Topo

Rio tem um dos 21 melhores novos restaurantes do mundo, aponta prêmio

Lasai, no Rio de Janeiro - Reprodução
Lasai, no Rio de Janeiro Imagem: Reprodução

De Nossa

27/04/2023 14h51

O brasileiríssimo Lasai, no Rio de Janeiro, é um dos 21 novos melhores restaurantes do mundo, concluiu a edição de 2023 da seleção Hot List realizada pela revista especializada em turismo Condé Nast Traveler já há 27 anos.

Esta segunda versão do Lasai — como salientou nosso colunista Rafael Tonon que avaliou a casa à Traveler — fica a alguns metros da antiga casa em Botafogo, mas se parece muito pouco com o conceito anterior e conquistou o lugar na premiação pelo novo clima intimista.

Se antes a casa possuía 45 lugares, hoje serve apenas dez por vez. "É uma experiência mais única", considerou. A antiga casa colonial deu lugar a um ambiente moderno, em que um balcão de mármore em forma de L, em frente à cozinha, convida seus frequentadores a acompanhar o espetáculo da preparação dos pratos.

O chef Rafa Costa e Silva, conhecido jurado do reality "Mestre do Sabor" (TV Globo), segue preparando receitas que destacam os vegetais que ele mesmo cultiva em suas duas hortas, uma em Itahnangá e outra no Vale das Videiras. Segundo o site do restaurante, "elas são a base de inspiração e mudanças constantes no menu".

Chef Rafa Costa e Silva, do Lasai - Divulgação - Divulgação
Chef Rafa Costa e Silva, do Lasai
Imagem: Divulgação

Apesar do foco no verde, o Lasai — nome que significa "tranquilo" em Euskera, idioma do país Basco, onde o chef passou parte de sua formação — ainda investe em frutos do mar e carnes.

"A mudança o ajudou a aperfeiçoar o serviço comandado por sua esposa, Malena Cardiel e 'engrossar o caldo' de sua cozinha minimalista, apoiando-se em ingredientes mais exclusivos, como ouriço-do-mar e ikura [ovas de salmão]", descreve ainda Tonon na Hot List.

Lasai, no Rio de Janeiro - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Para conhecer o restaurante que recebeu uma estrela Michelin e foi eleito um dos 100 melhores do mundo pelo World's 50 Best em 2021, é preciso fazer reserva de antemão através do site. O menu degustação sai por R$ 950 por pessoa.

Lasai, no Rio de Janeiro - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

A Traveler salientou que sua seleção dos melhores restaurantes — assim como de outras categorias — "é um trabalho de amor de nosso time global, que passa o ano pesquisando, visitando e vetando as indicações". Entre os outros 20 eleitos estão casas da África do Sul aos EUA. Conheça a lista completa:

  1. La Semilla, Atlanta (EUA)
  2. Mak-'amham/Cafe Ohlone, Berkeley (EUA)
  3. Koji Club, Boston (EUA)
  4. Place des Fêtes, Nova York (EUA)
  5. Masalawala & Sons, Nova York (EUA)
  6. Her Place Supper Club, Filadélfia (EUA)
  7. Mi Compa Chava, Cidade do México (México)
  8. Foresta, Quito (Equador)
  9. Lasai, Rio de Janeiro (Brasil)
  10. Kona Corner, Buenos Aires (Argentina)
  11. Vilas, Bangcoc (Tailândia)
  12. Swallow Tainan, Tainan (Taiwan)
  13. The Jade Room + Garden Terrace, Tóquio (Japão)
  14. Alluma, Paris (França)
  15. Le Doyenné, Saint-Vrain (França)
  16. Enigma, Barcelona (Espanha)
  17. Anda Kigali, Nyungwe (Ruanda)
  18. RavioXO, Madri (Espanha)
  19. Emazulwini, Cidade do Cabo (África do Sul)
  20. Takya, Riade (Arábia Saudita)
  21. Jun's, Dubai (Emirados Árabes Unidos)