Topo

Polêmico vestido de cisne de Björk vai virar peça de museu no Reino Unido

Björk com seu vestido de cisne no Oscar de 2001 - Getty Images
Björk com seu vestido de cisne no Oscar de 2001 Imagem: Getty Images

De Nossa

02/07/2023 16h16

O icônico (e polêmico) vestido que mimetizava um cisne usado por Björk na premiação do Oscar 2001 poderá ser visto de perto por turistas e moradores de Londres a partir de 16 de setembro.

A peça que rendeu à cantora islandesa diversas aparições nas listas dos piores vestidos da premiação daquele ano é parte do acervo que será exposto pelo Design Museum na mostra "Rebel: 30 Years of London Fashion" (Rebelde: 30 Anos de Moda Londrina), patrocinada pela grife Alexander McQueen.

Criado por Marjan Pejoski, o vestido era uma sensação e vinha acompanhado de seis "ovos" dourados da ave, que a estrela distribuiu pelo tapete vermelho em frente a fotógrafos. O conceito ousado esteve em exposição apenas duas vezes anteriormente, ambas em Nova York.

Com abertura sincronizada à Semana de Moda de Londres, a mostra é uma colaboração entre o British Fashion Council (Conselho de Moda Britânica ou BFC, na sigla em inglês) e o museu, com o objetivo de celebrar o aniversário de 30 anos do programa NEWGEN da organização, que oferece bolsas e apoio a novos talentos da moda com o objetivo de criar novas marcas globais de alto padrão.

Sam Smith no Brit Awards - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Sam Smith no Brit Awards
Imagem: Reprodução/Instagram

Sua curadoria é assinada pela crítica de moda da revista Vogue, Sarah Mower, e pela curadora-sênior do museu, Rebecca Lewin. Cerca de 100 looks e dezenas de talentos britânicos são parte da narrativa da exposição, que ainda contará com outras produções que marcaram a cultura pop, como uma réplica do volumoso macacão de látex usado por Sam Smith no Brit Awards 2023, da grife HARRI.

Björk com o ovo que era parte de seu look no Oscar 2001 - Getty Images - Getty Images
Björk com o ovo que era parte de seu look no Oscar 2001
Imagem: Getty Images

Estará em exibição também o visual criado por Steven Stokey-Daley para o cantor Harry Styles usar em seu clipe "Golden", assim como produções das marcas JW Anderson, Erdem, Christopher Kane, Simone Rocha, entre outras.

O look de Steven Stokey-Daley para Harry Styles em seu clipe "Golden" - Reprodução/Instagram Harry Lambert - Reprodução/Instagram Harry Lambert
O look de Steven Stokey-Daley para Harry Styles em seu clipe "Golden"
Imagem: Reprodução/Instagram Harry Lambert

Para visitar a mostra, é recomendável reservar ingressos com antecedência. As entradas são intransferíveis e não-reembolsáveis. Mais informações estão disponíveis no site do Design Museum.

Serviço:

"Rebel: 30 Years of London Fashion"

Onde? Design Museum
Quando? De 16 de setembro de 2023 a 11 de fevereiro de 2024
Quanto? £16,33 (R$ 100) inteira; jovens entre 11 e 15 anos £8,16 (R$ 50); menores de 11 anos não pagam
A que horas? De domingo a sexta das 10h às 18h, aos sábados das 10h às 21h