Coração de pedra-sabão e agachamento: ir ao topo do Cristo é uma aventura
Charlie Grant, irmão de Lana Del Rey, atração do último sábado (27) no MITA Festival, aproveitou a visita ao Rio de Janeiro para escalar o Cristo Redentor e publicou a aventura nas redes sociais.
Como é o Cristo Redentor?
Ao todo, são 38 metros de altura: 30 do monumento e oito de seu pedestal. A altura equivale a um prédio de 13 andares.
A porta de entrada fica sobre o pedestal e não há elevadores que levem até ela. O acesso só é feito quando há andaimes ou escadas improvisadas do lado de fora.
A única maneira de chegar ao topo do monumento também é por meio de escadas. Seu interior, todo de cimento e acessado apenas por equipes de manutenção e pessoas autorizadas, é composto por 12 platôs ligados por escadarias. As escadarias internas são muito estreitas.
Alguns andares são mais rebaixados que outros. O caminho para os tampões que se abrem nos braços e na cabeça do Cristo, inclusive, requerem que o visitante se agache e se arraste por um pequeno espaço até chegar às cavidades.
A visita ao interior do monumento não é aberta ao público geral. A liberação depende da Arquidiocese do Rio de Janeiro.
Mais curiosidades:
Cada braço do Cristo Redentor tem uma área de 88m². Além disso, sua cabeça pesa 30 toneladas e seu pé mede 1,35 metro.
Monumento tem coração. No interior do Cristo Redentor há um discreto coração — a peça é uma imagem estilizada do Sagrado Coração de Jesus, mede 1,30 m e é revestida de pedra-sabão.
Foi projetado para resistir a ventos de até 250km/h. Segundo o próprio Santuário do Cristo Redentor, o monumento resistiria até a um furacão de categoria 5, como o furacão Katrina, que atingiu os Estados Unidos em 2005.
Custou menos de R$ 10 milhões. Na época em que foi construído, o Cristo Redentor custou 2.500 contos de réis. Atualmente, o valor equivaleria a aproximadamente R$ 9,5 milhões.
Engenheiro responsável pela construção morou no Corcovado. Durante a construção do monumento, entre 1926 e 1931, o engenheiro mestre de obras Heitor Levy morou no alto do Corcovado.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.