Sorvete mais caro do mundo leva folhas de ouro e custa R$ 31,6 mil
A marca japonesa Cellato bateu o recorde mundial e produziu o sorvete mais caro do mundo. Uma porção da sobremesa sai por 873,4 mil ienes ou cerca de R$ 31,6 mil, informou na semana passada o Guinness World Records, organização que publica o Livro dos Recordes.
O alto preço tem a ver com ingredientes raros que compõem a receita vencedora: ouro, trufas brancas e queijos naturais, além de borra de saquê. Apenas a trufa, produzida na região italiana de Alba, sai por 2 milhões de ienes ou cerca de R$ 72,4 mil o quilo.
Batizado de Byakuya, ele leva ainda outro produto italiano na sua composição: o queijo Parmigiano Reggiano — o parmesão "original" — produzido exclusivamente no norte da Itália desde a Idade Média com técnicas artesanais seculares.
A escolha pelas trufas e pelo queijo foi bastante intencional: o objetivo da Cellato, segundo o Guinness, não era apenas produzir o sorvete mais caro, mas também proporcionar uma mistura única de sabores europeus e japoneses. Os aromas da terra do sol nascente ficaram por conta do saquê.
A combinação foi criada por Tadayoshi Yamada, chef que comada o RiVi, restaurante em Osaka conhecido pela cozinha especializada em "fusões" criativas de ingredientes.
Ao contrário do ritual habitual na avaliação de recordes, o time do Guinness lamentou não poder estar no local para uma degustação do doce. No entanto, eles afirmaram que membros que estiveram presentes na sessão na sorveteria o descreveram como um sorvete "rico em sabor e textura".
"Eles comentaram que a fragrância robusta da trufa branca enche a boca e o nariz e é seguida pelos aromas frutados e complexos do Parmigiano Reggiano. A borra de saquê finaliza a gloriosa experiência de degustação", destaca a organização.
Através de um porta-voz, a Cellato revelou que levou um ano e meio desenvolvendo a receita, com "muitas tentativas e erros" até chegar ao sabor final. "Alcançar um título do Guinness World Records fez o esforço valer a pena", declarou a companhia.
A empresa ainda adiantou que planeja lançar outras combinações com ingredientes "finos", como Champagne e caviar.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.