Brasil tem uma das 20 melhores praias de nudismo do mundo; veja fotos
O Brasil é um famoso destino para naturistas — com boas praias para quem prefere explorar o mar e as areias sem roupas.
A CNN americana publicou um ranking que também está na revista Nude & Natural, especializada na comunidade de naturistas, e também está no livro "The World's Best Nude Beaches & Resorts", que avaliou mil destinos em 50 países.
E tem representante do Brasil na lista.
Massarandupió, próxima a Salvador, foi destacada no ranking como um destino que supera "a fila de biquínis de Copacabana" no quesito "exposição de pele". Ela ainda foi aplaudida pela qualidade de suas ondas que atraem surfistas à região e pelas dunas de areia que encantam naturistas.
No entanto, para aqueles que querem expandir seus horizontes e reduzir a quantidade de roupas nas malas, a seleção traz opções em diversas regiões do mundo: Europa — da porção ocidental aos Balcãs —, África, Oriente Médio, América do Norte, Caribe, América do Sul e Oceania.
Confira a lista das 20 melhores praias do mundo:
Playa Naturista Chihuahua, Uruguai
A praia de nudismo mais famosa do Uruguai está localizada a 30 minutos de carro de Punta del Este, na Baía de Portezuelo. Segundo a CNN, além de toda a liberdade para estar "ao natural, suas dunas fotogênicas e o fato de que as águas chegam a 25ºC mesmo no inverno são outros atrativos do local.
A Playa Naturista Chihuahua foi reconhecida oficialmente como destino naturista em 2000 e, desde então, ganhou mais estrutura com a inauguração do Hotel El Refugio Nudista Naturista — um resort em que roupas são opcionais.
Onde? Playa Naturista Chihuahua, Avenida Las Amarras, 20003 Chihuahua, Uruguai
Praia Naturista de Nida, Lituânia
Apesar das águas frias do Mar Báltico, a praia de Nida encanta turistas por ter uma das mais altas dunas cobertas de flores silvestres de toda a Europa. No século 19, ela abrigava uma colônia de artistas que atraía pintores, poetas e escritores da época.
Quem caminhar no sentido sul pela costa ainda pode chegar à fronteira entre a Lituânia e a Rússia.
Onde? Praia Nudista de Nida, Estrada Nidos-Smiltyn?s, Nida, Lituânia
Little Palm Beach, Nova Zelândia
Ainda de acordo com a CNN, é tecnicamente legal andar nu em qualquer praia da Nova Zelândia, mas naturistas preferem se reunir em ambientes em que é bem reconhecida a opção de estar sem roupas. Um destes famosos redutos praianos é a Little Palm Beach, na Ilha Waiheke.
Para chegar lá, é preciso pegar uma balsa de Auckland. A viagem dura de 40 a 60 minutos. Também é possível chegar de táxi ou motorista de aplicativo através de um percurso pela costa norte da ilha, além de uma pequena trilha. O destino ainda oferece, além da liberdade extra, proximidade com vinícolas, restaurantes e galerias de arte.
Onde? Little Palm Beach, Estrada Miro, Ilha Waiheke, Nova Zelândia
Praia Nugal, Croácia
Rodeada por falésias e pinheiros, esta praia remota fica de frente para a Ilha Brac. Bastante preservada, turistas devem vir preparados com sua toalha — grossa, já que não há areia, mas sim pedras — ou cadeira e o que mais precisar para o passeio pois não há estrutura turística.
Naturistas chegam à sua orla após meia hora de caminhada de Makarska ou Tucepi, ou ainda barco ou caiaque.
Onde? Praia Nugal, Makarska, Croácia
Moshup Beach, EUA
Localizada no luxuoso balneário de Martha's Vineyard, a praia de Moshup tem como atração o histórico farol Gay Head, construído em 1799. Abaixo dele, o uso de roupas é opcional. Ao natural, é possível admirar falésias avermelhadas que foram reconhecidas como Monumento Natural Nacional dos EUA em 1966.
Atenção: enquanto Moshup não cobra entrada de seus naturistas, a vizinha Lucy Vincent, na mesma ilha, é uma praia naturista privada e, por isso, há taxas.
