Airbnb em Nova York: alugar quarto é opção para poupar e receber boas dicas
Quem tem o hábito de viajar a lazer sabe que a hospedagem costuma comer uma boa fatia do orçamento das férias. Segundo a última pesquisa PNAD Turismo, realizada pelo IBGE e divulgada em julho de 2022, o item é responsável pela maior parte dos gastos realizados em viagens.
Como alternativa aos hotéis e aos dormitórios coletivos de hostels e albergues, a plataforma Airbnb voltou a dar destaque, em sua pesquisa, aos quartos residenciais disponíveis para aluguel.
É uma espécie de retorno às origens, já que o site surgiu, em 2007, quando dois anfitriões receberam três pessoas para dormir em colchões no chão de sua casa, em São Francisco, e a partir daí tiveram a ideia de criar uma ferramenta online para compartilhar hospedagens.
Dividir o imóvel com o morador é uma maneira bacana de conhecer gente no destino das férias e de obter dicas do que fazer por meio de quem realmente vive cada lugar. Além disso, pode significar uma boa economia, principalmente em cidades com fama de cobrar caro pela estadia, como Nova York, Londres ou Paris.
Em Nova York, por exemplo, o valor médio das diárias em hotéis foi de 235 dólares entre 2019 e 2022, de acordo com a empresa alemã de pesquisa de mercado Statista. O Airbnb, por outro lado, afirma que mais de 80% dos quartos privativos cadastrados na ferramenta custam menos de 100 dólares por noite — o site calcula que o preço médio seja de 67 dólares.
A lista abaixo reúne dez opções de quartos privativos à disposição na Big Apple, de Manhattan ao Brooklyn, com nota superior a 4,90 no Airbnb. Clicando na foto do morador, você acessa outra novidade do site: o Passaporte do Anfitrião, que permite saber mais sobre quem propõe a hospedagem.
1. Vista panorâmica de Manhattan
Até Brian Chesky, CEO do Airbnb, já ficou hospedado no quarto para hóspedes deste apartamento em plena 5ª Avenida, na frente do Empire State Building e com vista para pontos turísticos como o Central Park e a Freedom Tower. O dormitório de visitantes tem cama de casal, TV, mesa de trabalho e banheiro privativo.
Distrito: Manhattan
Nota no Airbnb: 4,92
Anfitrião: KYLE / VLAD, agente de viagens, gosta de cozinhar, pratica esportes e artes marciais, joga futebol e tem um gato preto e branco.
2. Queens com pátio e churrasqueira
Em um apartamento de dois pisos e cerca de 90 m² na divisa do Queens com o Brooklyn, o quarto para hóspedes tem entrada independente e banheiro compartilhado. Nos fundos há um pátio com jardim e churrasqueira e o prédio dá acesso a máquinas de lavar e secar, com pagamento separado.
Distrito: Queens
Nota no Airbnb: 5
Anfitrião: Jardinagem e culinária são dois hobbies de Justin, que trabalha em uma empresa de tecnologia e mora no local com um cãozinho poodle.
3. No Brooklyn, pertinho do metrô
Na região de Bedford-Stuyvesant, o apartamento duplex fica próximo da estação Myrtle-Broadway do metrô, servida pelas linhas marrom e laranja. Com cama queen size, o quarto para hóspedes está no andar de cima e dá vista para o jardim. O piso inferior reúne a cozinha e as salas de jantar e estar.
Distrito: Brooklyn
Nota no Airbnb: 5
Anfitrião: Nascida em Nova York, Stacey já morou em Buenos Aires, Amsterdã e Berlim - seu segundo idioma é o alemão.
4. Para curtir o East Village
Em boa localização para explorar a pé a parte sul de Manhattan e pertinho de endereços famosos da cena gastronômica novaiorquina, como Katz's Deli e Russ & Daughters. Com cama queen size e vista para a rua, o quarto ensolarado compartilha o banheiro com a dona do imóvel.
Distrito: Manhattan
Nota no Airbnb: 5
Anfitrião: A canadense Rachel vive com seu gato, Willie B., e trabalha em casa como designer de produto.
5. Casa de artista
Livros, plantas e quadros decoram o apartamento de dois quartos - um deles, com cama de solteiro, pronto para receber os hóspedes. Sala, cozinha e banheiro são compartilhados com a moradora. Está na parte norte do Brooklyn, com acesso fácil a bairros de Manhattan como Lower East Side e Downtown.
Distrito: Brooklyn
Nota no Airbnb: 4,94
Anfitrião: Educadora e artista, Kaitlyn fala inglês e espanhol. Suas maiores paixões são museus e viagens.
6. Nos passos de Friends
A porta lilás com uma moldura amarela em volta do olho mágico não deixa dúvidas: a dona da casa é fã do seriado Friends - o prédio de esquina que aparecia nos episódios como endereço dos seis amigos, aliás, fica na vizinhança, no bairro de West Village. Há dois quartos disponíveis para aluguel, com uso compartilhado dos banheiros.
Distrito: Manhattan
Nota no Airbnb: 5
Anfitrião: Aneseh, australiana, é consultora na área de tecnologia e dançarina profissional.
7. Entre parques, no Upper West Side
O quarto espaçoso dá direito a usar um banheiro privativo, a charmosa sala com lareira e a cozinha equipada do apartamento onde também mora a dona, Andrea. Numa área residencial do Upper West Side, o prédio tem porteiro 24 horas e fica próximo tanto do Riverside Park, à beira do rio Hudson, quanto do Central Park.
Distrito: Manhattan
Nota no Airbnb: 5
Anfitrião: Andrea recebe hóspedes há seis meses em seu apartamento e detém nota máxima dos usuários.
8. Um andar só pra você
Modéstia dizer que este é um quarto para hóspedes: o espaço ocupa o basement (subsolo) inteiro de um apartamento duplex em Bushwick, região cheia de galerias, bares e lojas no Brooklyn. Com entrada independente, o cômodo tem banheiro privativo, micro-ondas, geladeira e utensílios básicos de cozinha.
Distrito: Brooklyn
Nota no Airbnb: 4,93
Anfitrião: Mia define-se como "uma artista oriental que mora nos Estados Unidos". Ela estudou no Art Institute of Chicago.
9. Hóspede de Mateo, Gregory e Apollo
Com uma decoração mais classuda e muito espaço disponível, o quarto prevê o uso de um banheiro exclusivo, mas não da cozinha - por isso, o dormitório conta com frigobar, chaleira elétrica e micro-ondas, além de uma TV. Localizado em Crown Heights, permite ir a pé até o Brooklyn Botanic Garden e o Prospect Park.
Distrito: Brooklyn
Nota no Airbnb: 4,99
Anfitrião: Mateo vive no imóvel de três andares com seu parceiro, Gregory, e o buldogue francês Apollo. Além de inglês, fala espanhol.
10. Entre as plantas de Barbara
Vasos com flores e folhagens estão espalhados pelo apartamento de uma fotógrafa brasileira na região de Bushwick, perto do Highland Park - não por acaso, ela chama o lugar de "Plantasia House". Dentro do quarto há mesa de trabalho e um pequeno closet para guardar roupas e sapatos.
Distrito: Brooklyn
Nota no Airbnb: 4,91
Anfitrião: Barbara mudou-se de Minas Gerais para o Brooklyn há seis anos, mas não perde o carnaval do Brasil.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.