Dia do Hambúrguer: conheça a história e faça em casa cinco novos clássicos
Pão, carne... e uma ideia na cabeça. Foi-se o tempo em que o hambúrguer basicão era a única opção para os apaixonados pelo lanche.
No Brasil, ele é o favorito de algumas casas tradicionalíssimas e repleto de histórias e nostalgia, como você já viu aqui em Nossa.
Porém, para comemorar o Dia do Hambúrguer (28 de maio), você fica sabendo como alguns dos "novos clássicos" foram criados e, se quiser reproduzir em casa, os chefs entregam passo a passo das receitas mais queridas.
Bombom, da Lanchonete da Cidade
Quando abriram a Lanchonete da Cidade, em 2004, os proprietários partiram do princípio de que ela precisava ter um produto que se destacasse. Enquanto montavam o blend de carnes, a bolinha parecia muito um bombom — daí o nome.
Entre os diferenciais do Bombom estava o tamanho: ele tinha 220 gramas. Hoje, quase 20 anos depois, e toda a evolução que o mercado, a casa trabalha com 2 tamanhos: o smash de 100 gramas e o bombom de 180 gramas.
Além disso, ele leva um molho de tomate especial, inspirado na hamburgueria do seu Oswaldo e diferente do ketchup tradicional, e a base é com pão francês, crocante, mas o formato seguia o padrão do pão de hamburguer, redondinho.
Miami Burger, do Fôrno
O sanduíche foi criado depois que Fih Fernandes, chef do Fôrno, viajou à cidade e experimentou um pouco da cultura latino-americana.
Ao chegar no Brasil, produziu um molho que lembrasse o dos tacos: apimentado e adocicado ao mesmo tempo. Assim surgiu o Miami, um smash duplo, com cebola branca crocante e molho especial.
Black Burguer, do Z Deli Sandwiches
No cardápio desde 2014, este hambúrguer é feito apenas com um ingrediente: o boi. Dele, utiliza-se tudo: carne (músculos), tutano (medula) e o jus (molho a base dos ossos assados).
Não se pode fazer alterações, nem acrescentar nem retirar nenhum ingrediente desse hambúrguer. O recomendado é comer ao ponto para mal passado para ter a melhor experiência.
Poivre, do St Louis
O sanduíche foi criado pensando nas novas tendências dos hambúrgueres servidos nos Estados Unidos em uma união de ingredientes tradicionais, com toque de modernidade em como usá-los.
A cebola traz crocância e sabor adocicado, que se equilibra o sabor do gorgonzola e com a leve picância do hambúrguer envolto em crosta de pimenta.
Original, do Ecully Charbon
Após estudar na renomada escola de culinária Institut Paul Bocuse, o casal Juliana Amorim e Guilherme Cândido retornou ao Brasil e começou a investir em eventos gastronômicos, até abrir uma marca própria.
Entre menus, pratos e receitas no Ecully, eles começaram a testar a venda de hambúrguer na calçada após o horário de serviço, durante um domingo por mês. O primeiro lanche criado foi o Original.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.