É a vez de Açores! Por que ilhas portuguesas foram eleitas o destino do ano
No fim do ano passado, a "National Geographic" elegeu o arquipélago português dos Açores como destino a ser visitado em 2023.
Nada que surpreenda: este conjunto de nove ilhas lusitanas localizado no oceano Atlântico oferece uma fabulosa variedade de passeios na natureza, que incluem visitas a caldeiras vulcânicas que exibem lagoas paradisíacas, passeios de barco que chegam perto de baleias, tours por cachoeiras gigantescas e caminhadas que sobem a montanha mais alta de Portugal.
E tem mais: os Açores são pontuados por lindas cidades históricas, abrigam uma das áreas de produção de vinhos mais únicas do mundo e oferecem receitas deliciosas para seus visitantes.
Para quem tem ido (ou planeja ir) para Portugal, a hora de visitar o território açoriano é essa.
A seguir, conheça atrativos das nove ilhas do arquipélago.
1. São Miguel
São Miguel é a maior ilha dos Açores, abrigando mais da metade da população do arquipélago (aproximadamente 137 mil habitantes).
Porta de entrada da ilha para quem chega de avião, Ponta Delgada é uma cidade grande e levemente agitada, que pode assustar as pessoas que voam ao território açoriano em busca de sossego.
Mas, em São Miguel, é fácil fugir do ambiente urbano e mergulhar na natureza: os principais cartões-postais deste pedaço de terra são as lagoas paradisíacas que existem dentro de caldeiras vulcânicas e que são cercadas por uma linda e densa vegetação.
Tais paisagens podem ser admiradas a partir de mirantes (ou miradouros, como chamados por aqui) localizados em pontos altos da ilha, em um roteiro realizado de carro a partir de Ponta Delgada.
No percurso entre as lagoas, você irá passar por outras paisagens dignas de um quadro, com plantação de chá e relvas que ondulam entre colinas e que, de repente, terminam junto ao mar azul.
Aqui e ali, também surgem cidades e vilas pitorescas perto do oceano, como as lindas Ribeira Grande (famosa por seus painéis de azulejos) e Vila Franca do Campo (célebre pelos doces chamados queijadas).
E o passeio pode ser ainda mais imersivo: na ilha, em locais como a Caldeira Velha, há piscinas naturais com água quentinha no meio de muita mata, perfeitas para um banho.
As praias da Amora, da Viola e do Lombo Gordo são opções para quem quiser curtir o mar em São Miguel.
Na horas das refeições, não deixe de provar as cracas (deliciosos crustáceos cozinhados em água do mar), o queijo fresco da ilha e os licores produzidos com frutas cultivadas em São Miguel, como o maracujá.
2. Ilha Terceira
Na ilha Terceira está uma das mais lindas cidades dos Açores.
Trata-se de um centro urbano à beira-mar chamado Angra do Heroísmo, que tem um centro histórico considerado Patrimônio Mundial pela Unesco, com edifícios de alto valor arquitetônico (alguns com mais de 400 anos).
Aqui, como no resto dos Açores, a natureza também é destaque: a ilha é coberta por extensas áreas de floresta nativa e, na sua parte central, está a formação vulcânica Caldeira Guilherme Moniz.
A Gruta do Natal, por sua vez, é um túnel lávico, com corredores subterrâneos estreitos e longos que podem ser explorados por turistas.
E, assim como na ilha de São Miguel, a Terceira tem um terreno montanhoso cheio de mirantes incríveis: um deles fica no alto do Monte Brasil, com vista fabulosa para a cidade de Angra do Heroísmo e para o mar.
Para agradar o paladar na ilha, não deixe de provar o bolo Dona Amélia, feito com mel de cana e canela. E a Terceira é um local de produção de vinhos: aqui, beba o famoso vinho licoroso Chico Maria.
3. Corvo
Esta é a menor ilha dos Açores, com pouco mais de 6km de comprimento e menos de 500 habitantes.
No povoado chamado Vila do Corvo, encostado no mar, há edifícios interessantes, como a bonita igreja dedicada a Nossa Senhora dos Milagres, virada para o oceano.
A ilha, além disso, tem sua paisagem marcada por uma enorme caldeira vulcânica verdejante que abriga uma lagoa pouco profunda. Já em seu litoral se destacam fotogênicas e altíssimas falésias.
Essas paisagens na costa podem ser admiradas em passeios de barco, que mostram o Corvo de diferentes ângulos e, com frequência, se deparam com golfinhos e baleias no mar.
Nos passeios em terra, não deixe de ir até o Alto dos Moinhos, onde existem pequenos e belos moinhos de vento.
A culinária local tem pratos com peixes fresquíssimos e a célebre torta de erva do calhau. A erva do nome da receita é uma alga apanhada nas rochas do litoral da ilha.
O queijo artesanal do Corvo, por sua vez, é muito apreciado nos Açores.
4. Faial
A ilha do Faial apresenta uma fascinante variedade de paisagens para os visitantes.
Parte de seu terreno é tomado por áreas cobertas por hortênsias, que fazem contraste com o verde da relva e das árvores ao redor.
A ilha é embelezada por uma caldeira vulcânica forrada por plantas e árvores, que brilham sob a luz solar. E, no seu interior, há uma lagoa e um pequeno cone vulcânico.
