Topo

De vestido nu a look cobertor: produções que abalaram os últimos Met Gala

Zoe Kravitz no Met Gala 2021 - Lexie Moreland/WWD/Penske Media via Getty Images
Zoe Kravitz no Met Gala 2021 Imagem: Lexie Moreland/WWD/Penske Media via Getty Images

Rener Montana

Colaboração para Nossa

29/04/2023 04h00

O aguardado Met Gala 2023 está chegando. A edição acontecerá na próxima segunda-feira (1) e, assim como nos outros anos, reunirá celebridades que têm influência quando o assunto é moda — assim como os looks mais surpreendentes criados pelas grifes.

Realizado no Metropolitan Museum of Art, em Nova York, o baile desta vez tem como tema "Karl Lagerfeld: Uma Linha de Beleza" e para a ocasião, os seletos e até então sigilosos convidados de Anna Wintour, editora chefe da "Vogue" norte-americana, terão que seguir o código de vestimenta denominado como "em homenagem a Karl".

Opções não faltam, uma vez que o diretor criativo já assumiu o comando de casas de moda como a Fendi, Chanel, Balmain, Chloé, Patou e sua marca homônima. Os anfitriões de 2023 serão Dua Lipa, Penélope Cruz, Michael Coel e Roger Federer.

No início desta década, o baile foi realizado duas vezes. Em 2020, em consequência da pandemia, o evento foi cancelado. No ano posterior, o tema escolhido foi "Na América: Um Léxico da Moda", enquanto em 2022, os looks foram escolhidos em torno de "Gilded Glamour and White Tie", relacionada à Era Dourada no século 19, nos Estados Unidos.

Como sempre, não faltaram looks surpreendentes, polêmicas e referências que podem dar pistas do que podemos aguardar para essa edição.

Kardashian-Jenner
e os "naked dresses"

Kim Kardashian | Met Gala 2021 - WireImage - WireImage
Kim Kardashian | Met Gala 2021
Imagem: WireImage

Iniciando a retrospectiva, seria impossível não começarmos por Kim Kardashian. Em 2021, a influenciadora dominou as redes sociais e os veículos de moda nos dias seguintes ao surgir coberta dos pés à cabeça para o baile.

O look da Balenciaga, antiga parceira da celebridade, por mais que escondesse seu rosto, destacava a importância atual de Kardashian no cenário atual — por mais que ninguém pudesse vê-la, de fato, todos sabiam que era ela por baixo do tecido preto. Sua silhueta tornou-se um marco da geração e mudou a concepção do corpo padrão na moda.

No ano posterior, o frenesi não foi diferente. Desta vez, por razões mais polêmicas.

Kim Kardashian no MET Gala 2022 - Getty Images - Getty Images
Kim Kardashian no MET Gala 2022
Imagem: Getty Images

A estrela resgatou o "naked dress" usado por Marilyn Monroe, em 1962, para cantar o "Feliz Aniversário" para o presidente à época John F. Kennedy. No (quase) eterno debate gerado na internet, muito se discutiu sobre a decisão de Kardashian em tirar a peça do acervo e suspostamente tê-la danificado para se encaixar no seu corpo. A peça foi criada pelo estilista francês Jean-Louis.

Kim Kardashian no Met Gala

Os "vestidos nus", em tradução direta do inglês, por sua vez, foram um dos preferidos entre as famosas para o Met Gala 2021. Entre os destaques, quem atraiu os holofotes e provavelmente desfilou um dos melhores looks do evento foi Kendall Jenner.

A modelo da família Kardashian-Jenner mostrou uma versão atualizada de Audrey Hepburn no papel de Eliza Doolittle, em "My Fair Lady", com uma peça da Givenchy. O vestido transparente tinha detalhes em cristais e deixava a pele de Kendall à mostra.

Kendall Jenner no Met Gala 2021 - Mike Coppola/Getty Images - Mike Coppola/Getty Images
Kendall Jenner no Met Gala 2021
Imagem: Mike Coppola/Getty Images

Em abordagem semelhante, Zoë Kravitz vestiu uma criação da Yves Saint Laurent, que se moldava ao seu corpo como correntes.

Zoe Kravitz no Met Gala - Getty Images - Getty Images
Zoe Kravitz no Met Gala
Imagem: Getty Images

Volume pra que te quero

Rihanna, como fotografada para a capa da Vogue América, virou escultura fashionista no Met - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Rihanna, como fotografada para a capa da Vogue América, virou escultura fashionista no Met
Imagem: Reprodução/Instagram

Uma das presenças mais aguardadas ano após ano, Rihanna não esteve presente na edição mais recente do Met Gala. A fim de suprir a ansiedade dos seus fãs, o evento divulgou uma estátua feita digitalmente da artista, que representava sua icônica capa, enquanto grávida do primeiro filho, para a "Vogue". Mesmo sem aparecer, foi assunto.

No baile anterior, a estrela de Barbados quase não apareceu. Sua aguardada aparição foi nos últimos minutos do tapete vermelho — quando quase já não havia esperanças. Acompanhada do namorado, A$AP Rocky, Fenty apareceu com um look de alta-costura da Balenciaga todo na cor preta.

O tecido em camadas envolvia seu corpo como uma espécie de cobertor — como foi citado em memes nas redes sociais — e formava uma gola quase como um capuz.

Rihanna e ASAP Rocky - Getty Images - Getty Images
Rihanna e ASAP Rocky
Imagem: Getty Images

Rihanna no Met Gala

Seguindo em frente, quando o assunto é volume, não faltaram representações nas últimas realizações do Met Gala.

