Topo

Colunista do UOL é eleito o 'melhor viajante gastronômico' na Espanha

Rafael Tonon assina uma coluna semanal em Nossa sobre as tendências do mundo da gastronomia - Acervo pessoal
Rafael Tonon assina uma coluna semanal em Nossa sobre as tendências do mundo da gastronomia Imagem: Acervo pessoal

De Nossa

30/06/2023 12h05

O jornalista Rafael Tonon, colunista de Nossa, o canal de lifestyle do UOL, venceu o troféu de "Melhor Viajante Gastronômico" pela criação de conteúdo excepcional sobre gastronomia relacionada a viagens na primeira edição do "Premis Bite i Mos de la Generalitat", que aconteceu nesta quinta (29) no Teatro Nacional da Catalunha, em Barcelona.

Único brasileiro contemplado com a honraria, ele foi descrito como "um viajante incansável e um jornalista gastronômico de prestígio que alimenta suas redes sociais com o que descobre e prova ao redor do mundo".

A entrega do prêmio aconteceu durante a Gala Nacional de Enoturismo e Gastronomia, que contou com a presença do Secretário de Negócios e Trabalho da Catalunha, Roger Torrent, e do presidente da Generalidade da Catalunha (o chefe de governo local), Pere Aragonès.

A iniciativa tem o objetivo de "reconhecer o papel fundamental que criadores digitais de conteúdo sobre comida e vinhos tem na promoção deste tipo de turismo e, ao mesmo tempo, valorizar a Catalunha como destino de referência para a gastronomia e enologia no cenário internacional", segundo as autoridades de turismo da região.

O colunista de Nossa, Rafael Tonon, com seu prêmio de "Melhor Viajante Gastronômico" entregue pelas autoridades catalãs - Acervo pessoal - Acervo pessoal
O colunista de Nossa, Rafael Tonon, com seu prêmio de "Melhor Viajante Gastronômico" entregue pelas autoridades catalãs
Imagem: Acervo pessoal

Além de Tonon, foram celebrados na cerimônia outros nomes de peso como o do renomado chef espanhol Ferran Adrià, que recebeu o Prêmio Bite Honorário pela "disseminação da cultura culinária catalã" tanto através de sua "gastronomia revolucionária" quanto pelo seu trabalho à frente da enciclopédia da alta cozinha Bullipedia.

Na categoria Bite, o dinamarquês Peter Atzen foi reconhecido como "Melhor Foodie", pelo melhor conteúdo global sobre comida e vinho, promovendo desde restaurantes chancelados pelo "World's 50 Best Restaurants" e pelo Guia Michelin, como delícias de rua.

Já o prêmio de "Melhor Influenciador de Vinho" foi entregue ao americano Tom Matthews, colaborador da revista Wine Spectator desde 1987 e, posteriormente, seu editor executivo. Completaram a lista ainda o chef estrelado pela Michelin Nandu Jubany, considerado o "Melhor Divulgador da Cozinha Catalã"; a chef e escritora Ada Parellada como "Melhor Embaixadora" e a jornalista e sommelier Ruth Troyano como "Melhor Divulgadora de Vinhos".

Por fim, foi condecorado o "Melhor Grupo" de presença digital relacionada a vinhos e gastronomia catalã, o "Associació Dones de la Mar", organização sem fins lucrativos que atua com grupos de pescadores locais para dar visibilidade ao papel de mulheres no campo marítimo.

O brasileiro Rafael Tonon escreve direto de Porto, em Portugal, para Nossa - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
O brasileiro Rafael Tonon escreve direto de Porto, em Portugal, para Nossa
Imagem: Arquivo pessoal

Natural de Campinas, no interior de São Paulo, Tonon tem em seu currículo a experiência de ter contribuído com o site do lendário chef, viajante curioso e apresentador da CNN americana Anthony Bourdain (Explore Parts Unknown) e é coordenador do programa de mestrado em jornalismo e comunicação gastronômica do Basque Culinary Center, no País Basco.

Além de já ter assinado colaborações para o jornal The Washington Post, o portal Eater, entre outros, Rafael Tonon lançou em fevereiro a edição espanhola de seu livro "As Revoluções da Comida" pela editora Planeta Gastro, na Espanha. No mês seguinte, ele foi considerado o "melhor jornalista gastronômico de 2023" pelo Guia Identità Golose, na Itália.