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Dois a cada três brasileiros planejam gastar mais com viagens em 2023

Brasileiros estão mais dispostos a gastar em viagens do que outras nacionalidades, revelou a pesquisa; o otimismo, contudo, parece dominar a América Latina - Getty Images
Brasileiros estão mais dispostos a gastar em viagens do que outras nacionalidades, revelou a pesquisa; o otimismo, contudo, parece dominar a América Latina Imagem: Getty Images

De Nossa

23/06/2023 15h08

Dois terços dos brasileiros (65%) planejam investir mais nas viagens ainda durante o ano de 2023, revelou uma pesquisa realizada pela plataforma de reservas Booking.com divulgada nesta terça (20). O orçamento, aliás, é uma das principais preocupações dos viajantes do Brasil — um em cada cinco (19%) teme extrapolar o valor previsto ao fim das férias.

Mesmo assim, o país ficou 19 pontos percentuais acima da média global, o que mostra que os turistas nacionais estão mais otimistas e dispostos a gastar em seus itinerários do que aqueles vindos de outros países do mundo.

"Alguns vizinhos latino-americanos estão bem alinhados com os brasileiros nesse quesito, como os argentinos (69%), mexicanos (65%) e colombianos (62%). Isso mostra que os turistas da América Latina querem compensar o tempo em que não puderam viajar nos últimos anos, devido à pandemia, e estão dispostos a gastar mais para isso em 2023", acredita Nelson Benavides, gerente regional da plataforma Booking.com no Brasil.

Como será o investimento nas viagens?

Àqueles que pretendem gastar mais, a Booking.com perguntou o que mudaria no orçamento de férias em relação ao ano passado. Quase metade (48%) pretende investir mais durante o período da viagem, especificamente, e 45% querem fazer viagens mais longas. Já 43% planejam viajar para destinos mais distantes de casa e dois em cada cinco (40%) estudam viajar mais vezes.

Os mais dispostos a gastar têm, entre suas prioridades, fazer viagens mais longas - Kostikova/Getty Images/iStockphoto - Kostikova/Getty Images/iStockphoto
Os mais dispostos a gastar têm, entre suas prioridades, fazer viagens mais longas
Imagem: Kostikova/Getty Images/iStockphoto

Os que cogitam se hospedar em uma acomodação mais luxuosa ou viajar na alta temporada representam 24%.

Enquanto uns gastam, outros apertam os cintos

Por outro lado, 11% dos brasileiros pretendem gastar menos em suas férias em 2023. Destes que estão buscando poupar, 43% pesquisam para se hospedar em locais mais baratos, 39% vão optar por destinos mais econômicos e 38% farão viagens mais curtas.

Já quem quer economizar também tem em mente cortar os gastos no destino e fazer menos compras - iStock/Getty Images - iStock/Getty Images
Já quem quer economizar também tem em mente cortar os gastos no destino e fazer menos compras
Imagem: iStock/Getty Images

Além disso, 34% estão planejando não gastar tanto durante o passeio, seja com alimentação, atrações ou compras, enquanto quase um terço pretende tirar férias na baixa temporada ou viajar só com descontos ou promoções (ambos 31%).

Como o turista brasileiro decide suas férias?

Depois de estudar preços e localização, a terceira informação mais importante na hora de reservar uma acomodação para os brasileiros é o método de pagamento (26%) —- número 10 pontos percentuais acima da média global. Em seguida, vêm as avaliações de outros viajantes (40%).

Apesar de procurar boas opções de hotéis de acordo com preços, em primeiro lugar, o brasileiro não se importa de pagar extra por alguns serviços como café da manhã - iStock - iStock
Apesar de procurar boas opções de hotéis de acordo com preços, em primeiro lugar, o brasileiro não se importa de pagar extra por alguns serviços como café da manhã
Imagem: iStock

No entanto, os viajantes nacionais topam em pagar extra pelos seguintes serviços: café da manhã (57%), tours e atividades (48%), serviço de quarto (30%), estacionamento e frigobar (ambos 21%).

A Booking.com coletou os dados desta pesquisa online entre janeiro e fevereiro de 2023, quando ouviu 42.513 entrevistados maiores de 18 anos de 33 países e territórios. Os participantes viajaram a trabalho ou lazer pelo menos uma vez nos 12 meses anteriores e planejam uma nova viagem em 2023.