Topo

Estilista Tom Ford deixa a grife que leva seu nome após 13 anos

Tom Ford no CFDA Awards 2021 - Caitlin Ochs/Reuters
Tom Ford no CFDA Awards 2021
Imagem: Caitlin Ochs/Reuters

De Nossa

27/04/2023 16h12

O estilista Tom Ford deixou a direção criativa da grife que fundou há 13 anos e que leva o seu nome, anunciou o americano nesta quarta (26) na apresentação de sua última coleção à frente da etiqueta, a de outono/inverno 2023.

Intitulada "Tom Ford Archive Collection", ela traz releituras de peças icônicas e favoritas do arquivo do designer para a marca, como o nome sugere. Entre os looks escolhidos, há um remake de uma placa metálica de busto pink com saia, look da primavera 2020, além do vestido com capa branco de outono 2012 que Gwyneth Paltrow usou no Oscar.

No vídeo da campanha, modelos desfilam e posam em frente a vitrines enquanto Tom Ford as conduz do outro lado, como um maestro que orquestra a performance. Entre as tops escolhidas para este derradeiro 'show' da força do estilista estão nomes icônicos da moda como Amber Valetta, Joan Smalls, Karlie Kloss, Carol Trentini e Karen Elson.

Elas foram produzidas pela stylist (e ex-editora-chefe da Vogue France, então Vogue Paris) Carine Roitfeld e fotografadas por Steven Klein. A sensualidade e as silhuetas minimalistas, marcas registradas dos designs de Tom Ford tanto em sua grife como em sua passagem por Gucci e Saint Laurent, ficam evidente nas peças, na atitude e estética adotadas nesta 'Archive Collection'.

Clique na seta à direita para explorar os looks na galeria:

A última coleção de Tom Ford em sua grife

Ainda não foi anunciado o sucessor de Tom Ford na marca. De acordo com a Another Mag, o segundo em comando da coleção de moda masculina, Peter Hawkings, está bem cotado para o cargo. A grife Tom Ford foi vendida para o grupo Estée Lauder por US$ 2,8 bilhões — quase R$ 14 bilhões — em novembro, a maior aquisição feita pelo conglomerado até hoje.

Desde então, o designer ainda não revelou os próximos passos de sua carreira.

"As pessoas que não estão trabalhando são tão entediantes e, frequentemente, estão entediadas. Eu acho que ter algo em que você trabalhe — seja um emprego no banco ou escrevendo um romance — é tão importante. Você precisa ter paixão, tem que ser passional, você tem que estar engajado e contribuindo com o mundo", salientou à mesma revista em 2011.

Portanto, é seguro apostar que o mundo da moda ainda verá mais de Tom Ford.