Galinhada brasileira é eleita entre 100 melhores pratos com frango do mundo
A galinhada, tradicional prato em Goiás também muito apreciado em Minas Gerais, está entre os 100 pratos feitos com frango mais saborosos do mundo, apontou a enciclopédia gastronômica TasteAtlas nesta semana.
No ranking global, a receita brasileira ocupa a 80ª posição com uma nota 3,9 (de 5 pontos possíveis), à frente dos nuggets americanos, do "Poulet au Cidre" (rolinhos da carne de ave em molho à base de cidra de maçã famosos na região da Bretanha, na França) e do célebre "Coronation Chicken" ('Frango da Coroação'), versão desfiada em maionese, curry e outros temperos que foi especialmente criada e servida para a ascensão de Elizabeth 2ª ao trono britânico.
O Atlas descreve a galinhada como um "ensopado com arroz e frango" que também pode levar ervilhas, cebolas, tomates, pimentões, cebolinha e alho e que seria popular em ocasiões festivas.
"Apesar de poder ser encontrado em diversos restaurantes, o prato também é largamente preparado em casa e quase toda família tem uma receita secreta que é passada de geração em geração. É recomendado servi-lo com molho picante e decorá-lo com cebolinha picada bem fininha", ensina a publicação.
Foram indicados pelas suas boas galinhadas "O Bar da Dona Onça" e o "Dalva e Dito", em São Paulo, o "Restaurante Aprazível", no Rio de Janeiro, além do "Morro dos Ventos", na Chapada dos Guimarães.
O vencedor é iraniano
No topo da lista, com 4,8 pontos (de 5 possíveis) ficou o Jujeh Kebab, um espetinho de frango iraniano rico em sabores e cores graças ao açafrão que o tempera. Marinada antes do cozimento, a carne é preparada ainda com cebola, tomate, limão, iogurte, azeite de oliva, além de uma pitada de sal.
Ele é frequentemente servido acompanhado de pão-folha, tomates grelhados, cebola ou também arroz com açafrão. Conheça:
O time da enciclopédia esclarece que sua metodologia leva em consideração avaliação do público gastronômico internacional, através de votos em seu site que são filtrados, eliminando, segundo o Atlas, palpites potencialmente ligados a bots ou "nacionalistas".
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.