muitos viajantes estrangeiros em volta de guias turísticos que, em idiomas como inglês, alemão, italiano e espanhol, contam a história da estação, que foi inaugurada em 1916 em um local antes ocupado por um convento.
Os turistas, por sua vez, fazem fila para promover um festival de fotos e vídeos aqui dentro — às vezes, inclusive, atrapalhando os passageiros que cruzam o lugar na direção de seus vagões.
Vale lembrar que há outras estações ferroviárias extremamente belas na Europa, que também poderiam receber a classificação de "mais bonita do mundo", como a Liège-Guillemins, na Bélgica, ou a Milano Centrale, na cidade italiana de Milão.
Mas a São Bento, com sua lindeza única, também faz por merecer o título.
Fantasma?
A Estação de São Bento não constitui apenas um lugar bonito. É, também, palco para histórias de supostas aparições de um espírito.
Neste terreno, funcionou um convento de freiras até o século 19. E há lendas dizendo que pelo menos um fantasma costuma circular ao redor das plataformas ferroviárias.
Seria o espírito da última freira falecida dentro do convento, antes que este fosse demolido e desse lugar à construção da estação.
Segundo relatos, é possível ouvir a mulher rezando em momentos de silêncio, quando não há movimento de trens e passageiros. E citações ao fantasma são comuns nas explicações dadas pelos guias que conduzem os turistas pelo hall dos azulejos.
Mas nem todo mundo acredita nisso.
Nascido no Porto, Carlos Monteiro trabalha há anos ao lado de uma das plataformas da Estação de São Bento, vendendo, em um quiosque, deliciosos doces portugueses.
E ele jura que jamais viu (ou ouviu) qualquer fantasma por aqui.
Essas histórias existem porque estamos em um lugar muito antigo da cidade, onde havia um convento. Mas não há nada de espíritos neste local. Nunca vi nada. Só vejo, às vezes, pessoas se comportando como fantasmas, andando preocupadas em direção aos trens, com as cabeças baixas e sem olhar o mundo em volta".
A Estação de São Bento fica no centro histórico do Porto, perto de outras atrações turísticas da cidade, como a Torre dos Clérigos e a Rua das Flores, uma das principais vias comerciais da cidade.
Se você não tiver medo das histórias fantasmagóricas, saiba que é possível se hospedar em um hostel que existe dentro da estação, ao lado das plataformas de trens https://thepassengerhostel.com/pt/.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.