Topo

Escondidinho brasileiro é eleito o 2º melhor prato de travessa do mundo

O escondidinho, uma paixão nacional, também conquistou os paladares internacionais - Divulgação
O escondidinho, uma paixão nacional, também conquistou os paladares internacionais Imagem: Divulgação

27/05/2023 16h47

Quem resiste a um escondidinho? A farta combinação de purê de batata ou de mandioca com carne seca — na sua versão original — não apenas conquistou o Brasil como também os paladares internacionais.

A receita brasileiríssima foi eleita o 2º melhor prato servido em travessa do mundo, segundo a avaliação da enciclopédia gastronômica TasteAtlas divulgada nesta semana.]

Nosso escondidinho garantiu a medalha de prata com a nota 4,6 (de 5 pontos possíveis).

Ela ficou atrás apenas do pastel de choclo, uma receita típica chilena feita com carne moída com azeitonas e ovos distribuída em camadas de purê de milho.

A receita brasileira deixou para trás ícones das 'caçarolas' internacionais, como a lasanha à parmegiana, da Itália (5º lugar), a mousakka, da Grécia (10º lugar), e a shepherd's pie, da Inglaterra (19º lugar).

O Brasil ainda garantiu mais um representante no Top 50 do ranking: o cuscuz paulista ficou na 49º posição, com uma nota 3.

A nossa medalha de prata

O escondidinho foi apresentado ao público internacional pelo TasteAtlas como "uma caçarola tradicional brasileira que pode ser feita com uma variedade de ingredientes: carne bovina, frango, peixe, porco ou camarão", contemplando as variedades da receita nas diferentes regiões do Brasil.

Mas a publicação gastronômica faz questão de frisar que o original, como sabemos, é "o escondidinho de carne seca, feito com uma combinação de carne seca salgada e purê"

A carne seca é cozida com tomate, cebola, alho e vários temperos. É colocado em uma assadeira, coberto com purê e, muitas vezes, queijo ralado. A combinação é assada no forno até dourar por cima" Descreve o time do TasteAtlas

A receita é um clássico da culinária nordestina e um dos pratos-estrela do chef Rodrigo Oliveira, novo jurado do programa "MasterChef", que ensinou o passo a passo para Nossa. Veja o vídeo:

O campeão

O pastel de choclo garantiu a medalha de ouro com a nota 4,7. Segundo o TasteAtlas, a refeição caseira favorita do Chile leva carne moída, frango, azeitonas pretas, cebola, ovos cozidos e massa feita de milho fresco moído (chamado choclo) e também é popular no Peru, Argentina e Bolívia.

Pastel de choclo - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Pastel de choclo
Imagem: Getty Images/iStockphoto

O milho desempenha um papel fundamental no prato, e sem surpresa — era adorado pelos antigos incas, cujo deus mais importante era o deus do milho. O milho era tão importante para os incas que seu chefe, que se acredita ser um descendente dos deuses, plantava as primeiras sementes de milho todos os anos" Ressalta a equipe do TasteAtlas

Segundo os antropólogos, o prato provavelmente se origina dos conquistadores espanhóis que contrataram cozinheiros tribais para fazer uma refeição como lembrança de casa. Os cozinheiros implementaram a massa de milho em um prato semelhante às empanadas, e assim nasceu o pastel de choclo.

Uma curiosidade: a torta geralmente é polvilhada com açúcar antes de assar, garantindo que uma crosta caramelizada se desenvolva por cima.