Como bolsa de R$ 80 se tornou o item de moda mais desejado do ano?
Não é só uma bolsa, é uma Uniqlo. Em relatório publicado pela Lyst Index, uma das principais plataformas de pesquisas de moda no mundo, o acessório se tornou o item de moda mais desejado do ano.
A presença na bolsa no topo desse pódio é um feito e tanto. O produto é o mais barato a chegar nessa posição. No site oficial da Uniqlo, o produto pode ser comprado por 14,90 euros, cerca de R$ 80, em conversão direta.
Enquanto há muito tempo estávamos acostumados a nos deparar com peças da Dior, Balenciaga ou outras grifes do mesmo porte no topo, desta vez o produto "mais quente" de 2023 é, de certa forma, acessível para grande parte do público.
No site oficial da etiqueta, o produto é descrito como uma "elegante bolsa tiracolo combina facilmente com qualquer roupa". Destaca-se também o seu design atemporal.
De fato, a forma quase triangular do acessório é um sucesso e não é de hoje. No ano passado, a Dior Saddle Bag se tornou o item favorito das fashionistas — e o formato da bolsa da marca japonesa, não é muito diferente desse. Menos luxuoso, mais ainda triangular em suas próprias proporções.
De onde veio tanto sucesso?
Em detalhes específicos, o produto é confeccionado em nylon e está disponível em 10 cores, além de oferecer a possibilidade de ser usado no ombro ou na transversal - como uma espécie de pochete, a controversa favorita da moda nos últimos anos.
A bolsa mede 28 cm x 17 cm, o que favorece o seu apelo de ser um item aparentemente pequeno, mas que oferece espaço para, ao menos, carregar itens essenciais. Tanto para homens como para mulheres.
Mas o que fez da Uniqlo realmente relevante... Rufem os tambores. Foi (nada surpreendentemente) o TikTok.
Não é surpresa que a plataforma é quem alavanca qualquer tendência hoje em dia.
Embora tenha sido lançada em abril de 2022, o frenesi por trás do acessório começou depois que uma usuária da rede social, que se apelida como @caitlinphilimore, gravou um vídeo de quarenta e três segundos. Nele, ela mostra toda a capacidade de armazenamento da bolsa, incluindo um pacote de bolacha, uma câmera fotográfica, carregador, chaves, entre outros diversos itens.
Tudo isso fez com que a gravação chegasse a 700 mil visualizações. Esse foi o estopim para que chegasse aos 96 milhões de visualizações posteriormente.
Onda de grife
O sucesso da Uniqlo surfa com o estouro provocado pelo lançamento Re-Nylon, da Prada. Também de acordo com a Lyst Index, o produto de tamanho enxuto, embora grifado, foi o mais vendido de 2022 — fosse por abordar a estética dos anos 2000 ou pela sua capacidade de guardar todos os itens necessários de forma facil, o que se tornou essencial nos anos de pandemia e até hoje perdura.
As pesquisas relacionadas ao relançamento da Prada aumentaram 131% há um ano, com mais de 4,2 milhões de visualizações no TikTok. Tudo isso com um item lançado originalmente em 1984.
De volta à Uniqlo, há uma mistura de Dior e Prada: um design contemporâneo e a funcionalidade. Mas há algo que nenhuma das duas grifes pode oferecer: o preço acessível.
O mais surpreendente de todo o sucesso vai ainda além: a marca japonesa não precisou recrutar um time de celebridades, como as marcas têm feito para se tornarem relevantes, para alcançar tal notoriedade.
Bastou a divulgação orgânica — e gratuita — dos usuários das redes sociais para que ela se tornasse relevante.
Ao contrário das maxibolsas que vinham aparecendo cada vez mais nos desfiles, ou até mesmo aquelas com formato de pombo, como as lançadas por JW Anderson, a tiracolo de R$ 80 encontrou seu espaço na moda sem recorrer a qualquer exclusividade. Apenas engajamento.
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