De Jolie a Marina Ruy Barbosa: as celebridades que migraram para a moda
Conhecida pela carreira no cinema e pelo seu ativismo, Angelina Jolie acaba de dar um passo em direção ao mundo da moda.
Em maio, ela anunciou o lançamento de uma marca colaborativa, que funcionará como uma plataforma para conectar designers, alfaiates, artesãos e profissionais de estamparia em todo o mundo. Com curadoria da sua marca, a ideia é incentivar criações autorais, exclusivas e personalizadas, revelando novos talentos, e democratizar a indústria da moda.
"Todos podem criar. Por que então cobiçamos grifes? Por que simplesmente comprar o design de outra pessoa, quando você mesmo pode criar?", questiona Angelina em manifesto divulgado sobre a iniciativa, que recebeu o nome de Atelier Jolie.
As roupas produzidas a partir dessa conexão entre criadores, alfaiates e outros profissionais usarão materiais vintage e resíduos têxteis. Além disso, Atelier Jolie pretende ainda dar oportunidade para refugiados.
Não é a primeira vez, porém, que Angelina se envolve com a indústria da moda. Em 2014, a artista criou em parceria com a estilista Stella McCartney uma coleção-cápsula para crianças inspirada no filme "Malévola", do qual foi protagonista.
Com oito peças, entre vestidos, sandálias e camisetas, a linha era voltada para crianças. Antes, a estrela já havia colaborado numa linha de joias do designer Robert Procop.
Dos palcos e telas para a passarela
Com previsão de lançamento das primeiras criações na temporada de outono 2023 nos Estados Unidos, o Atelier Jolie não é a primeira mudança de ares de um artista em direção ao universo fashion e muitas outras celebridades têm desbravado esse mercado também com suas próprias marcas.
Nossa elenca a seguir alguns exemplos:
Beyoncé
Diva do pop e já tendo estrelado campanhas de grandes grifes, como da sueca H&M, em 2013, e da joalheria Tiffany & Co, em 2022, a Queen B possui a marca de roupas Ivy Park.
Voltada para o segmento fitness, com tops, camisetas, bodies, leggings e moletons, a marca foi criada em 2016 em
Dois anos depois, Beyoncé comprou a parte dele no negócio e assumiu o comando total da Ivy Park. Durante cinco anos, sua marca chegou a ter uma linha em colaboração com a Adidas, ampliando o portfólio de peças esportivas para incluir também roupas casuais, mas a parceria foi encerrada em março deste ano por conta de diferenças criativas.
Rihanna
A cantora é outro ícone pop mundial que tem uma história com a moda. RiRi, como é carinhosamente chamada pelos fãs, é dona da marca de roupas íntimas, pijamas e peças casuais e esportivas Savage x Fenty.
No início de 2023, a marca lançou uma coleção especial em alusão ao Super Bowl, evento que marcou a volta da artista aos palcos após um hiato de sete anos e onde foi anunciada sua segunda gravidez.
Batizada de "Game Day", a linha conta com 17 peças como camisetas, gorros e moletons. Inclusive, os dançarinos que se apresentaram junto com a cantora no intervalo do campeonato usaram peças da sua marca como os sutiãs esportivos e as boxers que criavam uma camada extra combinadas com a calça branca.
Além da Savage x Fenty, Rihanna mantém uma marca de cosméticos, a Fenty Beauty, e já teve também a etiqueta de luxo Fenty, criada em 2019 em parceria com o conglomerado francês LVMH, que está por trás de grifes como Louis Vuitton, Dior, Fendi e Givenchy. As atividades dessa outra marca, no entanto, foram suspensas em fevereiro de 2021.
Kim Kardashian
Sucesso nas redes sociais e nos reality shows que acompanham a vida da sua família, a influenciadora buscou transportar sua popularidade para o mundo da moda, ao criar em 2019 a marca de shapewear Skims, em parceria com o casal de empresários Emma Grede e Jens Grede.
Com a proposta de evidenciar as curvas do corpo, suas roupas incluem tops, biquinis, macacões, maiôs, cintas, boxers e têm feito a label registrar notável crescimento nos últimos anos.
