Topo

Carolina Herrera enfrenta temporal no Rio e desfila só com tops brasileiras

Carolina Herrera | Resort 2024 - Divulgação/Carolina Herrera
Carolina Herrera | Resort 2024 Imagem: Divulgação/Carolina Herrera

De Nossa

02/06/2023 10h23

A grife Carolina Herrera realizou nesta quinta (1º) o desfile Resort 2024 no Rio de Janeiro. O evento é histórico — esta foi a primeira de suas apresentações em destinos globais e a primeira saída da marca de Nova York para exibir uma nova coleção.

No coração do bairro de Santa Teresa, célebre reduto boêmio da Cidade Maravilhosa, o "fashion show" ao pôr do sol teve como cenário vistas do Pão de Açúcar, da Baía de Guanabara e do Cristo Redentor. As provas já haviam sido realizadas dias antes em outro cartão postal carioca, o histórico hotel Copacabana Palace.

No fim da tarde, horário em que começaria a apresentação, um verdadeiro temporal caiu sobre a cidade e havia a possibilidade de cancelamento do desfile. A grife e as modelos, porém, insistiram em mostrar a coleção em uma passarela molhada e convidados cobertos por capas e protegidos por guarda-chuvas.

Rio-inspiração

Na passarela, todos os modelos eram brasileiros e as peças refletiam a paisagem tropical, com predominância de vestidos mídi ou longos com florais maximalistas, saias com babados e listras, além de poás em acessórios "ostentação", como enormes chapéus e cintos.

A inspiração, segundo a grife, foi a própria cidade do Rio de Janeiro, mas o diretor criativo Wes Gordon parece ter contemplado uma viagem no tempo, traduzindo na passarela elementos de diferentes eras.

Carolina Herrera | Resort 2024 - Divulgação/Carolina Herrera - Divulgação/Carolina Herrera
Carolina Herrera | Resort 2024
Imagem: Divulgação/Carolina Herrera

Enquanto alguns looks possuíam silhuetas mais estruturadas dignas de Carmen Miranda em "Uma Noite no Rio" (1941), outros se assemelhavam à leveza da era "Garota de Ipanema" ou do visual da Tropicália, nos anos 60, como era o caso de uma produção com vestido de tricô.

Carolina Herrera | Resort 2024 - Divulgação/Carolina Herrera - Divulgação/Carolina Herrera
Carolina Herrera | Resort 2024
Imagem: Divulgação/Carolina Herrera

A colagem de tantos elementos construiu um visual largamente atemporal, mas que se mostrou fortemente contemporâneo através de atualizações como as peças com recortes abdominais, uma tendência do momento.

Carolina Herrera | Resort 2024 - Divulgação/Carolina Herrera - Divulgação/Carolina Herrera
Carolina Herrera | Resort 2024
Imagem: Divulgação/Carolina Herrera

Apesar de ricas em fluidez, as construções assinadas por Gordon passaram distantes do quiet luxury — a tendência minimalista que se apoia em peças clássicas que refletem a percepção de um status e riqueza ancestrais — com um DNA rico em detalhes que se estendia até à joalheria de enormes brincos de argolas e coloridos colares florais, imprimindo a personalidade já vibrante associada ao nome de Carolina Herrera.

Carolina Herrera | Resort 2024 - Divulgação/Carolina Herrera - Divulgação/Carolina Herrera
Carolina Herrera | Resort 2024
Imagem: Divulgação/Carolina Herrera

A trilha sonora da apresentação, aliás, reforçou esta atmosfera, com Gal Costa embalando tops do calibre de Carol Trentini e Isabeli Fontana, nomes internacionais da moda brasileira. Elas dividiram holofotes com outras tops como Rita Carreira, a modelo do ano segundo a Forbes Life, e Barbara Valente.

Da plateia, acompanharam a apresentação fashionistas nacionais como Marina Ruy Barbosa, Sasha Meneghel com o marido João Figueiredo, Grazi Massafera, Thaila Ayala e Renato Goés, Giovanna Ewbank e Bruno Gagliasso, Cíntia Dicker e Sheron Menezzes.

A escolha pelo Rio de Janeiro

"Estou muito feliz", comentou Gordon sobre a escolha do Rio. Ele ainda se disse inspirado pela "paleta de cores animada" da cidade, pela "mistura única de sua música universalmente amada" e pela "arquitetura modernista de Oscar Niemeyer de tirar o fôlego". O designer ainda ressaltou os laços entre a identidade brasileira e a da grife, criada pela estilista venezuelana Carolina Herrera.

"O Rio tem uma herança extraordinariamente rica, diversidade e mistura de origens culturais. Somos uma casa com origens latinas no coração, e esta coleção é a nossa chance de explorar esse DNA de um ponto de vista geográfico e cultural diferente, por profundo respeito e admiração. Estou ansioso para colaborar com as equipes locais para montar essa experiência verdadeiramente especial", adiantou.

A designer Carolina Herrera - ANDREW KELLY/REUTERS - ANDREW KELLY/REUTERS
A designer Carolina Herrera
Imagem: ANDREW KELLY/REUTERS

A marca ainda anunciou uma parceria com a Spectaculu, organização sem fins lucrativos fundada no Rio e que oferece treinamento profissional em indústrias criativas para jovens carentes. Como resultado desta aliança será criada uma classe adicional de costura em sua escola para os anos de 2023 e 2024.

A Nossa, a Carolina Herrera ainda informou que todas as emissões de carbono do projeto foram neutralizadas em parceria com a consultoria Carbon Free, por meio de investimentos diretos em projetos de energia renovável.

A Carolina Herrera tem como característica marcante uma identidade visual vibrante e ousada - ANDREW KELLY/REUTERS - ANDREW KELLY/REUTERS
A Carolina Herrera tem como característica marcante uma identidade visual vibrante e ousada, como visto no desfile de outono/inverno 2023 (acima)
Imagem: ANDREW KELLY/REUTERS

O desfile Resort 2024 marca o retorno da grife ao país. A última vez que a estilista Carolina Herrera esteve no Brasil foi em 2019, na época acompanhada da filha e diretora criativa de beleza da casa, Carolina A. Herrera, para o lançamento da fragrância Good Girl Dot Drama em São Paulo.

A Carolina Herrera apresenta suas coleções regulares, de Primavera/Verão e Outono/Inverno, sempre na Semana de Moda de Nova York. No entanto, grifes geralmente escolhem destinos ensolarados para mostrar suas coleções resort, com características de moda praia ou elementos de alto verão, como a estética iate, por exemplo.