De vestido nu a look cobertor: produções que abalaram os últimos Met Gala
O aguardado Met Gala 2023 está chegando. A edição acontecerá na próxima segunda-feira (1) e, assim como nos outros anos, reunirá celebridades que têm influência quando o assunto é moda — assim como os looks mais surpreendentes criados pelas grifes.
Realizado no Metropolitan Museum of Art, em Nova York, o baile desta vez tem como tema "Karl Lagerfeld: Uma Linha de Beleza" e para a ocasião, os seletos e até então sigilosos convidados de Anna Wintour, editora chefe da "Vogue" norte-americana, terão que seguir o código de vestimenta denominado como "em homenagem a Karl".
Opções não faltam, uma vez que o diretor criativo já assumiu o comando de casas de moda como a Fendi, Chanel, Balmain, Chloé, Patou e sua marca homônima. Os anfitriões de 2023 serão Dua Lipa, Penélope Cruz, Michael Coel e Roger Federer.
No início desta década, o baile foi realizado duas vezes. Em 2020, em consequência da pandemia, o evento foi cancelado. No ano posterior, o tema escolhido foi "Na América: Um Léxico da Moda", enquanto em 2022, os looks foram escolhidos em torno de "Gilded Glamour and White Tie", relacionada à Era Dourada no século 19, nos Estados Unidos.
Como sempre, não faltaram looks surpreendentes, polêmicas e referências que podem dar pistas do que podemos aguardar para essa edição.
Kardashian-Jenner
e os "naked dresses"
Iniciando a retrospectiva, seria impossível não começarmos por Kim Kardashian. Em 2021, a influenciadora dominou as redes sociais e os veículos de moda nos dias seguintes ao surgir coberta dos pés à cabeça para o baile.
O look da Balenciaga, antiga parceira da celebridade, por mais que escondesse seu rosto, destacava a importância atual de Kardashian no cenário atual — por mais que ninguém pudesse vê-la, de fato, todos sabiam que era ela por baixo do tecido preto. Sua silhueta tornou-se um marco da geração e mudou a concepção do corpo padrão na moda.
No ano posterior, o frenesi não foi diferente. Desta vez, por razões mais polêmicas.
A estrela resgatou o "naked dress" usado por Marilyn Monroe, em 1962, para cantar o "Feliz Aniversário" para o presidente à época John F. Kennedy. No (quase) eterno debate gerado na internet, muito se discutiu sobre a decisão de Kardashian em tirar a peça do acervo e suspostamente tê-la danificado para se encaixar no seu corpo. A peça foi criada pelo estilista francês Jean-Louis.
Os "vestidos nus", em tradução direta do inglês, por sua vez, foram um dos preferidos entre as famosas para o Met Gala 2021. Entre os destaques, quem atraiu os holofotes e provavelmente desfilou um dos melhores looks do evento foi Kendall Jenner.
A modelo da família Kardashian-Jenner mostrou uma versão atualizada de Audrey Hepburn no papel de Eliza Doolittle, em "My Fair Lady", com uma peça da Givenchy. O vestido transparente tinha detalhes em cristais e deixava a pele de Kendall à mostra.
Em abordagem semelhante, Zoë Kravitz vestiu uma criação da Yves Saint Laurent, que se moldava ao seu corpo como correntes.
Volume pra que te quero
Uma das presenças mais aguardadas ano após ano, Rihanna não esteve presente na edição mais recente do Met Gala. A fim de suprir a ansiedade dos seus fãs, o evento divulgou uma estátua feita digitalmente da artista, que representava sua icônica capa, enquanto grávida do primeiro filho, para a "Vogue". Mesmo sem aparecer, foi assunto.
No baile anterior, a estrela de Barbados quase não apareceu. Sua aguardada aparição foi nos últimos minutos do tapete vermelho — quando quase já não havia esperanças. Acompanhada do namorado, A$AP Rocky, Fenty apareceu com um look de alta-costura da Balenciaga todo na cor preta.
O tecido em camadas envolvia seu corpo como uma espécie de cobertor — como foi citado em memes nas redes sociais — e formava uma gola quase como um capuz.
Seguindo em frente, quando o assunto é volume, não faltaram representações nas últimas realizações do Met Gala.
Em 2022, Gigi Hadid atraiu todos os flashes dos fotógrafos presentes ao surgir com um look em cor bordô da Versace. A peça se assemelhava às queridas jaquetas puffer, mas se estendia até os pés da modelo, um verdadeiro "bolo de noiva". O contraste apresentava-se pelo uso do corset, modelando a cintura.
Já a atriz Blake Lively cedeu aos tecidos volumosos na parte debaixo com um visual que se transformava. A protagonista da série "Gossip Girl" chegou ao local, também de Versace, com vestido em tom de bronze que, depois de um tempo, revelou uma outra versão azul com a cor anterior ainda presente em manchas.
O visual fazia referência à estátua da liberdade e a oxidação do monumento — o que se encaixava muito bem ao tema.
Por fim, Billie Eilish também integrou esse time no Met Gala 2021. A cantora, que recentemente bateu o recorte de show mais assistido no Lollapalooza Brasil, chegou ao baile como se flutuasse. Uma das anfitriãs do baile nesse ano, o look escolhido por ela de Oscar de La Renta, em tom nude, a vestia como uma nuvem de alta-costura.
Um pouquinho de Brasil
Batendo ponto em dois anos seguintes, Anitta foi quem representou o Brasil nas duas recentes edições do Met. Em sua primeira aparição no evento, a cantora fez uma aparição, digamos, mais discreta.
O vestido preto usado por ela, desenhado pelo ex-diretor criativo da Cavalli, Peter Dundas, tinha fenda longa na perna e recortes nas laterais da parte de cima. Nos pés, usava sandálias Alexandre Birman, cravejada em zircônias — Birman, inclusive, a acompanhou para sua estreia em solo fashion.
Em 2022, com mais destaque, a brasileira desfilou uma peça da Moschino, feita sob medida pelo diretor criativo Jeremy Scott, com decote ombro a ombro. Os detalhes na cintura bufantes e em pérolas embelezavam o visual.
Eles também têm vez
Nada de terno preto e branco. Pelo menos, não mais do mesmo. A começar por Timothée Chalamet. O ator de "Duna", que era um dos coanfitriões em 2021, chamou a atenção ao chegar no evento com uma jaqueta Haider Ackermann e calças Rick Owens.
O look era predominantemente branco, com exceção das golas do blazer na cor preta. Nos pés, o galã da nova geração surpreendeu ao usar os famosos All Star Chuck Taylor, da Converse, na mesma tonalidade.
No mesmo ano, inúmeras vezes mais surpreendente, Lil Nas X fez um desfile digno de um dos seus shows. O cantor apresentou três looks em um. Chegou ao Met Gala com um casaco volumoso, na cor dourada, que ao ser retirado revelava uma armadura metalizada e posteriormente se desmembrava em um bodysuit justo ao corpo, com um zíper que se fechava na parte frontal do corpo. Uma cortesia Versace.
Em 2022, as peças em tons terrosos foram as favoritas dos famosos. O latino Bad Bunny serviu um visual da Burberry com ombros levemente bufantes e uma alfaiataria que se desenhava ao seu corpo quase como um vestido.
Aderindo ao blazer-corset, Evan Mock optou por um look da marca nigeriana Head of State na cor manteiga, que trazia recortes nas pernas.
Como a cereja do bolo, na mais recente edição, Lenny Kravitz mostrou porque é um artista atemporal. O cantor, assim como Mock, desfilou um corset que complementava o look em couro da Chrome Hearts.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.