Tanto que a Skims aparece em 17° lugar entre as marcas de moda mais relevantes do momento, segundo a última edição da Lyst Index, referente ao primeiro trimestre de 2023, como você leu aqui em Nossa.
Além de figurar no ranking das marcas em alta, uma de suas peças também está entre os produtos mais quentes. O macacão Skims Sculpt, uma espécie de maiô na cor nude, conquistou a terceira colocação na lista. Atualmente, a marca de Kim está avaliada em US$ 3,2 bilhões.
Justin Timberlake
O cantor, que já foi eleito o homem mais estiloso dos Estados Unidos em 2009 pela edição americana da revista "GQ", é dono da William Rast. Criada por ele em 2005, em parceria com seu amigo de infância, o ator Trace Ayala, a marca era focada inicialmente em jeans, mas logo expandiu seu rol de produtos também para roupas esportivas, agasalhos e até peças em couro.
A William Rast, inclusive, já participou da Semana de Moda de Nova York, que, junto com Paris, Londres e Milão, protagoniza o calendário fashion mundial, e já contou com o próprio Timberlake como seu garoto-propaganda.
Um exemplo é a campanha de Outono-Inverno 2008 da marca, em que vive um rebelde fora da lei ao lado da modelo Erin Wasson. Nessa ação publicitária, Justin participou ainda na criação do conceito e na direção do trabalho.
Tom Brady
Um dos maiores jogadores de futebol americano da história, tendo vencido sete vezes o Super Bowl, e ex-marido da ubermodel Gisele Bündchen, o atleta tem uma marca de roupas masculinas, a Brady, criada juntamente com Jens Grede, que também co-fundou a Skims, e o estilista Dao Yi-Chow, da marca de streetwear Public School.
Entre calças, shorts, moletons, suéteres, jaquetas e camisetas, as peças são pensadas principalmente para a prática esportiva mas também para situações casuais do dia a dia.
De acordo com a marca, a produção das roupas prioriza tecidos, materiais e técnicas mais sustentáveis, reduzindo o impacto sobre o meio ambiente, e tecnologia de ponta para garantir conforto, liberdade de movimento, a respirabilidade das peças e que elas sejam aliadas do melhor desempenho possível durante a realização dos exercícios.
Justin Bieber
O astro é dono da Drew House, criada em 2021, com conceito streetwear. A marca chegou a ter suas primeiras peças esgotadas um dia após o lançamento, tamanho frisson em torno da incursão do artista no mundo da moda.
Essa estreia já vinha sendo especulada desde 2018, quando o artista registrou como marcas as expressões "The House of Drew", "La Maison Drew" e "Drew". "Drew" é o nome do meio de Justin.
Com proposta irreverente, descolada e logotipo em forma de smile estilizado com o nome da marca, suas coleções são sem gênero, com bastante modelagem oversized, paleta colorida e peças como calças, jaquetas, bermudas, bonés, t-shirts e moletons. O próprio Justin ajuda a espalhar o lifestyle da Drew ao usá-la em diversos momentos do seu dia a dia registrados no seu perfil no Instagram.
Marina Ruy Barbosa
Achou que não ia ter representante do Brasil na lista? A atriz, que estrelou a campanha internacional de Primavera-Verão 2023 da grife francesa Giambattista Valli e é um dos grandes ícones fashion do momento, também tem uma marca para chamar de sua.
Lançada em julho de 2020, a Shop Ginger traz o conceito de moda autoral ligada a uma proposta sustentável. As peças são feitas com design atemporal e tecidos inteligentes, visando reduzir o impacto da sua produção sobre o meio ambiente.
Nativa digital, a marca expandiu sua presença para o varejo físico nos últimos anos e, hoje, pode ser encontrada em diversas lojas multimarcas espalhadas pelo país, além de contar com três unidades próprias: uma em São Paulo, outra no Rio de Janeiro e a terceira em Curitiba.
Marina também costuma integrar o casting das campanhas e aparecer como garota-propaganda da Shop Ginger.
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