Na zona do Vulcão os Capelinhos, por sua vez, a paisagem é árida e cinzenta, lembrando imagens extraterrestres.
A ilha tem fotogênicas praias de solo vulcânico, como a Praia do Almoxarife, onde é possível curtir banhos de mar.
E, para admirar paisagens urbanas, dê um passeio por Horta, cidade com belas edificações como a imponente Igreja de São Salvador, com um interior ornamentado com painéis de azulejos.
Polvo guisado com vinho é uma das receitas mais típicas do Faial. Não deixe de provar.
5. Flores
Esta é, sem dúvida, uma das ilhas mais lindas dos Açores.
Aqui, o destaque vai para as paisagens montanhosas pontuadas por lagoas, coloridas por hortênsias e marcadas por encostas cobertas por densa vegetação e lindas quedas d'água.
No centro da ilha, estão as caldeiras Branca, Seca, Comprida e Negra, esta última com 105 metros de profundidade (e todas lindíssimas).
E Flores também exibe exóticas (e enormes) formações rochosas que rendem grandes fotos, como o Morro dos Frades, onde pessoas enxergam as silhuetas de um frade e uma freira.
Este pedaço de terra açoriano, além disso, abriga bonitos centros urbanos, como Lajes das Flores, com acolhedoras ruas estreitas, casas coloridas e lindas igrejas.
Junto com peixes frescos, a ilha tem como receitas tradicionais o inhame com linguiça e a sopa de agrião, além de um queijo curado delicioso.
6. Pico
O Pico é a ilha que abriga a montanha mais alta de Portugal, um vulcão com 2.351 metros de altitude chamado Montanha do Pico e que, por si só, já justifica uma visita a este pedaço de terra dos Açores (é possível fazer caminhadas guiadas rumo ao ponto mais alto do território lusitano e, de lá de cima, curtir paisagens inesquecíveis).
Mas o lugar oferece mais: nesse terreno vulcânico, são produzidos deliciosos vinhos.
As uvas são cultivadas entre muros de pedras, que abrangem grande parte da ilha e protegem as videiras do forte vento que vêm do mar.
Trata-se de uma paisagem única no mundo que, junto com a onipresente Montanha do Pico, serve de pano de fundo para as degustações de vinhos promovidas pelas vinícolas locais.
E as atrações não param por aí: na ilha, é possível organizar passeios para ver baleias e golfinhos no oceano, em um encontro intenso com a natureza dos Açores.
7. Graciosa
A ilha Graciosa também tem sua paisagem embelezada por formações vulcânicas, mas com um terreno menos montanhoso do que outros territórios dos Açores.
A Caldeira da Graciosa, por exemplo, é o elemento mais famoso do horizonte da ilha, com cerca de 270 metros de profundidade. É possível passear pela área da caldeira e curtir toda a sua beleza em uma visão panorâmica, com encostas cobertas por muita vegetação.
No região da Caldeira, por sua vez, existe uma caverna chamada Furna do Enxofre: turistas acessam seu interior por uma escada com 183 degraus.
Já o litoral da ilha é rochoso, mas com lindos mirantes para o mar.
Para uma experiência urbana, faça um passeio pela romântica vila de Santa Cruz, com um lindo conjunto de casas, igrejas e monumentos históricos pintados de branco.
E, na hora da refeição, os turistas vão ao êxtase com as suculentas caldeiradas de peixe preparadas na ilha.
8. Santa Maria
Nesta ilha açoriana, o clima costuma ser mais quente e seco, o que gera uma maior aridez nos seus terrenos, muitos dos quais exibindo tonalidades amareladas (seu apelido é Ilha do Sol).
Belezas, por aqui, não faltam.
Em Santa Maria, por exemplo, estão a Cascata do Aveiro (uma incrível queda d'água com 110 metros de altura) e os famosos "barreiros", terrenos de colorações avermelhadas, aspecto árido e composição argilosa - que rendem grandes fotos.
Um deles é o Barreiro da Faneca, também chamado de "deserto vermelho" - e que encanta os turistas com a sua superfície ondulante de cores vivas.
A costa da ilha é marcada por trechos com águas calmas e cristalinas.
A Vila do Porto tem um belo casario que irá render boas fotos. E, para agradar o paladar, prove o tradicional caldo de nabos, feito com um tipo local de nabo (pequeno e de cor escura) e levando também carne de porco e batata-doce.
9. São Jorge
Ilha vulcânica com belíssimas e verdejantes paisagens montanhosas que se encontram, de maneira poética, com o azul do oceano Atlântico.
Entre os principais símbolos de São Jorge estão as fajãs, superfícies planas junto ao oceano formadas a partir de fluxos de lava que avançaram sobre o mar.
Com solo fértil, essas superfícies viraram local de cultivo permanente. As fajãs são lindos lugares ao lado do mar que encantam os turistas na ilha.
A natureza vulcânica deste pedaço de terra açoriano também pode ser admirada a partir das estradas que cortam as montanhas centrais de São Jorge, com crateras ocupadas por lagoas na paisagem.
A ilha tem bonitas cidades e vilas à beira-mar, como Velas.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.