Itália é ridicularizada por usar imagens da Eslovênia em campanha turística
O governo da Itália tem sido largamente criticado e ridicularizado nas redes sociais depois de divulgar um vídeo para promover o turismo no país que usava imagens de um grupo de jovens reunidos e bebendo vinho na Eslovênia.
A sequência é parte de uma campanha de 9 milhões de euros (cerca de R$ 49,55 milhões) produzida pelo grupo de comunicações Armando Testa, segundo a CNN americana.
Apesar de apresentada como tipicamente italiana, a cena foi identificada como localizada na cidade de Komen, na Eslovênia, próxima à fronteira com a Itália, segundo a Reuters. O vinho em questão também era esloveno.
Confira a investigação que viralizou no TikTok:
Intitulado "Aberto para a Maravilha", o vídeo que já foi tirado do ar ainda conta com uma abertura que usa uma versão computadorizada da Vênus de Botticelli como influenciadora de viagens.
A personagem, uma espécie de mascote da campanha para promover o turismo italiano, usa minissaia e aparece comendo pizza e apontando as principais atrações do país.
O conceituado historiador de arte italiano Tomaso Montanari classificou a propaganda como "grotesca" e um desperdício "obsceno" de dinheiro, segundo a CNN. Parte do público também criticou as gafes da iniciativa nas redes.
A Ministra do Turismo da Itália, Daniela Santanche, que também é membro do partido de extrema-direita da Primeira-Ministra Giorgia Meloni, afirmou que os críticos do vídeo são esnobes e explicou que a versão de Vênus como uma influenciadora teria o objetivo de atrair a atenção do público jovem.
Procurado, o grupo de comunicação Armando Testa não se manifestou sobre a polêmica à CNN americana.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.