Avião da Azul para Paris terá 16 fornos e comida de Claude Troisgros
A Azul estreia os voos para Paris (França) a partir do dia 26 de abril no Airbus A350, maior avião de passageiros em fabricação no mundo, e menu assinado por chef internacional.
Lotado de fornos
O avião contará com 16 fornos. Todos eles garantem que as refeições dos 334 passageiros sejam servidas no tempo e temperaturas adequados.
Comida é aquecida no próprio prato. As refeições já chegam prontas para serem servidas, sendo apenas aquecidas na louça ou outro recipiente em que estejam.
Nem todos os aviões têm fornos. Principalmente em rotas domésticas, esses dispositivos não são necessários ou, caso estejam presentes, não costumam ser utilizados.
Freezer é um só. Ao contrário da grande quantidade de fornos, o avião conta com apenas um freezer, que é onde ficam, geralmente, sobremesas como os sorvetes ou algumas bebidas.
Refeições são resfriadas. Os carrinhos com as refeições são armazenados em armários refrigerados, mas não chegam a temperaturas tão baixas, apenas a ideal para transportar a comida pela duração do voo.
Gelo sempre disponível. O avião ainda conta com gavetas para o transporte de gelo nas galleys, que são as cozinhas do avião.
Refeições ficam prontas em menos de 20 minutos. Cada forno tem capacidade para aquecer até 35 refeições da classe econômica e 21 da executiva ao mesmo tempo.
Como serão as refeições?
Pratos serão assinados por Claude Troisgros. Chef francês é famoso por seus restaurantes e pelos programas Que Marravilha! (GNT) e Mestre do Sabor (Globo).
Serão três pratos para cada classe. Durante três meses, uma das quatro opções da classe executiva será assinada pelo chef, além de uma das duas opções da econômica.
É possível comer frango, peixe, carne vermelha ou massa. Entre os pratos, estão filé de pirarucu com banana assada, camarões com maionese, paleta de cordeiro assada, Bouef Bourguignon, entre outros, além de três sobremesas desenvolvidas pelo chef.
Menu foi elaborado após testes com 72 opções diferentes. A parceria irá durar três meses, de maio a julho de 2023, e a cada mês será oferecido um novo prato.
Refeições são feitas pouco antes do voo. Após a preparação, cada prato é montado e levado para o avião em carrinhos chamados de trolley.
Temperos precisaram ser adaptados. Como o paladar muda conforme o avião ganha altitude, Claude Troisgros alterou as receitas, colocando menos sal, por exemplo.
Café da manhã na hora do almoço
Os voos partem do Brasil às 23h. A duração é de 11 horas saindo de Viracopos, em Campinas (SP), até o aeroporto de Paris-Orly, na França.
Serão servidas duas refeições. A primeira é a ceia e a segunda é o café da manhã.
A refeição matinal será servida quando for o horário do almoço no destino, por volta das 14h em Paris. Isso se deve ao fato de que os viajantes ainda estarão adaptados ao fuso horário brasileiro, onde será manhã, e não da França, onde já será de tarde.
Decolagens ocorrem seis dias da semana. Todos os voos serão de quarta a segunda-feira.
Armário na classe executiva
A classe executiva do avião conta com um armário. Nele, os passageiros podem pendurar suas blusas, casacos, ternos etc. durante o voo.
Viajante tem porta-objetos pessoal. Eles ficam ao lado de cada poltrona, que ainda conta com um compartimento para guardar computadores portáteis.
Curiosidades sobre o avião
- São três classes a bordo: Executiva (33 assentos), econômica (199 assentos) e econômica extra (102 assentos).
- Ele possui duas áreas de descanso da tripulação, popularmente chamadas de sarcófagos: uma na parte da frente, dedicada aos pilotos extras dos voos, e outra na parte de trás, para comissários.
- O avião têm uma máscara preta no para-brisa, marca da série A350, também apelidada de "máscara do Zorro".
- O A350 tem menos ruído a bordo do que alguns modelos similares devido à sua estrutura e novas tecnologias de isolamento acústico.
Veja a ficha técnica do A350 da Azul
- Capacidade: 334 passageiros
- Comprimento: 66,8 metros
- Envergadura (distância de ponta a ponta da asa): 64,8 metros
- Altura: 17 metros
- Autonomia: 15 mil quilômetros
- Capacidade máxima de combustível: 141 mil litros
- Peso máximo de decolagem: 280 toneladas (incluindo o avião, passageiros, bagagem e combustível)
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