Milhões de caranguejos tomam ruas e quintais desta ilha: que lugar é esse?
Com aproximadamente 2 mil habitantes, a ilha australiana de Christmas Island é um lugar onde a natureza se impõe.
Este território, afinal, é dominado por extensas áreas de selva, tem praias isoladas onde não há sinal de construções humanas e abriga uma fauna riquíssima, com aves endêmicas cruzando o céu e golfinhos e tartarugas enormes visitando frequentemente seu mar.
É em terra, porém, que ocorre o fenômeno mais impactante de Christmas Island.
Todos os anos, geralmente em períodos entre novembro e janeiro, a ilha é tomada por milhões de caranguejos, que deixam as áreas de mata onde vivem para uma temporada de reprodução nas praias locais.
E este movimento cria imagens surreais: no percurso rumo à costa, os caranguejos cruzam vilas e estradas de Christmas Island, formando um tapete vermelho sobre ruas, calçadas, pontes, jardins e faixas de areia da ilha.
E eles são muitos: segundo alguns cálculos, dezenas de milhões de caranguejos chegam a fazer parte do trajeto.
Para muitas pessoas, o fenômeno pode ser assustador, lembrando cenas de filme de terror — aquelas histórias em que cidades pacatas são, de repente, tomadas de assalto por criaturas ameaçadoras.
Os habitantes de Christmas Island, porém, têm profundo apreço por esse evento da natureza que invade seus quintais.
Assim que os primeiros caranguejos começam a sair da selva rumo às praias, policiais e voluntários se mobilizam para deixar seu trajeto o mais seguro possível.
Diversos trechos de estradas, por exemplo, são fechados para os carros. Pontes temporárias, por sua vez, são erguidas sobre áreas que apresentam obstáculos para a movimentação dos bichos.
E a estação de rádio local entra em esquema de cobertura jornalística especial, soltando boletins a toda hora com informações sobre os estágios do percurso dos caranguejos.
Atração turística
Christmas Island tem aeroporto e pode ser acessada de avião a partir da cidade australiana de Perth.
E a ilha tem recebido turistas interessados em ver de perto os milhões de caranguejos em ação: grandes fotos e vídeos são produzidos nessas viagens.
A região de Flying Fish Cove, Ethel Beach e Greta Beach estão entre os melhores lugares para observar o fenômeno em todo seu esplendor.
E o melhor: o fluxo dos caranguejos também ocorre no sentido inverso. Após a conclusão do processo de reprodução na costa, os bichos voltam às áreas de mata da ilha, cobrindo novamente as ruas locais.
A ilha, além disso, possui pousadas, restaurantes e outros atrativos turísticos dignos de nota.
Com uma água cristalina e cálida, o mar que banha Christmas Island constitui um excelente local para sessões de mergulho, nas quais os turistas podem admirar tartarugas, golfinhos e uma enorme diversidade de peixes coloridos.
No interior da ilha, trilhas podem ser realizadas no meio de densa mata, com pássaros exóticos entre as árvores.
E, no meio da floresta, os turistas encontram a imperdível Hughs Dale Waterfall, queda d'água localizada entre farta natureza.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.