10 casas de férias para alugar em Paraty (e ter vontade de ficar por lá)
No meio do caminho entre o Rio de Janeiro e São Paulo — são 258 quilômetros a partir da primeira e cerca de 280 da segunda —, Paraty é um exemplo de destino polivalente para as férias.
Se a ideia é pegar sol, dá para escolher entre as 65 ilhas e mais de 200 praias da baía. Para aprender sobre história, basta uma caminhada pelo charmoso centro colonial preservado. Diversão, agito e boa comida? Durante o ano, a cidade abriga mais de três dezenas de festas e eventos, como o Festival da Cachaça, em agosto, e a Flip, Festa Literária Internacional de Paraty, que este ano será realizada em novembro.
Diversos endereços para aluguel disponíveis na plataforma Airbnb contemplam todos esses tipos de público e ajudam a definir o rumo da viagem.
Para uma estadia de frente para o mar, o Cabanon Mamanguá tem praia privativa no Saco do Mamanguá, conhecido como o "fiorde brasileiro", e a Casa Arte fica a 50 metros da areia da Praia Grande.
Ideal para explorar o centro histórico, a Casa Artemísia está ao lado do largo da igreja Santa Rita e junto à baía de Paraty. E pela estrada que leva a Cunha, há surpresas como a Casa nas Árvores e um chalé com ambientes envidraçados.
Seja qual for a localização escolhida, as dez sugestões de imóveis a seguir reúnem charme, conforto e boas notas na avaliação dos hóspedes do Airbnb — todas acima de 4,9, de um total de 5.
Casa do Peregrino
Opção para quem quer ficar isolado na área rural, na região conhecida como Água Boa, mas com a possibilidade de dar um mergulho nas praias Grande ou do Rosa, a cerca de 3 quilômetros de distância. Com três quartos, para até sete hóspedes, tem varanda e janelas diante do mar e das montanhas.
Bairro: Água Boa
Nota no Airbnb: 4,95
Palavra do hóspede: "Casa ótima com vista absolutamente incrível. Muito confortável e aconchegante." (Zachary, abril de 2023)
Loft beira-rio
Decorado com peças do artesanato local, combina quarto e sala num único ambiente de pé-direito alto. A cozinha conta com geladeira, cooktop, micro-ondas, filtro de barro e outros utensílios. A partir da casa, uma curta caminhada de 800 metros à margem do rio Perequê-Açu leva até o centro histórico de Paraty.
Bairro: Caborê
Nota no Airbnb: 4,96
Palavra do hóspede: "Um charme. Próximo ao centro histórico, vale um belo passeio a pé de uns 15 minutos até lá." (Gabriela, junho de 2023)
Casa da ilha
Em cerca de 5 minutos, barcos-táxi que saem da Praia Grande fazem o trajeto até a ilha do Araújo, onde está localizada a casa. Com três quartos, ar-condicionado e ventiladores de teto, tem churrasqueira, fogão a lenha e forno de pizza. Trilhas levam à praia do Pontal, onde fica a vila de pescadores.
Bairro: Ilha do Araújo
Nota no Airbnb: 5
Palavra do hóspede: "Casa maravilhosa, integrada à natureza, com excelentes espaços para quem ama cozinhar." (Luiz Gustavo, junho de 2023)
Casa nas Árvores
Uma passarela em meio à vegetação leva a esse refúgio para duas pessoas em meio à mata, na divisa de Paraty com o Parque Nacional da Serra da Bocaina. Para apreciar a paisagem, o deque tem uma sala com sofás e cadeiras. No terreno de 250 mil m², onde há outros cinco chalés, há trilhas e diversas cachoeiras.
Bairro: Estrada Paraty-Cunha
Nota no Airbnb: 4,95
Palavra do hóspede: "Ótima hospedagem para quem quer sossego e tranquilidade." (Henrique, abril de 2023)
Recanto do Jabaquara
Em um condomínio de quatro casas geminadas, com acesso por rua de cascalho, acomoda cinco pessoas em dois quartos e no sofá-cama da sala. Além da cozinha, equipada com o básico para preparar refeições, há uma churrasqueira. De carro, são cerca de 5 minutos até a praia do Jabaquara e 10 até o centro histórico.
Bairro: Jabaquara
Nota no Airbnb: 4,98
Palavra do hóspede: "Tudo novinho e muito bem cuidado. Os espaços são todos muito bem pensados." (Jéssica, junho de 2023)
Cabanon do Mamanguá
Com acesso apenas por barco, a partir de Paraty Mirim, a casa fica no Saco do Mamanguá, ao lado da comunidade do Pontal. São três suítes - com ventilador e mosquiteiro para proteger as camas - e uma área separada com sala, cozinha e varanda. A diária inclui serviço de camareira.
Bairro: Saco do Mamanguá
Nota no Airbnb: 5
Palavra do hóspede: "Com praia privativa, nascente e mata ao redor, é um verdadeiro paraíso de conexão com a natureza." (Adrianna, abril de 2023)
Casa Artemísia
Ao lado do largo da igreja Santa Rita e junto à baía de Paraty, tem localização ideal para quem planeja explorar os bares, restaurantes, lojinhas e atrações do centro histórico. O quarto, no mezanino, conta com cama de casal e de solteiro; na sala, o sofá também serve como acomodação.
Bairro: centro histórico
Nota no Airbnb: 5
Palavra do hóspede: "Casa supercharmosa e muito bem localizada, próxima a tudo mas em lugar tranquilo." (Renan, fevereiro de 2023)
Entre o mar e a montanha
Com vista para a baía de Paraty e as montanhas do Parque Nacional da Serra da Bocaina, tem ambientes envidraçados, pátio e redes ao ar livre que permitem aproveitar a paisagem em todos os momentos do dia. Trilhas levam a cachoeiras em meio à Mata Atlântica.
Bairro: Mato Dentro
Nota no Airbnb: 5
Palavra do hóspede: "Casa de muito bom gosto e vista exuberante. Com certeza voltaremos." (Renata, abril de 2023)
Casa Pícola
Construída em estilo colonial em frente a uma ampla área gramada, fica em um condomínio na beira do rio Perequê-Açu, a 500 metros do centro histórico. Com capacidade para acomodar até seis hóspedes, tem duas suítes, lavabo, cozinha equipada, área para churrasco e ducha na parte externa.
Bairro: centro
Nota no Airbnb: 4,98
Palavra do hóspede: "Incrível, superconfortável e bem localizada. A poucos minutos de caminhada do centro. Recomendo muito." (Marina, abril de 2023)
Casa Arte
A 50 metros da areia da praia e com vista para o mar, pertence a um casal de artistas plásticos que mantém à venda as peças de decoração. As acomodações, em dois pisos, conseguem receber até seis hóspedes. Com sorte, é possível ver animaizinhos como macacos e saruês-gambás nos arredores.
Bairro: Praia Grande
Nota no Airbnb: 4,97
Palavra do hóspede: "Casa maravilhosa, toda equipada, vista espetacular. Tudo de muito bom gosto." (Elaine, janeiro de 2023)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.