Onde? Moshup Beach, Trilha Moshup número 71, Aquinnah, Massachussetts, EUA
Black's Beach, EUA
Tradicional há mais de cinco décadas, a Black's Beach na Califórnia foi a primeira praia naturista dos EUA. Mas o destino não é ideal apenas para quem quer curtir o sol sem roupas: ela também é famosa entre surfistas. Situada junto às falésias de Torrey Pines, ela pode ser acessada através da trilha Ho Chi Minh, próxima ao campus da Universidade da Califórnia.
Onde? Black's Beach, Estrada Cênica Torrey Pines, San Diego, Califórnia, EUA
Lady Bay Beach, Austrália
A Austrália também tem diversas praias em que roupas são opcionais, mas a comunidade naturista prefere locais onde a liberdade é reconhecida, como Lady Bay, também chamada de Lady Jane Beach.
Apesar de estar localizada na porção sul do porto de Sydney, esta pequena praia é bastante isolada e estreita, ideal para visitantes tomarem sol nus em suas rochas.
Onde? Lady Bay Beach, Watson's Bay, Sydney, Austrália
Buhne 16, Alemanha
Apesar de suas águas frias, em torno de 17ºC no verão, o uso de roupas ou trajes de banho em todas as praias de Sylt é opcional. Buhne 16 é famosa, contudo, porque foi a primeira a ser reconhecida pelo naturismo na costa alemã. Ela também é famosa por sua paisagem repleta das cadeirinhas de madeira coloridas em faixas de azul e branco e pelas excelentes festas na areia.
Onde? Buhne 16, Listlandstrasse 133b, Kampen (Sylt), Alemanha
Wreck Beach, Canadá
Conhecida como uma das mais longas praias nudistas do mundo — com 7,8 quilômetros de comprimento —, a Wreck Beach é constituída de uma série de faixas de areias rodeadas por rochas e árvores na ponta de Point Grey, do outro lado da rua da Universidade de Colúmbia Britânica.
Não à toa, estudantes e professores curtem suas areias sem roupa desde os anos 70, quando ela se popularizou.
Onde? Wreck Beach, Vancouver, Colúmbia Britânica, Canadá
Praia Vermelha, Grécia
Um dos pontos mais badalados do nudismo na Grécia, a Praia Vermelha oferece privacidade, já que é bem isolada. Seu nome (Kokkini Ammos, em grego) veio das cores das rochas, areias e falésias que a rodeiam — e é possível chegar a ela através de uma trilha de 20 minutos de Matala ou por um passeio bem mais breve de barco partindo do vilarejo.
Amada por hippies europeus desde os anos 60, ela oferece aluguel de cadeiras e guarda-sóis, além de um pequeno bar chamado Yiannis que é conhecido por seus mojitos, segundo a CNN. Sua paisagem repleta de desenhos esculpidos nas rochas também é uma criação dos turistas modernos — e não dos gregos antigos.
Onde? Praia Vermelha, Matala, Ilha de Creta, Grécia
Anse de Grande Saline, em St. Barths
Apesar de naturismo ser tecnicamente proibido em St. Barths, esta praia é uma das poucas onde o nudismo é tolerado no Caribe. Reclusa, ela é destes destinos em que os turistas precisam realmente levar tudo para passar o dia na costa. Ensolarada, ela oferece acesso fácil a apenas um restaurante francês considerado excelente: L'Esprit, a uma caminhada de distância.
Onde? Anse de Grande Saline, St. Barthélemy, Caribe
Platja des Cavallet, Espanha
Praia de nudismo "oficial" da badalada Ibiza, ela é dividida em seções diferentes: uma dedicada à festas de um clube praiano, um trecho gay e um mais isolado onde os naturistas costumam se reunir. Além dos turistas, ainda passeiam por lá frequentemente os flamingos que colorem a paisagem.
Onde? Platja des Cavallet, Ilhas Baleares, Espanha
Little Beach, EUA
Praia formada por rochas vulcânicas em Maui, a Little Beach é parte do Parque Estadual Makena na porção sudeste da ilha e oferece acesso a um santuário marinho nacional conhecido pela sua população de tartarugas marinhas, golfinhos, baleias e peixes tropicais.
Quem quiser curtir a natureza sem roupas pode aproveitar a privacidade oferecida pelas árvores ou pela caverna onde é possível nadar. Percussionistas e bailarinos dançam com fogo para entreter o público ao pôr do sol dos domingos.
