Rio tem um dos 21 melhores novos restaurantes do mundo, aponta prêmio
O brasileiríssimo Lasai, no Rio de Janeiro, é um dos 21 novos melhores restaurantes do mundo, concluiu a edição de 2023 da seleção Hot List realizada pela revista especializada em turismo Condé Nast Traveler já há 27 anos.
Esta segunda versão do Lasai — como salientou nosso colunista Rafael Tonon que avaliou a casa à Traveler — fica a alguns metros da antiga casa em Botafogo, mas se parece muito pouco com o conceito anterior e conquistou o lugar na premiação pelo novo clima intimista.
Se antes a casa possuía 45 lugares, hoje serve apenas dez por vez. "É uma experiência mais única", considerou. A antiga casa colonial deu lugar a um ambiente moderno, em que um balcão de mármore em forma de L, em frente à cozinha, convida seus frequentadores a acompanhar o espetáculo da preparação dos pratos.
O chef Rafa Costa e Silva, conhecido jurado do reality "Mestre do Sabor" (TV Globo), segue preparando receitas que destacam os vegetais que ele mesmo cultiva em suas duas hortas, uma em Itahnangá e outra no Vale das Videiras. Segundo o site do restaurante, "elas são a base de inspiração e mudanças constantes no menu".
Apesar do foco no verde, o Lasai — nome que significa "tranquilo" em Euskera, idioma do país Basco, onde o chef passou parte de sua formação — ainda investe em frutos do mar e carnes.
"A mudança o ajudou a aperfeiçoar o serviço comandado por sua esposa, Malena Cardiel e 'engrossar o caldo' de sua cozinha minimalista, apoiando-se em ingredientes mais exclusivos, como ouriço-do-mar e ikura [ovas de salmão]", descreve ainda Tonon na Hot List.
Para conhecer o restaurante que recebeu uma estrela Michelin e foi eleito um dos 100 melhores do mundo pelo World's 50 Best em 2021, é preciso fazer reserva de antemão através do site. O menu degustação sai por R$ 950 por pessoa.
A Traveler salientou que sua seleção dos melhores restaurantes — assim como de outras categorias — "é um trabalho de amor de nosso time global, que passa o ano pesquisando, visitando e vetando as indicações". Entre os outros 20 eleitos estão casas da África do Sul aos EUA. Conheça a lista completa:
- La Semilla, Atlanta (EUA)
- Mak-'amham/Cafe Ohlone, Berkeley (EUA)
- Koji Club, Boston (EUA)
- Place des Fêtes, Nova York (EUA)
- Masalawala & Sons, Nova York (EUA)
- Her Place Supper Club, Filadélfia (EUA)
- Mi Compa Chava, Cidade do México (México)
- Foresta, Quito (Equador)
- Lasai, Rio de Janeiro (Brasil)
- Kona Corner, Buenos Aires (Argentina)
- Vilas, Bangcoc (Tailândia)
- Swallow Tainan, Tainan (Taiwan)
- The Jade Room + Garden Terrace, Tóquio (Japão)
- Alluma, Paris (França)
- Le Doyenné, Saint-Vrain (França)
- Enigma, Barcelona (Espanha)
- Anda Kigali, Nyungwe (Ruanda)
- RavioXO, Madri (Espanha)
- Emazulwini, Cidade do Cabo (África do Sul)
- Takya, Riade (Arábia Saudita)
- Jun's, Dubai (Emirados Árabes Unidos)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.