Industrial de leve: apê ganha personalidade sem carregar no estilo
De mudança para este apartamento em Botafogo, no Rio de Janeiro, o designer gráfico Mariano, a advogada Cris, a filha Alicia e dona Neusa, avó da menina, queriam otimizar os 100 m² para viver com mais personalidade.
Afinal, o apartamento era como uma tela em branco, como foi entregue pela construtora.
Diante de mil possibilidades, ter ajuda profissional era essencial. Boa escolha: o arquiteto Rafael Ramos entrou em cena e trouxe de um jeito leve o estilo industrial.
Primeira coisa a fazer para dar mais amplitude: eliminar paredes e integrar espaços de estar. Sem varanda, mas com uma sala maior, a sensação de um estar mais amplo e a incidência de luz natural para os outros espaços aumentaram.
Uma mini área gourmet não estaria ali, se não fosse projetada. Outra adição bem-vinda: um closet se criou ao eliminar uma parede entre a suíte e a sala de jantar, como mágica.
Este projeto também foi fundamental para eleger materiais que vão ficar por muito tempo, como madeira, vidro, metal preto e cimento, no acabamento do teto. O resultado é uma atmosfera industrial de leve, que leva em consideração o espírito jovem da família.
A cozinha aberta para a sala é outro ponto alto, com bancada alta para refeições rápidas e torre de armários que camufla equipamentos da cozinha. Na sala, o extenso painel de madeira da TV demarca o ambiente e esconde o acesso à área íntima do apartamento.
Pontos altos do apê de Mariano e Cris
- A estrutura metálica que divide a sala de estar da cozinha se prolonga até o fim do painel e alonga o visual do espaço;
- A prateleira suspensa entre a cozinha e a sala é outro elemento de destaque: dá leveza e insere plantas entre os dois espaços.
- Pequeno, mas importante, o mini espaço gourmet é um ambiente a mais na casa e vale mais que uma varanda que seria talvez menos utilizada: avalie seu estilo de vida e crie novos ambientes em casa.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.