Topo

Brasileiro é eleito o melhor barista do mundo em 'Olimpíadas' do café

Barista Boram Um prepara café - Divulgação
Barista Boram Um prepara café Imagem: Divulgação

De Nossa

26/06/2023 09h16

Em sua terceira vez na competição, Boram Um, da cafeteria Um Coffee Co., de São Paulo, conquistou o primeiro lugar na competição para melhor barista do mundo no World Barista Championship (WBC), em Atenas, na Grécia, e chegou ao fim no sábado (24).

Boram é o primeiro brasileiro a conquistar o título e superou profissionais de países tradicionais na arte do café, como Itália e Estados Unidos. Em 2022, Boram ficou em sétimo lugar.

O melhor resultado nacional na disputa internacional até então havia acontecido em 2006 com a sexta colocação da tricampeã brasileira Silvia Magalhães.

Ao lado da família de origem coreana, Boram comanda a rede Um Coffee Co. Com matriz no Bom Retiro, a marca é dona de outras cinco unidades pela capital paulista e de duas fazendas produtoras de grãos especiais, uma no Sul de Minas Gerais e outra no Espírito Santo.

Boram Um - Reprodução - Reprodução
Família de origem coreana cultiva café em duas fazendas no Brasil
Imagem: Reprodução

Como funciona
12 bebidas em 15 minutos

Na principal categoria do Campeonato Mundial de Baristas, os adversários preparam três diferentes bebidas, quatro vezes cada, em 15 minutos. "É um serviço completo, de expresso, bebida com leite e drinque de assinatura sem álcool", disse Boram em entrevista a Nossa no ano passado.

Enquanto servem os jurados, os baristas devem fazer uma verdadeira performance e apresentar o motivo da escolha dos cafés e das combinações.

Boram Um - Reprodução - Reprodução
Apresentação tem storytelling
Imagem: Reprodução

Para a avaliação, os jurados são divididos em dois grupos. Os chamados técnicos olham o serviço, a movimentação, a limpeza e a técnica de extração. Já os "sensoriais" degustam as bebidas e pontuam o equilíbrio e o corpo da bebida.

Durante o campeonato deste ano, os participantes tiveram um tempo máximo de 15 minutos para preparar um total de 12 cafés, incluindo quatro expressos, quatro com leite e quatro que representassem a assinatura própria de cada competidor.