Topo

Primeira estação espacial comercial já oferece reserva a turistas para 2025

A estação espacial comercial Vast Haven-1, que será levada pelo foguete da SpaceX - Reprodução/SpaceX
A estação espacial comercial Vast Haven-1, que será levada pelo foguete da SpaceX
Imagem: Reprodução/SpaceX

De Nossa

07/06/2023 04h00

A SpaceX de Elon Musk — o também polêmico proprietário do Twitter — anunciou que lançará à órbita da Terra em 2025 a primeira estação espacial comercial já criada.

A estação espacial, chamada de Vast Haven-1 (como pode ser vista na imagem conceitual acima), vem sendo desenvolvida pela empresa Vast Space e deverá deixar o nosso planeta em um foguete Falcon 9 da SpaceX.

Ela funcionará como uma estação independente, mas terá funcionalidades em longo prazo ser conectada a uma estação espacial de maiores proporções, também conhecida como uma "base multimódulo" rotacional de 100 metros de comprimento com gravidade artificial.

A base futura será ligada eventualmente ao sistema de transporte Starship da SpaceX. Após o lançamento da primeira estação, serão enviadas duas missões tripuladas à Vast Haven-1 a bordo da SpaceX Dragon: o grupo de viajantes da Vast-1 parte em agosto de 2025 e a Vast-2 em 2026.

A SpaceX Dragon (à esquerda) na chegada à estação espacial Vast Haven-1, que está programada para agosto de 2025 - Divulgação/Vast Space - Divulgação/Vast Space
A SpaceX Dragon (à esquerda) na chegada à estação espacial Vast Haven-1, que está programada para agosto de 2025
Imagem: Divulgação/Vast Space

Na primeira etapa, os tripulantes ficarão "estacionados" na nova estação espacial por 30 dias, orbitando a Terra. Durante o período, haverá oportunidades para pesquisas científicas, além de observação e fotografia por uma grande janela em formato de domo.

Entre os confortos da estação haverá internet 24 horas por dia disponível via Wi-Fi. A Vast, assim como a própria SpaceX, treinará os tripulantes das duas missões em preparação para os voos espaciais, já que as empresas antecipam que a aclimatação do corpo ao espaço leve até três dias.

Quatro vagas já foram disponibilizadas no voo inaugural tripulado para agências espaciais do mundo todo, além de cidadãos comuns. No entanto, os turistas interessados deverão comprovar que estão envolvidos nas ciências ou em projetos filantrópicos. O valor do assento na missão Vast-1 não foi divulgado, mas é possível fazer a reserva através do site da empresa.

É bom lembrar que a SpaceX tem experiência neste tipo de viagem: em fevereiro, a empresa de Musk levou quatro astronautas da Nasa à Estação Espacial Internacional.