Meu apê: do chão de taco ao tijolinho aparente, um 'santa-cecilier' de raiz
Pedro Rizzon é um apaixonado por histórias, por antiguidades e ?por reforma. Assim, este apartamento em Santa Cecília, São Paulo, seria o lugar perfeito para reunir tudo isso.
Uma mistura de estilos, cores, rusticidade, soluções e ideias. Muita coisa junta? Sim. Por isso, a arquiteta Vinicia Brandão entrou em cena para orquestrar tudo e dar uma narrativa harmônica ao mix.
Ao entrar, o impacto é grande: o acervo traz estante de ferro, sofá, geladeira vermelha daquelas que toda casa de avó já teve e filtro de barro no quarto.
A cada ângulo uma surpresa nova. Há influências boho, industriais, afetivas e vintage, que se unem harmoniosamente, refletindo o jeito eclético do morador.
Um grande desafio para a arquiteta, que começou abrindo espaços: integrou o terceiro quarto à sala, assim como a cozinha, o que trouxe aos olhos uma área social ampla e convidativa.
O quarto principal passou por um redesenho inteligente, com a lavanderia redistribuída para criar um espaço maior e um pequeno closet.
A essência rústica do apartamento é ressaltada por uma cuidadosa seleção de materiais. Tijolos aparecem nas paredes da sala, quarto e banheiro, enquanto o concreto fica aparente nas lajes, pilares e vigas, incluindo a bancada executada na cozinha. O ladrilho hidráulico está à vista ali, na bancada e no banheiro da suíte, adicionando um toque retrô e colorido.
Entre as boas ideias, a ilha tem uma adega embutida, composta por colmeias cerâmicas que mantêm os vinhos na temperatura ideal. As prateleiras deixam tudo à mão e os armários completam o espaço funcional.
O piso em ladrilho verde, disposto diagonalmente, adiciona um charme retrô irresistível" Vinicia Brandão, arquiteta
Grande, a sala de estar é o coração do apartamento, onde o piso de taco antigo, restaurado com desenhos em marchetaria de madeira clara, recebe destaque merecido. As paredes foram descascadas para revelar o concreto das vigas e a textura do tijolinho, que foi pintado, preservando sua rusticidade. "Ele sabia muito bem o que queria e trouxe muitas referências", conta a arquiteta, que traduziu bem as várias ideias.
Os banheiros do apartamento também levam destaque, com peças antigas garimpadas por Pedro — vaso sanitário, lavatório, arandela e espelho, todos em louça azul. Uma estética única, que remonta a outros tempos — uma nostalgia irresistível paira no ar.
Um verdadeiro refúgio de histórias, cores e texturas, que comprova que sim, é possível criar um ambiente único e acolhedor dando vida nova às coisas boas do passado.
Destaques do apê de Pedro, para se inspirar
- Misture estilos com cuidado. Ao misturar elementos boho, românticos, vintage e rústicos, é possível contar uma história de forma equilibrada, mas é preciso uma boa curadoria. Para isso, a ajuda profissional é muito bem-vinda.
- Histórias se contam com objetos e móveis. Colecionar itens especiais que tenham significados únicos traz personalidade aos espaços. Peças garimpadas em antiquários, lembranças de viagens e heranças familiares são ótimas opções para trazer essa narrativa.
- Redesenhe o espaço para adequar ao seu estilo de vida. Considere integrar cômodos, redistribuir áreas e otimizar a disposição dos móveis para criar uma área mais funcional e convidativa. Para isso, envolva profissionais da área, como arquitetos ou designers de interiores, para ajudá-lo nesse processo.
- Evidencie materiais e texturas. Concreto, tijolos e ladrilho hidráulico foram ressaltados no apê de Pedro a fim de criar uma atmosfera rústica e autêntica. Identifique os materiais presentes na sua casa e encontre formas de destacá-los, expondo estruturas ou resgatando revestimentos da época dele.
- Explore cores e tons: elas criam estilo e atmosfera. Vale pintar uma parede de destaque, ou apostar em objetos coloridos e até mesmo investir em móveis e revestimentos com tonalidades únicas. O segredo é encontrar uma paleta e ser fiel a ela.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.