Topo

Creme brulée tem a cara da riqueza, mas receita é bem simples. Aprenda

Creme brulée é um clássico francês com cara sofisticada, mas bem simples de fazer - Getty Images/iStockphoto
Creme brulée é um clássico francês com cara sofisticada, mas bem simples de fazer
Imagem: Getty Images/iStockphoto

De Nossa

01/07/2023 04h00

Por um lado, a mais refinada das sobremesas. Por outro, uma receita com pouquíssimos ingredientes. Este é o creme brulée, um clássico da culinária francesa que já conquistou o paladar brasileiro há anos.

Os cinéfilos vão lembrar do ápice do sucesso desse prato pelo mundo e fora da França. Em 2001, Amélie Poulain (e seu "fabuloso destino") encantou todo mundo com um de seus maiores prazeres: quebrar a casquinha de açúcar sobre o doce servido no ramequim.

"Se observarmos bem, o creme brulée é um clássico como o pudim de leite. Com a mesma simplicidade de ingredientes", diz Ana Stela Bittencourt, da Gâteaux à Croquer.

Especialista em doçaria francesa em São Paulo, ela acredita que há uma variação enorme de receitas e que cada um pode encontrar a sua preferida, sem claro, descaracterizar a ideia de simplicidade da sobremesa clássica, à base de creme de leite, baunilha, gema de ovo e açúcar.

Criação ou inspiração?

Ninguém sabe ao certo como nasceu o creme brulée - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Ninguém sabe ao certo como nasceu o creme brulée
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Talvez essa licença poética em relação a sua receita, venha do fato de que sua origem é incerta. "Não sabemos ao certo onde de fato nasceu. Muitos dizem que é uma releitura do doce espanhol do século 18, o crema catalão", conta o chef pâtissier Francisco Solignon do restaurante Èze.

Segundo o pesquisador Colin Spencer, autor do livro "British Food: An Extarordinary Thousand Years of History", relatos de uma sobremesa semelhante tinham sido descritos no século 15 nos mesmos processos do creme inglês, ou seja, após uma abundante produção de leite, ele era levado para a boca do fogão e ficava cozinhando lentamente até obter uma cremosidade aveludada e por fim era coberto com "açúcar que foi queimado com ferro quente".

Ainda segundo Spencer, o doce apareceu nos ares franceses em meados de 1691 no livro de receita do chef François Marsialot que cozinhava em Versalhes. Porém nessa versão, já se via a adição de gema de ovos. "O livro espanhol 'Libre de Sent Soví', no século 10 já falava da crema catalão. Ou seja, franceses, ingleses e espanhóis brigam por essa receita, tanto que esse dois últimos não reconhecem a receita de Marsialot", completa Ana.

Como reconhecer um bom creme brulée

O creme brulée perfeito é aquele que quando se tira do forno e, imediatamente, viramos de cabeça para baixo e ele não despenca.", afirma Francisco.

Para a especialista em doces da França Ana Stela, o creme brulée tem três erros bem comuns e que devem ser evitados.

"Ele não pode ficar líquido demais e nem com grumos, o que significa que ele foi mal cozido. E tem gente que erra na hora de maçaricar: o açúcar queimado demais traz amargor e simplesmente estraga sua experiência", completa.

Como fazer o creme brulée perfeito

Creme brulée da chef Danielle Dahoui, do Ruella Bistrô - Ricardo D'Angelo - Ricardo D'Angelo
Creme brulée da chef Danielle Dahoui, do Ruella Bistrô
Imagem: Ricardo D'Angelo

A chef Danielle Dahoui, do Ruella Bistrô, dá dicas para fazer a receita em casa

1. Temperatura dos ingredientes: Certifique-se de que todos os ingredientes estejam em temperatura ambiente antes de começar a preparar o creme brulée. Isso ajuda a obter uma mistura homogênea e evita a formação de grumos.
2. Cozimento em banho-maria: O creme brulée é cozido em banho-maria para garantir um cozimento suave e uniforme. Coloque as formas do creme brulée em uma assadeira e adicione água quente até a metade das laterais das formas.
3. Resfriamento adequado: Após o cozimento, deixe o creme brulée esfriar à temperatura ambiente por alguns minutos e, em seguida, leve à geladeira por pelo menos 2 horas antes de servir. Isso ajudará a firmar a textura e intensificar os sabores.
4. Caramelize o açúcar corretamente: Polvilhe uma fina camada de açúcar sobre a superfície do creme brulée antes de servir. Use um maçarico de cozinha para derreter o açúcar até formar uma crosta dourada. Mantenha o maçarico a uma distância segura e mova-o constantemente para evitar queimar o açúcar em um só lugar.
5. Escolha as formas corretas: Opte por formas rasas e largas para assar o creme brulée. Isso ajuda a obter uma distribuição uniforme do calor e uma consistência suave em todo o creme.
6. Sirva com cuidado: Depois de caramelizar o açúcar, deixe o creme brulée descansar por alguns minutos antes de servir para garantir que a crosta esteja firme. Sirva imediatamente e aproveite o contraste entre a crosta caramelizada e o creme macio.