Topo

Quem é o homem que chegou ao topo do Everest 26 vezes (e está lá de novo!)

Pasang Dawa Sherpa é a segunda pessoa a subir 26 vezes o Monte Everest  - Reprodução
Pasang Dawa Sherpa é a segunda pessoa a subir 26 vezes o Monte Everest Imagem: Reprodução

De Nossa

15/05/2023 11h23

Um sherpa, como são chamados os guias profissionais da etnia nepalense nativos da região do Himalaia, empatou o recorde mundial e se tornou a segunda pessoa a subir 26 vezes o Monte Everest — o maior número já alcançado no mundo.

Segundo a agência de notícias Reuters, o profissional é Pasang Dawa Sherpa, de 46 anos, que chegou ao pico de 8.849 metros de altura no domingo (14). Ele agora divide o recorde com Kami Rita Sherpa, informou Bigyan Koirala, autoridade de turismo do governo do Nepal.

Kami Rita, o primeiro a alcançar o topo 26 vezes, pode deixar Pasang Dawa para trás em breve. Ele atualmente está no Everest e, se chegar ao topo nesta subida, quebrará o recorde mais uma vez em uma 27ª passagem pelo pico.

Pasang Dawa, por sua vez, chegou ao topo no domingo com um cliente da Hungria. Sherpas frequentemente acompanham outros montanhistas por conhecerem bem os segredos do Everest. Ele trabalha para a empresa Imagine Nepal Treks.

O acampamento base do Everest fotografado por drone em 24 de abril - Pasang Rinzee Sherpa/REUTERS - Pasang Rinzee Sherpa/REUTERS
O acampamento base do Everest fotografado por drone em 24 de abril
Imagem: Pasang Rinzee Sherpa/REUTERS

"Eles estão descendo do topo agora e estão em boa forma", informou outra autoridade, Dawa Futi Sherpa, à Reuters. Ainda de acordo com Dawa Futi, uma mulher paquistanesa de 37 anos, Naila Kiani, também chegou ao pico neste domingo e se tornou a primeira escaladora estrangeira a alcançar o feito nesta temporada.

A bancária que vive atualmente em Dubai já teria escalado quatro das 14 montanhas mais altas do mundo após o Everest, segundo o jornal The Himalayan Times.

O período ideal de subida na montanha mais alta do mundo vai de março a maio e mais montanhistas disputam a chegada ao pico no momento, especialmente depois que cordas do percurso foram consertadas. Portanto, os recordes são mais difíceis de serem verificados.

Monte Everest, no Nepal - EVAN GREEN/Divulgação National Geographic - EVAN GREEN/Divulgação National Geographic
Monte Everest, no Nepal
Imagem: EVAN GREEN/Divulgação National Geographic

O Nepal liberou 467 autorizações este ano para escaladores estrangeiros realizarem o percurso no Everest. Cada um, geralmente, sobe acompanhado de pelo menos um guia sherpa, o que gera preocupações que a seção mais estreita da montanha (mais conhecida como Hillary Step), pouco antes do pico, possa ficar lotada.

O Everest já foi escalado mais de 11 mil vezes desde a primeira subida feita por Edmund Hillary e Sherpa Tenzing Norgay em 1953. Cerca de 320 pessoas já morreram tentando alcançar o pico, segundo a base de dados do Himalaia e de autoridades do Nepal obtidos pela Reuters.