Topo

Do Bauru ao hot-dog: sanduíches clássicos que nunca perdem a majestade

O tradicional Bauru do Ponto Chic, em São Paulo, virou patrimônio imaterial do Estado de São Paulo - Reprodução/Facebook
O tradicional Bauru do Ponto Chic, em São Paulo, virou patrimônio imaterial do Estado de São Paulo
Imagem: Reprodução/Facebook

Glau Gasparetto e Thaís Lopes Aidar

Colaboração para Nossa

06/05/2023 04h00

Gosto por sanduíche não se discute: todo mundo tem o seu preferido. Sorte da turma que é fã de combinados clássicos, aqueles que podem ser encontrados com facilidade. O segredo do sucesso? Na opinião de José Felipe Santos, professor de gastronomia do Grupo UniEduk, é o fato de serem harmônicos.

"Se não fossem bons, não estariam consolidados há tanto tempo no paladar dos consumidores. Então, além de todas as variantes que se pode ter para tornar um lanche clássico, o fato de ser bom e com ingredientes harmoniosos lhes deu essa consagração", diz.

A seguir, listamos alguns dos sanduíches mais populares, que atravessam fronteiras e anos de história. Qual o seu favorito?

Cheeseburger

Das redes de fast food à menor hamburgueria que você encontrar pelo caminho, o cheeseburger certamente fará parte do cardápio. Apesar de ter a origem um pouco contestada, a versão mais aceita é que o combo pão, hambúrguer de carne e queijo derretido nasceu nos Estados Unidos e envolve o chef Lionel Sternberger.

Cheeseburguer - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Cheeseburguer
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Lá em 1924, aos 16 anos e trabalhando na lanchonete do pai, em Pasadena, ele teria adicionado uma fatia de queijo sobre o hambúrguer, já bem conhecido naquela época. A montagem caiu no gosto e se tornou conhecida no mundo inteiro.

Seguindo a versão original, o cheeseburger leva queijo americano, mas pode ser feito com outros tipos, como cheddar, suíço, pepper jack e por aí vai.

Club Sandwich

Club Sandwich - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Club Sandwich
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Com três fatias de pão torrado e recheio de bacon, alface, frango, tomate e maionese, esse clássico surgiu em Nova York entre os séculos 19 e 20. Foi justamente sua popularidade que definiu seu nome. Acredita-se que o 'Club' venha dos clubes sociais americanos que preparavam o lanche para seus frequentadores.

Mas essa não é a única teoria: a camada extra de pão pode ser a responsável pelo nome também. Na hora de servir, costuma ser cortado em dois triângulos e acompanhado por batatas fritas ou salada.

Croque Monsieur

Croque Monsieur - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Croque Monsieur
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Delicioso, popular e francês. Feito com pão de forma, presunto, queijo (geralmente) gruyère e molho bechamel, o sanduíche nasceu em Paris, também por volta do século 20. Ao que tudo indica, foi criado nos tradicionais cafés parisienses e seu nome faria referência à crocância do pão, que é grelhado — por isso o 'Croque' —, enquanto 'Monsieur' corresponde a 'senhor'.

Embora já tenha sido considerado um prato simples e barato, ganhou status de "gourmet" pois precisa ser gratinado antes de servir. Há, ainda, a variação chamada Croque Madame, que segue a estrutura original, mas ganha um ovo frito (ou a cavalo) por cima.

BLT

BLT - Getty Images - Getty Images
BLT
Imagem: Getty Images

Esse clássico da culinária americana leva pão, bacon, alface e tomate. Seu nome, inclusive, é a sigla desses ingredientes no inglês: Bacon, Lettuce (alface) e Tomato.

Embora sua origem não seja totalmente clara, a teoria é que o sanduíche surgiu no início dos anos 1900, tendo caído no gosto popular na década de 50. Apesar dos ingredientes tradicionais, algumas versões podem contar com maionese, queijo, ovo e até abacate.

Lobster Roll

Lobster roll - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Lobster roll
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Nesse aqui, a lagosta (daí o 'lobster', o termo em inglês) é a estrela principal do prato, que igualmente leva maionese, temperos e um pão de cachorro-quente.

Bastante popular em New England, nos EUA, onde nasceu em 1920, surgiu como alternativa para aproveitar a carne de lagosta que sobrava dos outros pratos - tanto que era tido como "humilde", típico de lanchonetes de beira de estrada. Hoje, porém, o sanduíche é sinônimo de luxo e sofisticação, bastante servido em restaurantes à beira-mar.

Hot-dog

Hot-dog - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Hot-dog
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Esqueça os "dogões" gigantes que o brasileiro inventou. O hot-dog clássico, tipicamente americano, leva só pão, salsicha e condimentos opcionais — geralmente ketchup e mostarda. O sanduíche surgiu na Alemanha, terra das salsichas, no final do século 18, mas se tornou famoso e foi batizado como tal nos Estados Unidos, na década de 1860.

Uma das teorias mais aceitas aponta o imigrante alemão Charles L. Feltman, padeiro de formação, como responsável pelo feito. Ele trocou os mariscos frios que vendia em Coney Island pelos sanduíches simples e práticos. Anos mais tarde, no seu auge, com um restaurante que ocupava todo o quarteirão, chegou a preparar 40 mil hot-dogs em um mesmo dia.

Shawarma

Shawarma - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Shawarma
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Do Oriente Médio vem um dos sanduíches mais saborosos que se tem notícia. O shawarma consiste em tiras finas de carne assada (carne bovina, cordeiro, frango ou um mix de todas) em espetos verticais. Tudo muito bem temperado com especiarias como cominho, canela, coentro e páprica.

A proteína é servida em pão sírio ou wrap, acompanhada por alface, tomate, cebola, pepino, molho tahine e homus. Pela praticidade e sabor, ganhou as ruas da Europa e América do Norte. Tem como parentes próximos o donner e o kebab — neste caso, a carne é assada em espetinhos.

Bauru

Bauru do Ponto Chic - Divulgação - Divulgação
Bauru do Ponto Chic
Imagem: Divulgação

Ele pode não ser conhecido no mundo todo, como os outros clássicos acima, mas faz parte da realeza brasileira. O sanduíche típico da terrinha é desde 2018 patrimônio imaterial do Estado de São Paulo, onde foi criado em 1937.

Quem o inventou foi o bauruense Casimiro Pinto Neto, aluno da Faculdade de Direito do Largo São Francisco, apelidado com o nome da cidade natal. No bar Ponto Chic, ele pediu ao sanduicheiro Carlos que fizesse um sanduba com pão francês, fatias de rosbife, tomate, pepino em conserva e queijo derretido. Foi sucesso e todo mundo pedia sempre o sanduba do Bauru, que acabou batizando a iguaria.

Fontes: Eduardo Perrone, chef do Meat Downtown Burger; Felipe Bastos, chef e coordenador de produtos da Royal Prestige; José Felipe Santos, gastrônomo e professor de gastronomia do Grupo UniEduk; Rodrigo Alves, sócio-gestor do Ponto Chic.