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Itália é ridicularizada por usar imagens da Eslovênia em campanha turística

Esta cena de jovens bebendo vinho é parte de uma campanha para promover o turismo na Itália -- mas ela foi filmada na Eslovênia - Divulgação/Ministero del Turismo
Esta cena de jovens bebendo vinho é parte de uma campanha para promover o turismo na Itália -- mas ela foi filmada na Eslovênia
Imagem: Divulgação/Ministero del Turismo

De Nossa

28/04/2023 15h05

O governo da Itália tem sido largamente criticado e ridicularizado nas redes sociais depois de divulgar um vídeo para promover o turismo no país que usava imagens de um grupo de jovens reunidos e bebendo vinho na Eslovênia.

A sequência é parte de uma campanha de 9 milhões de euros (cerca de R$ 49,55 milhões) produzida pelo grupo de comunicações Armando Testa, segundo a CNN americana.

Apesar de apresentada como tipicamente italiana, a cena foi identificada como localizada na cidade de Komen, na Eslovênia, próxima à fronteira com a Itália, segundo a Reuters. O vinho em questão também era esloveno.

Confira a investigação que viralizou no TikTok:

@fraoggiano Nello spot del Ministero del Turismo c'è qualcosa che non quadra. L'ha scoperto un regista italiano e l'ha raccontato il Fatto #turismo #venere #botticelli #arte #spot #imparacontiktok #notizie ? suono originale - Francesco Oggiano

Intitulado "Aberto para a Maravilha", o vídeo que já foi tirado do ar ainda conta com uma abertura que usa uma versão computadorizada da Vênus de Botticelli como influenciadora de viagens.

A personagem, uma espécie de mascote da campanha para promover o turismo italiano, usa minissaia e aparece comendo pizza e apontando as principais atrações do país.

O conceituado historiador de arte italiano Tomaso Montanari classificou a propaganda como "grotesca" e um desperdício "obsceno" de dinheiro, segundo a CNN. Parte do público também criticou as gafes da iniciativa nas redes.

A Ministra do Turismo da Itália, Daniela Santanche, que também é membro do partido de extrema-direita da Primeira-Ministra Giorgia Meloni, afirmou que os críticos do vídeo são esnobes e explicou que a versão de Vênus como uma influenciadora teria o objetivo de atrair a atenção do público jovem.

Procurado, o grupo de comunicação Armando Testa não se manifestou sobre a polêmica à CNN americana.