Topo

Parque de diversões mais antigo do mundo tem 440 anos e resiste ao tempo

O parque de diversões Bakken, na Dinamarca, sobreviveu às guerras mundiais - Reprodução Instagram
O parque de diversões Bakken, na Dinamarca, sobreviveu às guerras mundiais
Imagem: Reprodução Instagram

Lucila Runnacles

Colaboração para Nossa

28/05/2023 04h00

A capital da Dinamarca guarda um tesouro, um parque de atrações que resiste ao tempo e à modernidade e há 440 anos encanta adultos e crianças.

O Bakken é o parque de diversões mais antigo do mundo; um lugar que guarda muita história e atrações que encantam várias gerações.

Esse parque surgiu há mais quatro séculos quando a região ficou conhecida pelas propriedades curativas das suas águas. Com o tempo, o lugar foi ficando famoso e alguns artistas e vendedores ambulantes aproveitaram para vender seus produtos por lá.

Hoje em dia, o Bakken tem 32 atrações mecânicas e 35 jogos. Nesse parque onde a história e a nostalgia ocupam o mesmo espaço, os brinquedos mais modernos se misturam aos antigos, como a montanha-russa feita toda de madeira que já tem mais de 80 anos e ainda funciona.

A montanha-russa de mandeira: um clássico do Bakken - Reprodução Instagram - Reprodução Instagram
A montanha-russa de madeira: um clássico do Bakken
Imagem: Reprodução Instagram

A entrada é gratuita e cada pessoa paga pela atração que quiser experimentar. Mas também é possível comprar um passe para todas por cerca de 36 dólares (cerca de R$ 180) por pessoa.

Barraquinhas de comida, bares e shows de música ao vivo dividem a atenção e a alegria dos visitantes, principalmente durante os meses de verão.

O ar mantém os ares vintage, inclusive no seu personagem principal, o Pierrot - Reprodução Instagram - Reprodução Instagram
O ar mantém os ares vintage, inclusive no seu personagem principal, o Pierrot
Imagem: Reprodução Instagram

Mais informações: o Parque Bakken fica no bosque de Dyrehaven, a 10 minutos de carro de Copenhague.

A Europa é o berço dos parques de diversões mais antigos

Dos parques da Idade Média à tecnologia moderna, o Velho Continente tem vários parques de entretenimento com muitos séculos de história na bagagem; lugares que sobreviveram à Grande Depressão e às duas guerras mundiais.

Até mesmo Walt Disney viajou à Europa nos anos 1950 para conhecer os parques europeus que logo serviram de inspiração para criar a famosa Disneyland, nos Estados Unidos.

Peripécia das antigas: dublê em cambalhota aérea no parque de diversões Bakken, por volta de 1950 - Getty Images - Getty Images
Peripécia das antigas: dublê em cambalhota aérea no parque de diversões Bakken, por volta de 1950
Imagem: Getty Images

Nesses parques encontramos brinquedos como o carrinho bate-bate, trem fantasma ou o tradicional carrossel, experiências que fizeram parte da vida de muitos adultos europeus e que continuam funcionando.

Tivoli Gardens
Dinamarca

O Tivoli Gardens é o segundo parque mais antigo do mundo. No centro de Copenhague, pertinho do prédio da prefeitura, esse lugar surgiu em 1843 quando Georg Carstensen convenceu o rei Cristian 8º a utilizar os jardins e fazer um parque ali.

O Tivoli Gardens fica especialmente bonito à noite, quando as milhares de luzinhas se acendem - Karl Hedin/Unsplash - Karl Hedin/Unsplash
O Tivoli Gardens fica especialmente bonito à noite, quando as milhares de luzinhas se acendem
Imagem: Karl Hedin/Unsplash

A ideia era manter a população distraída, o que manteria o rei mais tempo no poder — a velha política do pão e circo que ainda é muito utilizada hoje em dia.

O Tivoli tem uma área linda inspirada na cultura chinesa e, durante a noite, com suas milhares de luzes acesas é realmente um espetáculo. Além de muitos brinquedos tradicionais, o parque também tem um lago, shows e fogos de artifício em dias especiais

Blackgang Chine
Inglaterra

Faroeste, piratas e castelos se misturam na temática do parque - Justin Garvanovic/Reprodução - Justin Garvanovic/Reprodução
Faroeste, piratas e castelos se misturam na temática do parque
Imagem: Justin Garvanovic/Reprodução

É o parque de atrações mais antigo da Inglaterra, inaugurado em 1843. A primeira atração exibida foi um esqueleto completo de baleia que continua ali até hoje. Uma cidade de faroeste, castelos e um barco pirata também estão entre os brinquedos desse parque inglês, que fica na Ilha de Wight.

Prater
Áustria

Em Viena encontramos o Prater. Em 1766 a área onde o parque está construído era utilizada como lugar de caça de animais; em 1895 virou parque de entretenimento.

A roda gigante do Prater virou um ícone de Viena - Carina Baumgartner/Unsplash - Carina Baumgartner/Unsplash
A roda gigante do Prater virou um ícone de Viena
Imagem: Carina Baumgartner/Unsplash

A sua roda gigante de 65 metros de altura, a mais antiga do mundo, foi testemunha de guerras mundiais. Na 1ª Guerra Mundial deixou de funcionar durante dois anos e na 2ª Guerra Mundial a atração pegou fogo e perdeu parte da sua estrutura. No início o brinquedo tinha 30 cabines mas apenas 15 puderam ser colocadas de novo. Essa roda-gigante é uma das maiores atrações do Prater e também um dos símbolos da capital austríaca.

Tibidabo
Espanha

A Espanha também tem um dos parques mais antigos do continente. O Tibidabo, em Barcelona, sobreviveu à Guerra Civil Espanhola (de 1936 a 1939). O parque foi inaugurado em 1901, na montanha que tem o mesmo nome.

Parque Tibidabo, com Barcelona a seus pés - Elliot Paris/Unsplash - Elliot Paris/Unsplash
Parque Tibidabo, com Barcelona a seus pés
Imagem: Elliot Paris/Unsplash

Dali de cima se tem uma vista incrível da capital da Catalunha e do mar. Uma das maneiras de chegar ao parque e curtir a paisagem é por meio de um teleférico também conhecido como funicular.

O carro-chefe continua sendo um avião vermelho, uma réplica da primeira aeronave que fez o trajeto Barcelona-Madri, em 1927. Quem sobe nela dá voltas de 360 graus e tem a experiência de um simulador de voo. Sem falar da sua colorida roda gigante que oferece vistas incríveis de Barcelona.