Em 2022, Gigi Hadid atraiu todos os flashes dos fotógrafos presentes ao surgir com um look em cor bordô da Versace. A peça se assemelhava às queridas jaquetas puffer, mas se estendia até os pés da modelo, um verdadeiro "bolo de noiva". O contraste apresentava-se pelo uso do corset, modelando a cintura.

Gigi Hadid no Met Gala - Jamie McCarthy/Getty Images - Jamie McCarthy/Getty Images
Gigi Hadid no Met Gala
Imagem: Jamie McCarthy/Getty Images

Já a atriz Blake Lively cedeu aos tecidos volumosos na parte debaixo com um visual que se transformava. A protagonista da série "Gossip Girl" chegou ao local, também de Versace, com vestido em tom de bronze que, depois de um tempo, revelou uma outra versão azul com a cor anterior ainda presente em manchas.

O visual fazia referência à estátua da liberdade e a oxidação do monumento — o que se encaixava muito bem ao tema.

Blake Lively veste Atelier Versace - Getty Images - Getty Images
Blake Lively veste Atelier Versace
Imagem: Getty Images
Blake Lively | Atelier Versace - Getty Images - Getty Images
Blake Lively | Atelier Versace
Imagem: Getty Images

Por fim, Billie Eilish também integrou esse time no Met Gala 2021. A cantora, que recentemente bateu o recorte de show mais assistido no Lollapalooza Brasil, chegou ao baile como se flutuasse. Uma das anfitriãs do baile nesse ano, o look escolhido por ela de Oscar de La Renta, em tom nude, a vestia como uma nuvem de alta-costura.

Billie Eilish | Met Gala 2021 - Getty Images - Getty Images
Billie Eilish | Met Gala 2021
Imagem: Getty Images

Um pouquinho de Brasil

Batendo ponto em dois anos seguintes, Anitta foi quem representou o Brasil nas duas recentes edições do Met. Em sua primeira aparição no evento, a cantora fez uma aparição, digamos, mais discreta.

Anitta e o designer Alexandre Birman | Met Gala 2021 - Getty Images - Getty Images
Anitta e o designer Alexandre Birman | Met Gala 2021
Imagem: Getty Images

O vestido preto usado por ela, desenhado pelo ex-diretor criativo da Cavalli, Peter Dundas, tinha fenda longa na perna e recortes nas laterais da parte de cima. Nos pés, usava sandálias Alexandre Birman, cravejada em zircônias — Birman, inclusive, a acompanhou para sua estreia em solo fashion.

Em 2022, com mais destaque, a brasileira desfilou uma peça da Moschino, feita sob medida pelo diretor criativo Jeremy Scott, com decote ombro a ombro. Os detalhes na cintura bufantes e em pérolas embelezavam o visual.

Anitta | Met Gala 2022 - Jeff Kravitz/FilmMagic - Jeff Kravitz/FilmMagic
Anitta | Met Gala 2022
Imagem: Jeff Kravitz/FilmMagic

Eles também têm vez

Nada de terno preto e branco. Pelo menos, não mais do mesmo. A começar por Timothée Chalamet. O ator de "Duna", que era um dos coanfitriões em 2021, chamou a atenção ao chegar no evento com uma jaqueta Haider Ackermann e calças Rick Owens.

Timothée Chalamet | Met Gala 2021 - Getty Images - Getty Images
Timothée Chalamet | Met Gala 2021
Imagem: Getty Images

O look era predominantemente branco, com exceção das golas do blazer na cor preta. Nos pés, o galã da nova geração surpreendeu ao usar os famosos All Star Chuck Taylor, da Converse, na mesma tonalidade.

No mesmo ano, inúmeras vezes mais surpreendente, Lil Nas X fez um desfile digno de um dos seus shows. O cantor apresentou três looks em um. Chegou ao Met Gala com um casaco volumoso, na cor dourada, que ao ser retirado revelava uma armadura metalizada e posteriormente se desmembrava em um bodysuit justo ao corpo, com um zíper que se fechava na parte frontal do corpo. Uma cortesia Versace.

Lil Nas X | Met Gala 2021 - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images
Lil Nas X | Met Gala 2021 - Getty Images - Getty Images
Lil Nas X | Met Gala 2021
Imagem: Getty Images
Lil Nas X | Met Gala 2021 - Getty Images - Getty Images
Lil Nas X | Met Gala 2021
Imagem: Getty Images

Em 2022, as peças em tons terrosos foram as favoritas dos famosos. O latino Bad Bunny serviu um visual da Burberry com ombros levemente bufantes e uma alfaiataria que se desenhava ao seu corpo quase como um vestido.

Bad Bunny | Met Gala 2022 - Kevin Mazur/MG22/Getty Images for The Met Museum/Vogue - Kevin Mazur/MG22/Getty Images for The Met Museum/Vogue
Bad Bunny | Met Gala 2022
Imagem: Kevin Mazur/MG22/Getty Images for The Met Museum/Vogue

Aderindo ao blazer-corset, Evan Mock optou por um look da marca nigeriana Head of State na cor manteiga, que trazia recortes nas pernas.

Evan Mock | Met Gala 2022 - Kevin Mazur/MG22/Getty Images for The Met Museum/Vogue - Kevin Mazur/MG22/Getty Images for The Met Museum/Vogue
Evan Mock | Met Gala 2022
Imagem: Kevin Mazur/MG22/Getty Images for The Met Museum/Vogue

Como a cereja do bolo, na mais recente edição, Lenny Kravitz mostrou porque é um artista atemporal. O cantor, assim como Mock, desfilou um corset que complementava o look em couro da Chrome Hearts.

Lenny Kravitz | Met Gala 2022 - Jamie McCarthy/Getty Images - Jamie McCarthy/Getty Images
Lenny Kravitz | Met Gala 2022
Imagem: Jamie McCarthy/Getty Images