Topo

Restaurante japonês proíbe fregueses de usarem o celular enquanto comem

Debu-chan, em Tóquio - Reprodução/Tripadvisor
Debu-chan, em Tóquio Imagem: Reprodução/Tripadvisor

De Nossa

29/05/2023 17h16

Um restaurante de ramen — aquele macarrão oriental fininho, com cara de miojo — em Tóquio proibiu seus fregueses de usarem o celular enquanto fazem suas refeições, segundo informações da CNN americana.

Isto porque, ao se distrair com o telefone, os fregueses desobedeciam um costume antigo deste tipo de estabelecimento: comer rápido e ir embora.

Ao perceber o ritmo do Debu-chan — que significa "gordinho" em japonês — mudando desde a abertura há cinco anos, seu proprietário Kota Kai começou a cronometrar o tempo que os clientes levavam para começar a comer uma vez servidos.

O experimento levou a uma conclusão: aqueles que estavam distraídos assistindo vídeos ou respondendo mensagens demoravam mais para devorar sua refeição. Por isso, em março, ele tomou uma medida polêmica: proibiu os fregueses de usarem os aparelhos durante os horários em que o restaurante ficava mais cheio.

"Uma vez, quando estávamos cheios, notamos um cliente que não começou a comer por quatro minutos", comentou Kai à publicação, ressaltando que a comida esfriava enquanto o frequentador prestava atenção ao telefone em frente dele. Ramen geralmente é saboreado quente.

O tipo servido por Kai, especialmente, é ainda mais delicado. O ramen Hakata, um gênero regional servido na área de Fukuoka, é chamado por ele de "comida para pessoas impacientes".

Finíssimo, cada fio tem apenas um milímetro de largura. Uma vez cozido, ele se estica e pode estragar rapidamente. Quatro minutos de espera como a do cliente "inesquecível" de Kai podem resultar em uma refeição bastante ruim.

Grande para os padrões da capital japonesa, Debu-chan senta 33 pessoas por vez. Em horários de pico, não é incomum ter 10 pessoas esperando na fila por um lugar para sentar e comer.

Famoso pelo ramen, o Debu-chan ainda serve outros pratos - Reprodução/Tripadvisor - Reprodução/Tripadvisor
Famoso pelo ramen, o Debu-chan ainda serve outros pratos
Imagem: Reprodução/Tripadvisor

"Quando estamos cheios e vejo pessoas parando de comer para olhar para os celulares, eu digo a eles para parar", avisa Kai. Ele ainda não colocou placa alertando os clientes, prefere avisá-los de maneira individual.

Kai acredita que a especialidade do seu restaurante é mais do que um simples prato. "Acho que é um entretenimento que tende a incluir regras. Quando você está em Roma, faça como os romanos. Ramen é uma forma de diversão".

O restaurante japonês não é o primeiro a proibir o uso dos celulares. Uma loja do McDonald's em Singapura criou uma campanha para coibir o uso de smartphones durante as refeições em 2017. O estabelecimento instalou armários com chave em que os clientes podiam guardar os aparelhos enquanto comiam para poder passar mais tempo com seus filhos.