Onde? Little Beach, Parque Estadual Makena, Estrada Makena, Kihei, Havaí, EUA
Praia de Cap d'Agde, França
Chamada de "Cidade Nua", o vilarejo de Cap d'Agde é o maior resort de praia em que roupas são opcionais em todo o mundo e atrai cerca de 40 mil hóspedes em qualquer dia durante a alta temporada.
Os visitantes são livres para circular nus por restaurantes, lojas, correio, banco, durante passeios de barco ou tomando sol na praia pública — por lá, a nudez é obrigatória até para quem não está hospedado no resort, acampamento ou outras unidades de aluguel.
Onde? Vila Naturista de Cap d'Agde, Rond-Point du Bagnas, Agde, França
Mpenjati Beach, África do Sul
A única praia oficial de nudismo da África do Sul — e possívelmente a única faixa de areia onde é legal que roupas não sejam obrigatórias em todo o continente — está localizada na Reserva Natural Mpenjati, ao sul de Durban.
Reconhecida em 2014, ela impõe algumas exigências aos frequentadores: não é permitido encarar, fotografar ou manter comportamento "sugestivo" em relação a outros turistas. Atenção: clérigos locais e outros cidadãos costumam também protestar na região contra a designação naturista, segundo a CNN.
Onde? Reserva Natural Mpenjati, Palm Beach, Port Edward, África do Sul
Playa Zipolite, México
Esta é a famosa praia onde o filme "Y Tu Mamá También" ('E Sua Mãe Também', de 2001) com Gael García Bernal e Diego Luna foi filmado. Amada por hippies americanos e mexicanos desde os anos 60, sua faixa de areia de cerca de 2 quilômetros com algumas porções rochosas recebe vestidos e pelados.
A principal parte da praia é recheada de hotéis baratos e cafés, mas a areia "prateada" do extremo leste — chamada de Playa del Amor — costuma oferecer mais privacidade.
Onde? Playa Zipolite, San Pedro Pochutla, Oaxaca, México
Metsoke Dragot, Israel
Nesta praia, é possível flutuar nu no mar, graças à água extra salgada do Mar Morto. Também é possível relaxar com a lama negra repleta de minerais que é comum em Metsoke Dragot, um dos poucos lugares no Oriente Médio onde a nudez é tolerada.
Localizada a uma hora de carro de Jerusalém, é preciso encarar uma estrada de terra batida para chegar à costa. O esforço, no entanto, é recompensador. É possível acampar em seu litoral. O único hotel e bar próximos estão no topo do penhasco, no Metsoke Dragot Travelers Village.
Onde? Metsoke Dragot, Estrada 90, Mar Morto, Israel
Praia Massarandupió, Brasil
A duas horas de viagem de carro de Salvador, esta praia naturista baiana só pode ser acessada após uma caminhada de um quilômetro do estacionamento na costa, entre palmeiras e coqueiros. Além de suas dunas de areia, onde é possível descansar sem roupas, ela oferece ondas que encantam surfistas, frisou a CNN americana.
Onde? Praia Massarandupió, Bahia, Brasil
Spiaggia di Guvano, Itália
No coração da Cinque Terre está esta bela praia de onde se chega após um passeio romântico por um túnel abandonado de trem — é preciso trazer a própria lanterna — do vilarejo de Corniglia. "Totalmente primitiva", descreve a CNN, Guvano obriga turistas a se preparar para uma praia onde a liberdade é total, mas não há nenhuma estrutura turística disponível.
Com pedras — e não areia — por toda a costa, sua água cristalina é uma das maiores atrações.
Onde? Spiaggia di Guvano, Vernazza, Itália
Haulover Beach Park, EUA
A Haulover é a praia pública nudista mais popular dos EUA e atrai mais de 1,3 milhão de pessoas às suas areias brancas e águas quentes todos os anos. Apesar disso, nem toda a sua extensão é naturista: roupas são opcionais apenas no trecho marcado por cercas brancas, onde é possível contar com salva-vidas, além de aluguel de cadeiras e guarda-sóis.
O fluxo aumenta durante a National Nude Recreation Week (Semana Nacional de Recreação Nudista, em tradução livre), que acontece em julho, quando a praia tenta quebrar o recorde no Guinness por maior número de pessoas nadando sem roupa.
Onde? Haulover Beach Park, Avenida Collins 10.800, Miami Beach, Flórida, EUA
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.