Topo

Feira de rua mais perigosa do mundo fica nos trilhos de trem em atividade

De Nossa

01/07/2023 04h00

Em tailandês, ele é conhecido como "Siang-Tai", ou seja, "risco de vida". E não é à toa: para ir às compras no Mercado no Trilho do Trem de Mae Klong (ou Mae Klong Railway Market, em inglês), é preciso estar atento a qualquer movimentação ou barulho das composições.

Isto porque a distância entre a ferrovia e as barracas de frutas, legumes, verduras, frutos do mar e outros produtos secos é praticamente inexistente.

Em alguns trechos desta atração da província de Samut Songkhram, a cerca de uma hora de Bangcoc, é possível ver os produtos em bacias justamente pelo caminho dos vagões.

Com cerca de 100 metros de extensão apenas, ele está localizado nos arredores da estação de Mae Klong na linha que liga a cidade a Ban Laem. Apesar de possuir uma pequena estrutura, que conta com toldos protegendo os alimentos, o caos impera ao primeiro sinal de que o trem se aproxima — feirantes correm para fechar seus guarda-sóis e lonas, além de retirar a mercadoria, antes que sejam destruídos.

A prática de fechar e reabrir o guarda-chuva, ou guarda-sol, aliás, é um dos símbolos locais do mercado, segundo a Autoridade de Turismo da Tailândia. Tanto que turistas e frequentadores costumam se reunir ao redor dos trilhos para assistir ao "espetáculo" de agilidade dos comerciantes quando a composição se aproxima, com direito a palmas ao final da performance.

Segundo o site especializado Culture Trip, nem sempre foi assim. O mercado teria surgido em 1905, a partir da necessidade dos pescadores — um dos principais meios de vida na região — de venderem seus produtos. Naquela época, não havia ferrovia por ali; apenas alguns anos depois as autoridades tailandesas decidiram construir os trilhos para distribuir melhor os pescados pelas províncias.

O mercado, no entanto, não mudou de lugar e assim nasceu o "fenômeno" turístico.

Maeklong Railway Market, o mercado nos trilhos do trem em Samut Songkhram, na Tailândia - nimu1956/Getty Images - nimu1956/Getty Images
Imagem: nimu1956/Getty Images

Como é a experiência?

Visitantes costumam ouvir o trem antes de vê-lo, já que ele viaja a uma velocidade média de 30 km/h. Ao notarem sua aproximação, os próprios feirantes costumam buzinar durante sua rápida "mudança" para sinalizar aos fregueses que eles se afastem dos trilhos.

Maeklong Railway Market, o mercado nos trilhos do trem em Samut Songkhram, na Tailândia - gracethang/Getty Images - gracethang/Getty Images
Imagem: gracethang/Getty Images

O susto tem hora para acontecer: são oito vezes por dia, entre 6h da manhã e 18h, quando o mercado fecha. Quem visita o local para fazer compras e quer ver o momento da retirada e retorno dos comerciantes deve se atentar aos horários em que os trens chegam de Mahachai na estação de Mae Klong: 8h30, 11h10, 14h30 ou 17h40. Há também as saídas no sentido oposto às 6h20, 9h, 11h30 e 15h30.

Maeklong Railway Market, o mercado nos trilhos do trem em Samut Songkhram, na Tailândia - nimu1956/Getty Images - nimu1956/Getty Images
Imagem: nimu1956/Getty Images

Ainda de acordo com o Culture Trip, não é incomum que moradores ou comerciantes puxem turistas para que eles se distanciem da passagem quando os percebem distraídos com o celular na mão tentando fotografar a composição. E, apesar de boa parte da graça para estes visitantes ser justamente este encontro, o local possui, de fato, uma das melhores seleções de produtos frescos de toda a Tailândia.

Maeklong Railway Market, o mercado nos trilhos do trem em Samut Songkhram, na Tailândia - fokkebok/Getty Images - fokkebok/Getty Images
Imagem: fokkebok/Getty Images

Também há por ali barracas de roupas e acessórios. No entanto, quem procura um típico "souvenir" tailandês pode se decepcionar, já que não há lembrancinhas disponíveis no local.

Como chegar?

O mercado fica a cerca de 80 km do centro da cidade de Bangcoc e há algumas formas de chegar até ele. As próprias autoridades turísticas tailandesas recomendam que, caso esteja de carro, pegue a rota Thonburi-Pak Tho até o quilômetro 63, quando deve se manter à esquerda para entrar na pista elevada paralela da estrada, que leva até o centro de Samut Songkhram.

Maeklong Railway Market, o mercado nos trilhos do trem em Samut Songkhram, na Tailândia - nimu1956/Getty Images - nimu1956/Getty Images
Imagem: nimu1956/Getty Images

Após passar pelo primeiro semáforo, você verá o Mae Klong. Mas deve virar à direita apenas no segundo semáforo, cruzando os trilhos para, finalmente, ter acesso ao mercado. Também é possível viajar de trem, é claro. Quem vem da estação Wonwian Yai, desce na estação Mahachai e deve pegar uma balsa até o lado Tha Chalom para novamente embarcar nos trilhos da estação Ban Laem até Mae Klong, a parada final.

Maeklong Railway Market, o mercado nos trilhos do trem em Samut Songkhram, na Tailândia - nimu1956/Getty Images - nimu1956/Getty Images
Imagem: nimu1956/Getty Images

O Culture Trip ainda recomenda, para quem vem de Bangcoc, pegar o BTS Skytrain até a estação Victory Monument e lá subir em um miniônibus. Há ainda operadores turísticos que oferecem passeios guiados particulares até o mercado, que geralmente incluem também uma parada no Mercado Flutuante Damnoen Saduak, a 25 minutos dali.