Só sobrou uma parede original: como reforma transformou este apê no Rio
Vinte anos atrás, os pais de Luiza Mesquita tiveram uma ideia. Compraram dois apartamentos no prédio à frente do deles, onde a mãe havia nascido e crescido no Rio de Janeiro.
Era um sonho manter a família sempre por perto, afinal, um imóvel seria de cada filho.
Os anos se passaram e esse sonho se realizou num piscar de olhos: o edifício que via a menina chegar para visitar a avó agora a recebe como arquiteta formada.
"Passei minha infância visitando minha avó lá, por isso meu primeiro apartamento é cheio de boas lembranças e memórias afetivas", conta.
Agora, para viver sua própria história com o parceiro Roberto e o cão Koda, ela zerou o imóvel de 60 m²: na reforma, restou apenas uma parede original.
"Minha mãe sempre me ensinou que ambientes não devem ser apenas bonitos, mas também funcionais. Carrego isso no meu jeito de projetar até hoje. Praticidade foi a palavra de ordem, acrescentando cor e uma pegada mais jovem", resume ela, que trabalhou com a sócia Luana Bérgamo, ambas à frente do SketchLab Arquitetura, para a renovação.
Na planta, os dois quartos se mantiveram — afinal, está nos planos do casal aumentar a família em breve. O antigo quarto de serviço grande, agora sem muita utilidade, foi demolido e rendeu espaço à sala de estar.
Não é que a área de serviço não exista mais — ela ficou menor, e agora é camuflada por portas de correr de alumínio branco com vidro aramado. "Isso permite que o pequeno espaço seja isolado da sala, quando necessário, sem bloquear a passagem de luz natural", diz Luiza. Com a nova configuração houve até espaço para um lavabo — repare no teto, com azulejos estampados.
Ao incluir suas preferências estéticas ao imóvel que conta parte de sua história, Luiza se sentiu completa: passado, presente e futuro estão ali. "Posso dizer que o projeto é 50% careta e 50% jovem, pois, ao mesmo tempo em que eu quis trazer uma atmosfera contemporânea, pensei em como nós, arquitetos, estamos sempre em transição e queremos experimentar tendências", diz.
Pontos altos do apê de Luiza
- Praticidade é palavra de ordem, por isso, Luiza priorizou materiais e acabamentos que facilitam o dia-a-dia, com manutenção rápida e descomplicada. Um bom exemplo é o piso de porcelanato amadeirado no padrão carvalho, no lugar da madeira propriamente dita.
- Manter traços da sua história é fundamental: o pilar da planta original do apartamento lembra sobre como ele era antes, o banco engastado na alvenaria que separa a sala da cozinha para acomodar mais amigos em dias de casa cheia e o nicho verde na parede sob a TV são bons exemplos disso.
- Mas há apostas em equipamentos modernos também: o cooktop Stone Cooking, que permite que os queimadores fiquem em contato direto com a bancada, trazendo uma estética mais limpa.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.