Topo

Mansão que foi cenário de 'Harry Potter' está abandonada: 'É uma vergonha'

Cantax House em 2002 - Stephen Richards/Creative Commons
Cantax House em 2002
Imagem: Stephen Richards/Creative Commons

De Nossa

01/07/2023 14h22

A Cantax House, endereço histórico que serviu de pano de fundo para "Harry Potter e o Enigma do Príncipe" (2009), está abandonada, segundo uma denúncia feita pelo jornal britânico The Telegraph.

Construída em 1700, ela possui fachada tradicional da arquitetura da era da rainha Anne em tijolos avermelhados e é classificada como uma propriedade de grau 2 ("construção de especial interesse") pela Historic England, a entidade de proteção ao patrimônio histórico da Inglaterra. Além disso, é bastante famosa por ter servido como esconderijo do professor Horace Slughorn no sexto capítulo da saga cinematográfica do bruxinho.

No entanto, nem mesmo tamanha importância e notoriedade impediram que ela se deteriorasse por falta de cuidados. Segundo o Telegraph, a responsabilidade pela manutenção do imóvel no vilarejo de Lacock, no condado de Wiltshire, é do National Trust (Fundo Nacional para Locais de Interesse Histórico ou Beleza Natural).

Segundo a publicação, a entidade que detém e gerencia a maior parte de Lacock — uma antiga paróquia civil, tanto que a casa serviu como residência do vigário da abadia até 1866 — teria negligenciado a conservação dos prédios históricos para financiar programas educacionais sobre o passado escravista inglês ou sobre figuras LGBTs ligadas à História da região.

A Cantax House em 2018 - David Lovell/National Heritage List for England - David Lovell/National Heritage List for England
A Cantax House em 2018
Imagem: David Lovell/National Heritage List for England

A última inquilina da propriedade, a escultora Deborah van der Beek, fez da Cantax House sua residência e estúdio por três décadas até deixar o imóvel em maio de 2022. Ali, ela redesenhou e cultivou jardins artísticos, que agora estariam destruídos. Ao jornal, ela contou que o National Trust já não realizava os trabalhos de manutenção desde a época em que ela ainda ocupava a propriedade.

Escadarias antigas estariam apodrecendo graças a vazamentos hidráulicos e ambientes do século 18, além de construções externas como o estábulo e uma porta de um armário do século 19, estariam danificados.

Repetidamente alertamos o National Trust que os anexos, que eram responsabilidades deles, precisavam de reparo quando vivíamos lá. Desde que saímos há um ano, a situação piorou."

A Cantax House em 2021 - chris_debian/Creative Commons - chris_debian/Creative Commons
A Cantax House em 2021
Imagem: chris_debian/Creative Commons

Durante seu período na Cantax House, Deborah criou esculturas nos jardins e realizou um projeto de jardinagem extenso, que incluía verdadeiras esculturas registradas pela revista The Garden, da Royal Horticultural Society. "[Agora] o jardim está completamente abandonado", reclama. Ela ainda alegou ao The Telegraph que encontrou um novo inquilino disposto a ocupá-la quando deixou o imóvel, mas que a burocracia do fundo impediu a mudança.

Todo o vilarejo de Lacock é um favorito da indústria cinematográfica e já apareceu em "Pride & Prejudice" e "Downton Abbey". Sua abadia serviu como o interior de Hogwarts nos filmes da saga "Harry Potter" e em "Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald", enquanto um chalé da região foi o exterior da casa da família de Harry.

A Cantax House em 2018 - David Lovell/National Heritage List for England - David Lovell/National Heritage List for England
A Cantax House em 2018
Imagem: David Lovell/National Heritage List for England

"É uma casa muito especial em um vilarejo muito especial pelo qual as pessoas têm muita afeição por causa dos filmes de Harry Potter e outros. É uma vergonha que tenha chegado a isso", concluiu ainda Deborah. E ela não está sozinha na insatisfação.

George Hardy, ex-proprietário do pub The Sign of the Angel frequentado pela princesa Diana, acusou o fundo de ter esquecido de seu propósito original. "Eles permitiram que a Cantax House se deteriorasse e tem cerca de outras 12 propriedades vazias na vila todas pertencentes ao National Trust que precisam de manutenção"

É muito triste porque as pessoas vêm do mundo todo para ver este vilarejo, mas eles estão deixando muito dele cair em ruínas"

A Cantax House em 2019 - Rachelle Haun/Creative Commons - Rachelle Haun/Creative Commons
A Cantax House em 2019
Imagem: Rachelle Haun/Creative Commons

Um porta-voz do National Trust defendeu a entidade da Coroa britânica das acusações feitas ao Telegraph. "A Cantax House ainda não foi colocada no mercado aberto. Pesquisas foram realizadas e os prédios foram listados para [receber] atenção. No entanto, como a organização beneficente tem fundos limitados, nossas equipes de locação estão priorizando propriedades ocupadas para garantir o conforto dos residentes."

"Estamos lidando com os jardins da Cantax House, criados por residentes anteriores, e contratados estão programados para visitá-los em breve e conduzir o trabalho de manutenção", rebateu ainda o representante.