Topo

Viognier brasileiro conquista ouro pela 1ª vez em maior prêmio de vinhos

O vinho brasileiro Amitié Viognier, vencedor da medalha de ouro do Decanter World Wine Awards - Reprodução/Facebook
O vinho brasileiro Amitié Viognier, vencedor da medalha de ouro do Decanter World Wine Awards Imagem: Reprodução/Facebook

De Nossa

07/06/2023 12h35

O Amitié Viognier venceu a medalha de ouro no Decanter World Wine Awards, maior e mais influente concurso de vinhos do mundo, informou a vinícola à Nossa nesta quarta (7). Antes da edição de 2023, o Brasil havia conquistado o feito apenas três vezes — 2016, 2017 e 2021 — em 20 anos da premiação de prestígio.

Esta é a primeira vez que um vinho Viognier brasileiro alcança o pódio. A bebida produzida com uva originária da França já é cultivada na Serra Gaúcha há mais de dois séculos. Ali, ganhou terroirs típicos da região, segundo a sommelière Andreia Gentilini Milan e a enóloga Juciane Casagrande, fundadoras da Amitié.

Com notas frutadas, que remetem ao pêssego e à tangerina, além da presença de pétalas de rosas brancas, o vinho aromático tradicionalmente se harmoniza com pratos mais leves e frescos, como saladas, peixes e frutos do mar. Como a bebida amadurece por seis meses em barril de carvalho francês, o resultado ainda possui um toque amanteigado.

Atualmente, o vinho vencedor (que obteve nota 95 em 100 pontos possíveis) está disponível no mercado em edição limitada de apenas 12 mil garrafas lançadas no final de 2022. Isto porque, segundo Juciane, este tipo de vinho demanda um cultivo delicado e geralmente seu rendimento não é alto.

"Esses fatores tornaram esse projeto, além de desafiador, ainda mais especial. No Amitié Viognier, os consumidores poderão apreciar todo o potencial aromático que a uva atingiu e sua personalidade única", acredita.

Outros vinhos são premiados

Além do Viognier na categoria de vinhos brancos, outro brasileiro levou uma medalha de ouro no Decanter World Wine Awards, mas desta vez entre os tintos: o Piquant Soléil Syrah de 2022, produzido pela Vinícola Ferreira na Serra da Mantiqueira.

Ele foi descrito pelos jurados como um mix de "aromas elegantes e complexos de cerejas vermelhas com um toque láctico, alguns temperos apimentados e subtons de tabaco" e também levou nota 95, de 100 pontos possíveis. No total, o Brasil levou 105 medalhas na premiação internacional, sendo destas 27 de pratas e 76 de bronze.

A própria Amitié levou outras duas, a primeira delas de prata com o espumante Amitié Brut, que ganhou nota 90 no concurso com seu mix de uvas Chardonnay e Malvasia e notas de frutas frescas e florais. Já a segunda foi de bronze, com o Amitié Cuvée Brut.

Conheça os vinhos da Amitié

Vinho Viognier, 750 ml

Vinho Branco Viognier, 750 ml

Rodapé content commerce -  -