Direto do RS: conheça o 1º azeite brasileiro a ganhar o 'Oscar' do produto
Um dos melhores azeites do planeta, segundo a principal premiação do setor, vem direto de Canguçu, no Rio Grande do Sul. O blend frutado do Potenza, produzido na Fazenda Serra dos Tapes, foi reconhecido como o melhor azeite do Hemisfério Sul no Mario Solinas Quality Award.
Criado pelo COI (Conselho Oleícola Internacional), o prêmio é considerado o mais importante da comunidade internacional do azeite de oliva extravirgem e esta é a primeira vez que um azeite brasileiro conquista a honraria, que será entregue no dia 23 de junho, em Madri, na Espanha.
O azeite
O blend frutado do Potenza foi elaborado por Cláudia Santos, sommelière de azeites e mestra de lagar da Fazenda Serra dos Tapes. Com acidez máxima de 0,014%, o azeite é preparado com as variedades arbequina, coratina e frantoio.
Segundo Cláudia, o azeite extravirgem premiado é ideal para acompanhar risotos, carnes brancas, queijos, molhos suaves, saladas, frutos do mar e doces (harmonização que ganhou o coração dos chefs, como você pode ler em Nossa).
No desenvolvimento do azeite Potenza, a especialista também criou uma referência de consumo similar à do vinho. Com isso, a versão frutada harmoniza com alimentos que combinam com vinhos brancos, rosés e espumantes.
Um produtor brasileiro gaúcho conquistar o prêmio Mario Solinas representa uma mudança de nível: subimos no patamar do reconhecimento internacional. Por se tratar do 'Oscar' dos azeites, o Brasil consolida-se como um país produtor de azeite de oliva extravirgem de qualidade" Renato Fernandes, presidente do Instituto Brasileiro de Olivicultura (Ibraoliva)
Onde encontrar
O lote de 3.900 garrafas com os selos do prêmio serão vendidas em garrafas de 250 mililitros diretamente na fazenda e também no e-commerce (www.fazendaserradostapes.com.br/loja) pelo valor de R$ 60.
Em breve, a linha Potenza poderá ser encontrada nas unidades do Empório Santa Maria e na rede Carrefour, na capital paulista.
Para celebrar a conquista do Mario Solinas Quality Award, a própria entidade concedeu à Fazenda Serra dos Tapes 3.900 selos numerados para o Potenza Frutado. Em breve, a edição especial será vendida em garrafas de 250 mililitros diretamente na fazenda e também no e-commerce, pelo valor de R$ 60.
Leve o azeite premiado para casa
"Oscar dos azeites"
O Prêmio de Qualidade Mario Solinas foi criado pelo COI em 2000, em homenagem ao pesquisador italiano Mario Solinas, personalidade responsável pelo desenvolvimento dos parâmetros de qualidade para avaliação e classificação do azeite de oliva usados mundialmente hoje.
Na edição 2023/22 da competição internacional, institucional e sem fins lucrativos, Mario Solinas Quality Award, foram analisadas cerca de 117 azeites, com inscrições da Argentina (2), Brasil (2), China (2), Croácia (1), Grécia (4), Itália (6), Portugal (16), Espanha (63), Tunísia (19) e Turquia (2).
Veja a lista completa (em inglês).
Segundo o regulamento do concurso, apenas os azeites de oliva extravirgem de grandes produtores (lotes > 4.000 litros) foram classificados de acordo com a mediana e o tipo de frutado. Em uma categoria especial, no caso do Hemisfério Sul, a regra incluiu produtores com > 1.000 litros.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.